Sunday, February 7, 2010

Tu consegues fazer tudo!

"Tu consegues fazer tudo"

Esta frase foi-me dita hoje por duas pessoas diferentes. A primeira vez sorri, não liguei muito, mas a segunda vez não pude ignorar... Fiquei a pensar naquilo e em como Deus me estava a falar através daquelas palavras.

É maravilhoso ouvirmos palavras como "tu podes", "tu consegues", "tu és capaz".  São palavras de encorajamento, palavras que nos deixam francamente mais fortes, mais confiantes. Quando me dissseram isto a segunda vez eu pensei "isto é profético, estão a declarar sobre a minha vida algo extremamente positivo, como é bom ouvir isto!".
As pessoas que mo disseram talvez não tenham tido noção de como aquelas palavras foram importantes para mim, não só pelo significado que elas encerram, mas essencialmente por terem sido pronunciadas. O que quero dizer é que é importante que possamos declarar estas coisas na vida de outras pessoas, que possamos semear algo de maravilhoso na vida de alguém e foi isso que me tocou profundamente, para ser sincera. Tocou-me a forma honesta, despretensiosa, verdadeira, com que essas palavras foram proferidas, de ambas as vezes. 

Li recentemente um livro - O Poder da Lingua -, que fala exactamente disto, de como devemos saber usar a nossa boca para abençoar a nossa vida e a de outros.

"A morte e a vida estão no poder da língua"
(Prov. 18:21) 

O que nós dizemos tem o poder de salvar ou de destruir uma vida, portanto devemos usar bem as nossas palavras. Eu diria que estas foram extremamente bem usadas. Elas deram-me vida. Trouxeram-me encorajamento não só para travar as diversas batalhas com que me deparo, mas também para usar a minha boca da mesma forma frutífera e abençoadora com os outros, tal como fizeram comigo. 

Voltando à frase que me disseram, não confundemos "tu consegues" com "tu sabes". É obvio que eu não sei fazer tudo e não foi isso que me disseram, mas sim que eu CONSIGO. Conseguir fala de obter, fala de alcançar algo. E isto implica uma acção, não tem a ver com aquilo que já se sabe simplesmente, mas sim com a possibilidade de virmos a ter a capacidade para.

Enquanto tudo isto me vinha à mente e ao coração, lembrei-me daquilo que Paulo diz na carta que escreveu aos Filipenses:

 "Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece."
(Filipenses 4:13)


No versículo anterior a este (Fp 4:12), Paulo explica que aprendeu o segredo de se sentir feliz em todo o lugar e em qualquer situação, quer tenha muito ou pouco. No v.13 ele explica-nos que segredo é esse - "É Deus quem me fortalece", diz Paulo. Sabendo nós que Deus pode todas as coisas, sabemos que se Ele nos fortalecer, nós também poderemos.

Este versículo de Filipenses está tão banalizado que talvez não lhe demos a sua devida importância, mas ele é extremamente profundo. Podemos TODAS as coisas - atenção, não são algumas coisas, são TODAS - naquele que nos fortalece - que é quem? Deus, ora pois! Se permitirmos que Deus nos fortaleça, que Ele nos capacite, Ele promete dar-nos força para fazermos tudo. Não é incrível?

Sei que era esta a mensagem que Deus me queria transmitir com aquela frase "Tu consegues fazer tudo." Ele quis-me encorajar, lembrando-me que POSSO TODAS AS COISAS NAQUELE QUE ME FORTALECE!

E são estas mesmas palavras de encorajamento que eu quero deixar a ti que passaste por aqui hoje, por um motivo que eu não conheço, e que estás a ler este texto. Fica com uma certeza: sejam quais forem as tuas circunstâncias, sejam quais forem as tuas lutas, sejam quais forem as tuas dificuldades, TU CONSEGUES FAZER TUDO! Se alguma vez duvidaste, fica hoje com a certeza de que tu podes todas as coisas Naquele que te fortalece!

Tu consegues
Usted puede hacerlo
Vous pouvez le faire
You can do it
Možete to učiniti
Si può fare
Вы можете сделать это
Du kan gøre det

Quer precises de um namorado/a, quer precises de deixar de beber. Quer necessites de força para parar de dizer asneiras ou quer precises de calma para parar de discutir com os teus pais. Quer precises de deixar de fumar, de ver filmes pouco aconselháveis ou quer estejas a precisar de subir as notas. Quer estejas a precisar de um aumento ou quer precises de sabedoria para liderar um ministério. Quer necessites de ajuda para pagar as contas da casa, quer precises de dinheiro para conseguires ir aquele retiro de jovens que tanto querias... Diz a ti próprio/a hoje:

EU POSSO

PORQUE O MEU PAI

ME FORTALECE

Com  a força que Deus te dá, podes enfrentar qualquer situação!

Deus usa-nos sim, de várias formas, em várias áreas, e ainda que as tarefas que Ele nos designou nos pareçam por vezes coisas pequenas e pouco importantes, para Deus e para o Seu Reino elas têm um grande peso. Não importa quão pequena tepareça a tarefa que Ele te confiou não importa quão dificil parece ultrapassar esse obstáculo, essa dificuldade, se é para fazer, podemos contar com a Sua  capacitação para fazer, e fazer bem. Lembra-te, isto não vem de nós, não vem de ti, não vem de mim, "é dom de Deus" (Ef 2:8)

Shalom!



No comments:

Post a Comment

Obrigada pelo teu comentário. Deus te abençoe.