Thursday, February 25, 2010

Qual é melhor que temos dado?


Uma amiga partilhou no Facebook este vídeo e eu gostei tanto que decidi colocá-lo aqui. Enquanto ouvia o Rob Bell falar e antes mesmo de ele introduzir Deus na questão, veio-me um versículo à cabeça, que nos lembra que o nosso Pai sabe o que nós precisamos...
"vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes." (Mateus 6:8)
E sabe mesmo, não duvides. Entao se Ele sabe, porque é que andamos preocupados? (Mateus 6:31) Se Deus sabe o que precisamos e quando precisamos, não há motivo para preocupações, não há motivo para ficarmos ansiosos. Então porque é que ficamos sempre a pensar naquilo que não temos mas queriamos e nas promessas que ainda não se cumpriram, em vez de usufruirmos daquilo que já nos foi dado, em vez de fazermos crescer aquilo que já nos foi confiado?



O que me leva a um outro ponto , a Mateus 6:33. 
"buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça"
Perdoem-me se soa a cliché, mas eu não acredito que existam clichés com Deus, apenas pessoas que precisam de ouvir a mesma coisa várias vezes. Ok, e tu já ouviste  ou leste isto umas 500 ou 600 vezes né?  Mas será que percebeste a ideia? 

Hoje andei a dar uma vista de olhos por alguns blogs e li alguns textos muito interessantes, não pela maravilhosa escrita, mas pela maravilhosa unção que eu senti enquanto os lia. Sabem, é bom ver que há pessoas por aí que compreendem o verdadeiro significado deste versículo e que o vivem, que buscam a Deus em primeiro lugar e que vêem Deus as honrar, vêem Deus a mover-se nas suas vidas de uma forma sobrenatural. 

Não ia falar sobre nada disto, ia apenas comentar o vídeo... E o vídeo nem fala disto, ele fala essencialmente sobre o porquê de Deus muitas vezes nos dizer que não e diz-nos porque é que nem sempre podemos ter o que queremos. E o Rob explica que Deus responde não porque sabe o que é melhor para nós e quer dar-nos esse melhor. 

Percebeste bem o que escrevi? Deus quer-nos dar o melhor. Sim, Deus quer-nos dar o melhor. 

E nós, o que é que lhe temos dado? Será que lhe temos dado o nosso melhor?

Honestamente sinto que não. E não posso falar por ti, que estás a ler este texto, mas posso falar por mim. "Ahhh não tens orado? Não tens ido aos cultos? Não tens lido a Bíblia?" Sim, tenho feito tudo isso, mas isso é o mínimo que posso fazer! Mínimo? Sim, isso é o mínimo que podes fazer e se nem esse mínimo tens feito,  perdoa-me a franqueza, mas então é tempo de pensares na tua vidinha.

Há muito mais para fazer. Há muito mais para viver. Não sentem isso? Ultimamente tenho andado a ler os evangelhos e tenho visto como não sou merecedora de nada daquilo que tenho, como nada do que faço é suficiente, é tão pouco o que fazemos, sinceramente acho que vivemos um cristianimos medíocre. Deus tem muito mais do que isto para nos dar. E ele quer-nos dar melhor! (e esta ã, afinal o vídeo até vem a calhar) Mas nós andamos a dormir, parece que não queremos. 

"Deus, hoje quero só metade do bolo, sabes é que já comi muito ontem". Por favor! Somos ridículos (desculpem, não quero insultar ininguém, mas é o que sinto e estou-me a incluir a mim também)! Choramos, berramos, dizemos que "eu quero é Deus e "vou viver uma virada na minha vida" e depois até mudamos muita coisa e tal e até oramos, lemos a bíblia quando conseguimos ter tempo, mas não chega!!! Não é isso que Deus quer de nós! Não é SÓ isso! Há muito mais...

Não me perguntem como é que podem ser melhores, porque se eu estou a escrever isto hoje é exactamente porque ainda não descobri a pólvora! Eu também não sei... mas sei que Deus quer mais de nós. Sei que Ele está a perguntar constantemente "É esse o teu melhor? É só isso que consegues dar?" Dizemos que damos o nosso melhor, eu pergunto-vos: que melhor é esse? Qual é o melhor que tens dado? Será esse mesmo o melhor que consegues dar?

Nós não somos nada! NADA! Achamos que fazemos, que buscamos, que queremos, que merecemos... Não somos nada, não merecemos nada. Temos a mania que Deus precisa de nós, mas deixa-me dar-te uma novidade, Deus sem nós continua a ser Deus e nós sem Ele? Não somos absolutamente NADA!

Estás a buscar o Reino de Deus em primeiro? Sabes o que é buscar primeiro o Reino de Deus? 
  • É oferecer a outra face quanto te batem (Mt5:39)
  • É amar os inimigos, sim aqueles que nos fazem mal (Mt5:44)
  • É abençoar aqueles que nos amaldiçoam (Mt5:44)
  • É fazer bem aqueles que não gostam de nós (Mt5:44)
  • É orar pelos que nos tratam mal e perseguem (Mt5:44)
  • É ser manso, brando (Mt5:5)
  • É ser misericordioso (Mt5:7 e 9:13)
  • É ser limpo de coração (Mt5:8)
  • É ser pacificador (Mt5:9)
  • É não julgar, leia-se apontar o dedo (Mt7:1)
  • É fazer aos outros o que gostavamoss que nos fizessem a nós (Mt7:12) 
  • É dar bons frutos (Mt7:17), a saber amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e temperança (Gl 5:22)
  • É não só ouvir as palavras do Mestre, mas também praticá-las (Mt7:24) 
  • É ter fé (Mt9:29) 
  • É ter compaixão (Mt9:29)
  • É dar de graça, porque de graça nos foi dado (Mt10:8)
  • É deixarmo-nos guiar pelo Espírito (Mt10:20)
  • É preserverar, ser firme e constante (Mt10:22)
  • É não temer (Mt10:26,31)
  • É tomar a nossa cruz (Mt10:38)
  • É fazer a vontade de Deus (Mt12:50)
  • É semear a boa semente (Mt13:37)
  • É não falar mal dos outros (Tg4:11)
E podia continuar a lista, mas acho que já chega, já deu para percebermos a ideia... Tens vivido tudo isto? (e há muito mais, isto é só um cheirinho...) Tens sentido a presença de Deus na tua vida? Deus tem-te falado? Talvez queiras perguntar-te novamente "será que tenho buscado o Reino de Deus em primeiro lugar? Será que tenho dado O melhor?"

Fica com o pergunta no teu coração e com a promessa que há para aqueles que buscam o Reino em primeiro lugar. 
"e todas as coisas vos serão acrescentadas" (Mt6:33)


Shalom!

No comments:

Post a Comment

Obrigada pelo teu comentário. Deus te abençoe.