Tuesday, April 6, 2010

A voz que nos guia - parte II

Na primeira parte desta reflexão, partilhei a minha angústia sobre a luta que se trava no meu, no nosso, interior – a guerra constante entre carne e Espírito. Mas a luta não está apenas dentro de nós, muitas vezes as lutas também se travam cá fora, com os nossos amigos, com os nossos pais, nos nossos empregos. Tantas lutas… tantas dificuldades, tantas circunstâncias que visam afectar-nos apenas com um objectivo: impedir-nos de prosseguir para o alvo!
Enquanto eu falava com o Pai sobre isto, sobre a minha dificuldade em enfrentar as circunstâncias, só me vinha à cabeça uma coisa: “Sem mim nada podeis fazer” (Jo 15:5). Deus mostrava-me que temos de entender de uma vez por todas que sem Ele nada podemos fazer, sem Ele não somos nada...

E isto é o mesmo que dizer que baseados na carne não nos safamos... Podemos até conseguir fazer algumas coisas, mas nunca atingiremos o melhor! Porque esse melhor em tudo na nossa vida nós só conseguimos atingir quando é o Espírito quem nos dirige.
Qual é o homem que teme ao SENHOR? Ele o ensinará no caminho que deve escolher. Salmos 25:12
Quando o Espírito é alimentado, Ele dirige-nos, conduz-nos e não permite que sejamos confundidos no caminho que devemos escolher. Ele ajuda-nos a prosseguir para o alvo que Deus traçou para nós e não há como errar. Ouvir a voz certa é meio caminho andado para chegar ao alvo certo também!  

Quantos de nós temos tido dúvidas no caminho a escolher? Ou quantos de nós temos ouvido Deus chamar-nos para a direita e temos tido medo de avançar porque todos nos dizem “vai para a esquerda?” Quantas são as nossas lutas diárias? As dificuldades? Os medos?

Ficou tão claro para mim enquanto partilhava tudo isto com Deus o quanto nós temos de depender Dele e somente Dele! Ele falava-me na luta que muitas vezes travamos contra os outros, contra as vozes que tentam nos distrair do nosso objectivo. E eu pensava, já não bastava a luta contra nós próprios?

Num vídeo que vi há algum tempo, o Pastor Rob Bell dizia que Jesus podia dizer "não", porque já tinha dito que "sim" a algo, Ele conhecia o seu objectivo e por isso prosseguia para o alvo! Sem medos, sem hesitações, Jesus deixava-se dirigir pelo Espírito e ouvia somente a voz do Pai.

E nós?... Que vozes temos nós ouvido? Quem nos tem dirigido? O Espírito? A carne? O nosso melhor amigo? A nossa família? Os nossos pastores? Os nossos líderes?

Há uns dias alguém me enviou um versículo que está no capítulo 14 de Mateus e eu na altura li e passei à frente, mas quando orava Deus fez-me lembrar desse versículo novamente, mas desta vez Ele deu-me entendimento para compreender de que forma isto se aplica a minha vida e talvez à tua que estás a ler este texto agora… (Lê a história toda em Mateus 14:22-33)
E o barco estava já no meio do mar, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário; v.24
Jesus pediu aos discípulos que embarcassem e seguissem viagem enquanto Ele se retirou para orar. Os discípulos obedeceram, mas encontraram o mar agitado. Connosco acontece muitas vezes o mesmo. Jesus diz-nos para embarcarmos e mostra-nos o nosso destino, mas tantas vezes somos acoitados pelo caminho… pelas circunstâncias, pelas dificuldades e pelos ventos contrários.

E no meio do caminho o céu começa a escurecer, as nuvens ficam pesadas e os ventos contrários impedem-nos de ver com clareza o que Deus tem para nós e tentam atrasar o nosso caminho. Mas eis que Jesus chega para nos acalmar e nós nem o reconhecemos… Ficamos “aterrados…E, tomados de medo” (v.25)
E os discípulos, ao verem-no andando sobre as águas, ficaram aterrados e exclamaram: É um fantasma! E, tomados de medo, gritaram. Mas Jesus imediatamente lhes disse: Tende bom ânimo! Sou eu. Não temais! Vs.26,27
Porquê é que os discípulos não reconheceram o Mestre? Porque os discípulos também eram homens, imperfeitos portanto. Penso que ainda que subtilmente isto nos mostra a tendência do ser humano para sucumbir às dificuldades. Certamente os discípulos estavam com algum receio, apesar de não ser óbvio nesta passagem, porque já era de madrugada e Jesus não aparecia e o mar não parecia estar a seu favor. E eis que chega a Sua salvação, mas eles não O reconhecem. Isto acontece também connosco, quando chega a nossa salvação, muitas vezes não a vemos claramente, porque estamos cegos pelo medo e falta-nos fé.
Respondendo-lhe Pedro, disse: Se és tu, Senhor, manda-me ir ter contigo, por sobre as águas. E ele disse: Vem! E Pedro, descendo do barco, andou por sobre as águas e foi ter com Jesus. vs. 28, 29 
Deus traça o nosso caminho. Ele nos chama para algo e nos diz constantemente “Vem”. Como nosso Pai, Ele sabe o que é melhor para os seus filhos e se Ele diz que podemos andar sobre as águas, então é porque podemos. 

