Thursday, January 20, 2011

ALCANÇANDO O MEU MILAGRE


E foram para Jericó. Quando ele saía de Jericó, juntamente com os discípulos e numerosa multidão, Bartimeu, cego mendigo, filho de Timeu, estava assentado à beira do caminho (Mc 10:46)
Era uma vez um cego chamado Bartimeu. Bartimeu era mendigo e estava assentado à beira do caminho, à saída de Jericó, quando Jesus passou. Já viram a sorte dele? Bartimeu precisava de um milagre - a cura para a sua cegueira - e Jesus passa bem à sua frente. A isto é que eu chamo um excelente sentido de oportunidade! 

Ok, agora nós. Quem precisa de um milagre ponha o dedo no ar! Eu preciso! Se tu que estás a ler este texto te identificas com o apelo, sugiro que leias de novo esta história, mas mudes o nome do protagonista... e o substituas pelo teu. Mas não te preocupes, este é só o princípio, o fim vai depender de ti. :)

A nossa vida é um milagre. Se podemos acordar todos os dias, ter uma família, amigos, um emprego e tudo mais é porque temos um Deus maravilhoso, que nos ama acima de todas as coisas. Eu sou grata a Deus pelo grande milagre que é a minha vida, mas somos seres humanos e, às vezes ,encontramos-nos em situações em que parece que não vemos solução à vista e, tal como o cego Bartimeu, precisamos de um milagre. 

Não sei qual é o milagre de que tu precisas, se tem a ver com a tua família, as tuas finanças, os teus amigos, o teu ministério, o teu casamento, mas sei que o Jesus que fez Bartimeu ver tem o poder para te conceder o que lhe pedires. 

A história de Bartimeu teve um final feliz, porque ele soube procurar o seu milagre.Faz como ele:


  • Clama
ouvindo que era Jesus, o Nazareno, pôs-se a clamar: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim! (vs. 47)
O meu, o teu milagre está à distância de um clamor. Jesus está a passar por ti, está disponível para te ouvir, tu só tens de gritar e chamar por Ele até que Ele te oiça. Foi o que Bartimeu fez. "filho de Davi, tem compaixão de mim" gritava ele. A Bíblia diz: Clama a mim, e responder-te-ei (Jr 33:3). Então, de que é que estamos à espera? Tudo começa pelo clamor, o mais difícil tu já tens, aquele que é capaz de realizar o milagre está na cidade! Ele está na tua vida! Começa a clamar!

  • Ignora a multidão
 E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele cada vez gritava mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim! (vs.28)
Quem é que já não ouviu falar nas "vozes contrárias"? Ou direi antes, quem é que já não ouviu as próprias das vozes contrárias? Infelizmente estas são muitas vezes uma contante na nossa vida e o seu único propósito é fazer-nos desistir e initimidar-nos para que não cheguemos ao alvo. Agora que sabemos isso, por favor, vamos ignorá-las! Que me interessa a mim que fulano x diga que eu não sei fritar ovos, se Deus já me disse que eu sou o melhor cozinheiro de ovos do planeta? Gente, esqueçam os outros. O que é importante é o que os Céus dizem de nós, o resto é conversa do diabo para atrapalhar! 

Olhem bem para este cego, para a persistência, para a garra deste homem. Ele estava cego, mas não estava mudo! A multidão queria calá-lo, mas ele (passo a expressão) estava-se nas tintas! Imaginem a cena. Um homem cego ouve falar de um certo Jesus que dizem que é o filho de Deus e que faz milagres, cura cegos, paralíticos e afins. E agora este homem passa-lhe à frente! Eu imagino o que deve ter passado pela cabeça dele: "esta é provavelmente a única oportunidade que eu tenho, Jesus está à minha frente, Ele tem de me curar, eu tenho ao menos de tentar".

Estão a imaginar a multidão a tentar calá-lo e a colocar-se entre ele e Jesus? Eu estou. Estou a ver um homem que sabia que aquelas pessoas estavam a atrapalhar, elas eram um obstáculo entre ele e a sua cura, entre ele e o seu milagre. Então o que é que este homem faz? Ele ignorou-os, gritou mais ainda, berrou o mais que pôde: Filho de Davi, tem misericórdia de mim

Ei, queres um milagre? Então começa a afinar as cordas vocais, clama e não pares a meio! Se as vozes contrárias vierem para tentar fazer-te desistir, cala-as, gritando mais alto que elas! Sê persistente, não te cales até teres a certeza que Jesus te ouviu!

  •  Faz Jesus parar
Parou Jesus e disse: Chamai-o. Chamaram, então, o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama. (vs 49)
Jesus ouve-te. Certamente Ele ouviu o clamor de Bartimeu logo ao primeiro grito. Mas o que é que o fez parar e mandar chamar aquele homem? Foi o clamor, dirão alguns. E eu concordo que também foi, mas não só.  Será que Jesus não teria parado na mesma se Ele não tivesse gritado? Nunca saberemos, mas olhemos para o caso da mulher do fluxo de sangue, ela não abriu boca e foi curada. Então, o que  é este homem e esta mulher têm em comum para além do facto de terem sido curados? Fé. 

Jesus ouve o teu clamor, vê a tua persistência, mas nada disso te servirá de grande coisa sem fé. Não vale a pensa gastarmos o nosso latim com orações nas quais não acreditamos. Tu fazes Jesus parar quando no teu coração tu crês. Ele conhece o teu coração. Ele conhece a intensidade do teu desejo, bem como a intensidade da tua fé. O que nos leva ao próximo ponto...
  • Dá um passo de fé
 Lançando de si a capa, levantou-se de um salto e foi ter com Jesus. Perguntou-lhe Jesus: Que queres que eu te faça? Respondeu o cego: Mestre, que eu torne a ver. (vs 50,51)
Bartimeu estava cego, mas ainda assim a Bíblia diz que ele se levantou de um salto e foi ter com Jesus! 
Se depois de insistentemente clamares Jesus finalmente pára e te chama, é chegada a hora de te levantares e ires ter com Ele.

Talvez isso signifique deixares o degrau onde estás assentado à beira do caminho e levantares-te o mais rápido que puderes. Dependendo da situação que estás a viver, talvez signifique que tens de fazer mais alguma coisa para além de clamares por socorro...

Estar assentado à beira do caminho remete-nos para um lugar de resignação. É o lugar do "sou assim, que é que se há-de fazer", é o lugar do conformismo, talvez até do facilitismo. Talvez alguns de vocês possam dizer "então mas se eu estou a clamar é porque quero mesmo o milagre". Acredito que sim, mas às vezes é duro sair do lugar a que já nos habituámos. O cego Bartimeu levantou-se de imediato e foi ter com Jesus, mas quantas pessoas conhecemos nós que dizem que precisam de ajuda e que quando ela chega, a rejeitam? E porquê? Porque às vezes aceitar o milagre, implica aceitar a mudança que chega com esse milagre e a mudança nem sempre é bem acolhida. 

Então, para poderes chegar ao teu milagre, tens de te levantar desse "lugar" onde tens estado sentado. Sai do lugar que te limita, porque Jesus parou para te ouvir. Ele ouviu. Ele parou. Ele chama-te. Estás tu preparado para avançares na Sua direcção, para fazeres como Bartimeu e responderes ao Seu chamado? É que estás a um passo de receberes o teu milagre. Então avança, dá esse passo de fé e ouve Jesus dizer-te: Vai, a tua fé te salvou.

Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. (Mt 7:7)

Shalom!

No comments:

Post a Comment

Obrigada pelo teu comentário. Deus te abençoe.