Wednesday, January 12, 2011

O filho em quem o Pai se compraz (Parte I)


E ouviu-se uma voz dos céus, que dizia: Tu és o meu Filho amado em quem me comprazo. Mc 1:11


Ontem quando lia esta passagem desejava que Deus pudesse dizer isto sobre mim...

Pergunto-me, será que o nosso Pai tem tido prazer em nós, Seus filhos amados?

Deus ama-nos, disso não há dúvidas, mas será que Ele tem prazer em nós? O que é que será que  podemos fazer para que Deus possa olhar para nós e dizer "este é o meu filho amado, em quem me comprazo"?

O filho amado em quem o pai se compraz...


1. Quando provado, é aprovado
E logo o Espírito o impeliu para o deserto. E ali esteve no deserto quarenta dias, tentado por Satanás. E vivia entre as feras, e os anjos o serviam. vs.12,13
 Os filhos de Deus são tentados diariamente, afinal a carne milita contra o espírito (Gl 5:17).  Até aqui nenhuma novidade. Mas o filho em quem o Pai se compraz permanece Nele e luta para ser aprovado quando as provações chegam. Não estou a falar de perfeição, estou a falar de esforço, de morrermos para nós mesmos e de, a cada dia, nos arrependermos das nossas falhas, para permitir que Deus complete em nós a boa obra que começou. Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida (Tg 1:12)

Se queremos ser o filho em que o Pai tem prazer, sejamos como Jesus, mesmo rodeados por feras, sejamos achados merecedores de receber essa "coroa da vida" de que nos fala Tiago, quando provados, sejamos aprovados.


2. É seguidor
E, deixando logo as suas redes, o seguiram v.18
Quem é pai que tendo tido uma boa vida não deseja o mesmo para o seu filho? É perfeitamente natural que um pai deseje que o seu filho siga as suas pisadas, mesmo que muitos não o digam a alta voz. Bom, também Deus tem prazer que os seus filhos O sigam, O ouçam, O busquem. Os discipulos não pensaram duas vezes, deixaram as suas redes "logo" e seguiram Jesus. Para trás ficou a  vida que conheciam, o seu conforto, a sua vontade. Eles entregaram o seu caminho ao Senhor e deixaram-se guiar e dirigir por Ele. Estaremos nós dispostos a fazer o mesmo? Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e o mais ele  fará. (Sl 37:5)

Podem ler mais sobre este tema no post "Queres ser seguidor de Jesus", que eu escrevi há uns tempos.

3. Tem autoridade
(...) Pois com autoridade ordena aos espíritos imundos, e eles lhe obedecem! vs 27
Segundo o dicionário de língua portuguesa Priberam, a palavra autoridade significa "direito legalmente estabelecido de se fazer obedecer". Este direito legal é-nos atribuído pelo Juiz dos Juizes, que é Deus. Só Ele tem o poder para conceder esta autoridade espiritual. Mas será que todos nós estamos aptos a recebê-la?

Jesus disse aos seus discípulos a certa altura "eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo" (Lc 10:19), o que me faz pensar que esse poder está disponível para nós, se  também nós formos seus discípulos, ou se preferirem, Seus imitadores. A questão é, será que somos?... 
Sem me alongar muito, eu diria que um dos requisitos (o mais importante, penso) para termos autoridade é nós próprios estarmos debaixo de autoridade, primeiramente de Deus e, depois, dos homens (autoridades  estabelecidas por Deus - Rm 13:1). E essa é uma pregação que me levaria bem mais do que um parágrafo. A autoridade, creio, é uma consequência directa de uma vida com Deus. Jesus é o nosso maior exemplo aqui, aliás como em tudo o resto. Se, como Ele, vivermos a nossa vida buscando o "reino de Deus e a sua justiça" (Mt 6:33), não há como não ter essa autoridade. 
 Não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus." (Lc 10:20).

4. Reflecte a imagem de Jesus e fá-lo conhecido
E logo correu a sua fama por toda a província da Galiléia. vs 28
Jesus era um homem que despertava amores e ódios. Uns amavam-no, outros ficavam curiosos, outros criticavam-no, outros ainda tentavam matá-lo, mas ninguém lhe ficava indiferente. Todos queriam saber quem era, todos queriam ouvi-Lo, todos o procuravam, todos falavam Dele. E porquê? Porque Jesus sabia quem era e ao que vinha. E não se detia por nada. Ele falava quando tinha de falar, Ele curava quando tinha de curar, Ele repreendia quando tinha de repreender, Ele ensinava quando tinha de ensinar,  mas acima de tudo, Ele amava, sempre.

Enquanto estava no mundo Jesus era a luz do mundo (Jo 9:5), mas agora cabe-nos a nós desempenhar esse papel:  "vós sois a luz do mundo" (Mt 5:14).  Cabe-nos a nós deixar resplandecer a nossa luz, que é Jesus, "diante dos homens", para que vejam as nossas boas obras e glorifiquem ao Pai (Mt 5:16). Cabe-nos a nós, filhos de Deus, anunciarmos o evangelho e fazermos conhecido este Jesus que um dia alguém nos apresentou (Mc 16:15). E isto agrada ao Pai.


aqui a segunda parte deste texto.


1 comment:

  1. Amén!!! Concordo com tudo o q foi dito, e espero q a minha atitude esteja a ser esta, pois quero ser a filhinha amada q o Papai se compraz, quero ser aprovada na provação, quero ter autoridade em nome de JESUS!!!! E quero pregar a palavra de Deus a todas as nações!!!! Beijinhos DTA

    ReplyDelete

Obrigada pelo teu comentário. Deus te abençoe.