Monday, March 1, 2010

O CORAÇÃO E A BOCA


Eu sou o SENHOR que sonda o coração e examina a mente, para recompensar a cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com as suas obrasJeremias 17:10

Hoje queria falar-vos do coração humano e de como ele influencia, positiva ou negativamente, a nossa boca. Baralhados? 

Ontem aconteceu algo que me fez pensar, e hoje andei o dia a estudar vários versículos para aprender mais sobre o assunto e peço ao Espírito Santo que me guie a escrever esta mensagem.

Quantos de vocês gostam de brincar? Eu gosto, muito até. Fui ao dicionário descobrir o significado desta palavra e eis o que descobri:


Brincar
1. Divertir-se.
2. Entreter-se com alguma coisa infantil.
3. Galhofar (Folgar, rir);
4. Gracejar (= dizer por graça; troçar);
5. Agitar maquinalmente.
6. Proceder levianamente (leviano = precipitado, imprudente)

Em que parte do brincar vocês se incluem? Eu diria que a maioria de nós responde o ponto 3, “galhofar”, certo? Mas reparem que no significado de brincar também existe um ponto 4 e 6, que dizem “gracejar” e “proceder levianamente”. 

Brincar de acordo com o definido no ponto 3 é saudável. É bom rirmos juntos, brincarmos com os amigos e mesmo com aqueles que não conhecemos tão bem, porque a brincadeira deixa o que brinca e o alvo da brincadeira geralmente mais leves e mais disponíveis. Mesmo aqueles mais sisudos, quando nos metemos com eles e brincamos com respeito, eles são capazes de deixar cair a “máscara de ferro” e dar um sorriso. É ou não é? A brincadeira une as pessoas, torna-as mais próximas, cria mesmo uma maior intimidade entre elas. É óptimo brincar, é maravilhoso quando rimos juntos, principalmente com aqueles que amamos, não concordam?

Mas, há sempre um mas. Lembram-se dos pontos 4 e 6? Pois é, brincar também pode significar “gracejar” e “proceder levianamente”. Ser leviano já sabemos o que significa, mas e gracejar está metido aqui ao barulho porquê se significa “dizer por graça”? Pois, mas também pode querer dizer “troçar”, que para quem não sabe significa “fazer zombaria de; escarnecer; zombar; ridicularizar”. É sobre esse significado que estarei a falar a partir de agora quando usar a palavra gracejo.

A Bíblia adverte para o tipo de brincadeira a que se refere o “gracejar” e o “proceder levianamente”:
Como o louco que solta faíscas, flechas, e mortandades. Assim é o homem que engana o seu próximo, e diz: Fiz isso por brincadeira. Provérbios 26.18,19
Talvez não conhecessem este versículo, mas ele está na Bíblia, não inventei nada. Então quando é que a brincadeira saudável, inocente, que até gera bom fruto, passa a ser um procedimento leviano ou troça? Eu acredito que isso acontece quando a brincadeira ultrapassa os limites do razoável, quando deixa de edificar e trazer algo de bom para começar a ferir de alguma forma a outra parte envolvida na brincadeira.

Mas vamos com calma que este assunto não é fácil e eu não quero melindrar ninguém. Lembrem-se que tudo o que escrevo neste blog também tem a ver a comigo, pelo que quando escrevo sobre algo é porque isso também de alguma forma me toca.

Hoje em dia a expressão “tava a brincar” é tão comum e está tão banalizada que muitas vezes dizemo-la, mas não a sentimos, simplesmente usamo-la como desculpa para não ficarmos mal no filme, estou errada?

Quando somos irónicos, sarcásticos ou mandamos as chamadas “bocas” e dizemos que estamos a brincar, não estamos no uso do brincar do ponto 3. Estamos no campo do brincar como procedimento leviano ou como troça.

Sabem o que significa ironia ou sarcasmo? Exactamente a mesma coisa – escárnio! Assustaste-te agora? Se calhar pensaste no mesmo que eu quando me dei conta disto, e lembraste-te como a Bíblia fala dos escarnecedores… Até dói!
O que escarnece do pobre insulta ao seu Criador. Prov 17:5

O escarnecedor busca sabedoria e não acha nenhuma. Prov 14:6

Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Sl 1:1
Acho que chega, não? O meu objectivo não é ferir ninguém, apenas deixar-nos a pensar.

Quantas vezes mandamos “bocas” a “brincar”, dizemos nós, e a pessoa que ouve ri-se, mas fica partida por dentro? Muitas vezes nem nos apercebemos, mas matamos tanta gente com as nossas palavras. “Mas eu estava só a brincar”. Pois estávamos, mas a brincar magoamos, ferimos, deixamos pessoas tristes e muitas vezes nem temos a sensibilidade para percebermos isso. Somos mesmo humanos…

O uso mais comum da ironia ou desta brincadeira como “procedimento leviano” ou “troça” é aquele que fazemos no meio de um grupo. Geralmente com o objectivo de sermos aceites, queridos, de nos acharem engraçados, brincamos muito e no meio da brincadeira um diz uma coisa e outro fica aquilo que chamamos "picado", depois o que se picou responde à letra, geralmente nesse momento a coisa já não edifica muito, mas todos se riem muito. Eu pergunto, será que por dentro o coração também se está a rir?

Hoje li uma frase muito engraçada… Dizia: "Quanto mais vazia a carroça, maior é o barulho que ela faz…" Não sei se estão a perceber o que quero dizer. Mas já voltamos a esta carroça mais daqui a pouco. 