Se a Sua voz diz “vai para a direita”, então é exactamente para a direita que temos de ir. Mas responder a esta ordem exige de nós um passo de fé, exige que confiemos que é Ele quem nos chama e que desçamos do barco.
Reparando, porém, na força do vento, teve medo; e, começando a submergir, gritou: Salva-me, Senhor! E, prontamente, Jesus, estendendo a mão, tomou-o e lhe disse: Homem de pequena fé, por que duvidaste? v.31
Muitas vezes até somos capazes de dar esse passo de fé, mas já no meio da caminhada, fraquejamos e em vez de olharmos para a frente, para o alvo, olhamos para as circunstâncias. Como Pedro reparamos na força do vento e temos medo. 

Hoje a mensagem é para todos nós que temos sido chamados. Há muitas vozes à nossa volta, mas quando sabemos quem somos em Deus e quem Ele é em nós e, mais do que isso, quando sabemos qual é o nosso destino, nada nem ninguém nos poderá impedir a não ser nós próprios!

Ouve a voz que te diz “Vem”, quando Ele te mostrar o caminho que tens de seguir, não sejas Pedro, não tenhas medo, mas confia!

Quando a dúvida chegar, afasta-a.
Quando todos disserem “não faças”, não ouças. 
Quando tudo disser “não és capaz”, quebra essas palavras e declara “eu posso todas as coisas naquele que me fortalece”!
(…) as multidões o procuravam, e foram até junto dele, e instavam para que não os deixasse. Ele, porém, lhes disse: É necessário que eu anuncie o evangelho do reino de Deus também às outras cidades, pois para isso é que fui enviado. Lucas 4:42,43
 
Quando a multidão te tentar influenciar, faz como Jesus, diz que não, porque já disseste sim. Diz que não, porque sabes para o que foste enviado.

Se Deus te está a dizer “Vem”, esquece a multidão, porque ainda que todas as vozes digam o mesmo, há só uma voz que sabe verdadeiramente o que diz!

No meio de uma multidão de vozes, em que todos dizem a mesma coisa, é possível que todos estejam errados? SIM!

Qual é a voz que vais ouvir? 

Shalom!

3 comments:

  1. Oi irmãzinha!!!

    Que alegria ter você participando sempre dos posts do INSIGHT. Meu coração sorri com seus comentários que revelam um coração grato e comprometido com Deus.
    Seu blog continua lindo como sempre e com mensagens abençoadas. Continue assim!
    Deus te abençõe, super beijooo e até a proxima!

    ReplyDelete
  2. Maninha, tal como prometido aqui estou eu a deixar um comentário no teu blog. Não pude deixar de ler os textos mais recentes, relacionados com a conversa que tivemos no outro dia.
    De facto, muitas vezes muitos de nós temos ouvido muitas vozes, algumas delas contrárias à voz de Deus. São os tais "filisteus" de que o nosso pastor falou numa das suas pregações de domingo de manhã, que tomam a forma de medos, sentimentos de incapacidade...
    A grande questão realmente é: a quê e a quem estamos a dar ouvidos? Temos de ter discernimento vindo de Deus, confiar no que Ele nos diz e esperar, pois muitas vezes as Suas promessas não acontecem, porque somos como Pedro, temos medo, recuamos e acabamos por desistir daquilo que Deus nos tinha prometido.
    Afastemo-nos então do conselho dos ímpios, que não é nada mais do que a opinião ou argumento que alguém nos traz para nos fazer parar e ficar em algo que não é o que Deus tem para nós.
    "Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus." (Romanos 8:14)

    Beijinhos e continua a ser uma bênção : )

    Deus te abençoe e te leve a ouvir a Sua voz e a conhecer os segredos do Seu coração!

    ReplyDelete
  3. Meniina Diana.. É muito bom partilhar experiências tão boas com você, realmente há tempos que tudo diz NÃO, e a única coisa que nos resta (a única e suficiente)é o SIM de Deus.. Deus escolheu as coisas loucas para confundir as sábias! Prevalece meu doce.. Estamos em fase de treinamento, e o campo de batalha já ta quase preparado.. (:

    Guarda isso!
    QUASEEE.. Lugar de guerra e confronto e Vitóriaa!

    Te amoo.
    Sê tu uma benção.

    ReplyDelete

Obrigada pelo teu comentário. Deus te abençoe.