Entretanto, qual é a nossa necessidade de ficarmos sempre por cima, colocando os outros para baixo? E não pensem que dizer “estava a brincar” serve de alguma coisa para Deus. Porque o nosso amigo até pode acreditar (ou fingir que acredita), mas Deus sabe mais que isso. Será que achamos que O podemos enganar a Ele? Que tolos somos!
Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o SENHOR pesa o espírito. (Prv 16:2)

Sabes o que isto significa? Pesar o espírito é sinónimo de “sondar os corações” (Pv 21:2), que é como quem diz “tu podes achar que o que fazes ou dizes está correcto, mas o Senhor julga as tuas intenções”. Ou seja, nós até podemos dizer “tava a brincar”, mas Deus sabe se estávamos de facto a brincar ou não.

E há diferença entre magoar alguém sem esse intuito ou magoá-lo porque de facto quisemos responder-lhe à letra? Na minha opinião há. Atenção, não estou a desculpar nem a dizer que não é grave, porque em qualquer um dos casos tu magoas alguém. Se brincamos com alguém de forma pura, sem o intuito de a ferir, mas essa pessoa por algum motivo se sentiu, é grave, porque magoaste essa pessoa, mas Deus sabe que não o fizeste com essa intenção e tu és humano, erras. Pede perdão e para a próxima tenta ser mais sensível por favor. 

Mas mais grave é fazê-lo sabendo que poderás estar a “esticar-te”. E nós sabemos muito bem quando é provável que estejamos a esticar a corda e até quando a vamos partir… Nós podemos até fingir e tentarmos convencer-nos que não, mas não te iludas, isso é só o diabo a querer por-te uma venda nos olhos. Tu sabes muito bem quando dizes algo que não devias ter dito, sabes porquê? O Espírito contende contigo. 
A morte e a vida estão no poder da língua. Pv.18.21
"A morte e a vida". Isto quer dizer que com as nossas palavras podemos matar alguém ou dar-lhe vida. O diabo não nos deixa ter esta noção, usa artimanhas para nos distrair desta verdade, porque ele sabe bem que se nós usarmos o poder que Deus nos dá da maneira certa, seremos perigosos. E como a nossa boca tem poder... Sobre este assunto, a Bíblia diz ainda :
Do fruto da boca de cada um se fartará o seu ventre; dos renovos dos seus lábios ficará satisfeito. (Pv.18.21)
Sabem o que isto significa? Que teremos de arcar com as consequências das nossas palavras... De acordo com o que proferirmos, assim também seremos recompensados... se a tua boca só profere maledicência, então será isso que receberás de volta. Isto só vem confirmar a lei da semeadura, que diz que tudo o que o homem semear, isso também ceifará. (Gl 6:7b). Não te iludas, nada do que dizes é lançado no vento, as tuas palavras ficam registadas no "Livro de Deus" e, no dia do juízo, quando Ele abrir o Seu livro e for verificar o que disseste, Ele te julgará:
Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo. Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado. (Mt 12:36,37)

Não sei quanto a ti, mas a mim não me apetece nada ser considerada culpada... Vamos ver o que Jesus disse relativamente a este assunto...
 a boca fala do que o coração está cheio. (Mt 12:34b)
Se o nosso coração está cheio de Deus e do Seu amor, então a nossa boca tem de reflectir isso mesmo. Se o que fazemos é mentir, falar mal dos outros, falar mal para os outros, troçar, ser precipitados no falar, enfim, então o nosso coração está cheio de alguma coisa, mas não é do Jesus que disse estas palavras.

Lembram-se da expressão que usei há pouco? Pois é isto mesmo que significa. Imaginem que a carroça é o nosso coração... Quanto mais vazio ele estiver, mais barulho vai fazer. E que barulho é esse? O barulho que é gerado pela confusão, pela contenda, pela ira, pela maledicência, pela crítica, pela troça e podia continuar com a lista, mas não vale a pena... acho que já entendemos a mensagem. Vamos ser sábios com as nossas palavras, vamos  abençoar em vez de maldizer, vamos enumerar qualidades em vez de apontar os defeitos, vamos  brincar de forma agradável, de forma a edificar o nosso próximo, fazê-lo rir e não chorar, vamos ouvir mais antes de falar  (Tg1:19), vamos dar vida em vez de matar!

Lembrem-se, que "quanto mais vazia a carroça, maior é o barulho que ela faz…"

Shalom!


Para seguir o pro(fé)ta no Facebook é aqui


4 comments:

  1. Benção seu post!
    Ótima semana, bjão

    ReplyDelete
  2. UHUUUUUL ..
    Taaí a menina Diana, dando mais uma vez uma palavra, de verdade, e de disciplina!
    Mana, você sabe que eu te admiro neeh!
    Parabens, é bom demais ter uma amiga, que tambem é amiga (FILHA) de Deus como você!
    És uma benção..
    nada vai conseguir parar você!

    Te amo muito.

    Mayara Guaraná

    ReplyDelete
  3. Oiiiii, tdo bem?

    Já me tornei seguidora de seu blog como VIVI TWEEN. Por favor entre neste blog e torne-se seguidor tbém:
    www.oimportanteecomovoceseve.blogspot.com e
    www.agrandezadedeus.blogspot.com
    gde beijo
    Q Deus te abençoe
    bj bj
    Vivi

    ReplyDelete
  4. A paz minha lida!
    Que maravilha de post O coração e a boca. Uma mensagem abençoada. O brincar depende muito da intenção do coração, pois dele é que procede as nossas ações. Muito abençoado.

    como sempre muito abençoada e usada por Deus.

    Um super beijo e fique na paz.
    Obrigada sempre pela sua participação no Mais Que Charme.

    att. Mais Que Charme
    http://maisquecharmeoficial.blogspot.com

    ReplyDelete

Obrigada pelo teu comentário. Deus te abençoe.