Friday, August 10, 2012

À SOMBRA

Há três meses atrás a minha vida mudou. Casei com um homem maravilhoso, um presente de Deus na verdade. Casei com um adorador, um servo de Deus. E se é maravilhoso ser a mulher de alguém assim, imaginem a responsabilidade que isso acarreta.... "E o que é isso tem a ver com sombra?", perguntam-se vocês neste momento... tem tudo e não tem nada.

O meu casamento levou-me a entender a necessidade de estar à sombra (infelizmente não à sombra da bananeira, a roupa para passar não me permite ehe).

Brincadeiras à parte, quando casamos e assumimos a nossa posição de esposas, o lugar que foi criado por Deus para nós no casamento, há muito que temos de aprender e, não raramente, nesse processo, pode acontecer que uma mulher se sinta na sombra do marido por vários motivos.

Este texto não pretende de todo ser sobre casamento ou ser apenas para "esposas", mas vou abrir aqui um parêntesis. Tu, mulher casada, tens um papel a desempenhar. Mesmo que não tenhas consciência disso, as pequenas coisas que tu achas que ninguém vê, Deus vê. Essas pequenas coisas que tu fazes diariamente e que pensas que não servem de nada, que ninguém valoriza, até mesmo que ninguém repara, têm um grande impacto na vida do teu marido e da tua família. Quando tu te moves na sombra, grandes coisas acontecem na frente. 

Quando tu dás banho às crianças, quando ao pequeno-almoço preparas aquelas delícias que os miúdos adoram, quando tu lês os trabalhos dos teus filhos, quando os ajudas a perceber a matemática que os confunde, quando cuidas da roupa do teu marido, quando fazes o jantar e quando dobras a toalha que ele deixou espalhada e o recebes com um sorriso naquele dia em que só te apetece fazer cara feia, quando ele trabalha até tarde e tu ficas sozinha pacientemente à espera a tratar de tudo, sozinha... quando tu te moves na sombra, há algo no mundo espiritual que age a teu favor. 

Os teus filhos podem até nem ter noção do trabalho que tu tens com eles. O teu marido até pode não perceber como às vezes tu és tão paciente e tão amorosa, contrariando a tua vontade e o teu "eu". Mas Deus vê. E quando tu fazes isto tudo, os teus filhos são felizes, na escola os professores dão-lhes os parabéns. Quando crescerem, na faculdade, terão bases que lhes permitirão crescer intelectualmente. Serão educados, sensíveis, amorosos.

Quando fazes isto, o teu marido é amado por todos. É um homem bem-disposto, todos dizem bem dele e acham que tu és uma mulher de sorte. No seu emprego é organizado, todos o consideram um bom empregado e um bom colega e na igreja ele ajuda toda a gente.

Muitas vezes parece que os louros vão todos para os outros. E tu? Que tens o trabalho todo? Sentes que o teu esforço não é reconhecido. Mas sabes uma coisa? Não é preciso, tu já estás a ter todo o reconhecimento que precisas quando aqueles que tu amas e cuidas são felizes, quando os elogiam a eles, estão a elogiar-te a ti. Talvez não digam "fulana, sicrana", mas tu sabes que tu és a responsável por aqueles elogios, porque a Bíblia diz sobre ti:
A mulher sábia edifica a sua casa. Pv14:1
Ela lhe faz bem [ao seu marido], e não mal, todos os dias da sua vida. Pv 31:12

E sem querer já me desviei do tema, sem me desviar. Mas é assim o nosso Deus, não é?

Sejas esposa ou não, talvez já te tenhas sentido insignificante. Que por mais que faças, a tua irmã, o teu irmão, o teu namorado, a tua mulher, o teu colega de trabalho, e por aí, estão sempre um passo à tua frente. Na escola, no trabalho, em casa, na igreja, sentes sempre que "outro te faz sombra".

E o que é que estar na sombra nos faz sentir? Tristes, frustrados, inúteis, invisíveis... Estar na sombra incomoda, estar na sombra dói. E porquê? Porque o ser humano tem uma necessidade enorme de estar à frente, de aparecer, de ser visto e mais, de ser reconhecido. E quando estamos na sombra acontece exatamente o contrário. 

Há bem pouco tempo senti-me assim. Senti que a sombra era um lugar mau, não era um lugar onde eu quisesse estar. Até que eu entendi que a sombra é especial. A sombra é um lugar aprazível e quando eu descobri isso, quando Deus na sua infinita misericórdia mo mostrou, percebi que afinal a sombra tem mais que se lhe diga do que aparentemente se possa pensar. 

Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso pode dizer ao Senhor: Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio. Salmos 91:1-2

Há algo de poderoso em estar na sombra. Ali ninguém te vê, mas Deus vê tudo. E na sombra, quando ninguém vê o que fazes, algo acontece. Porque é exatamente quando tu fazes tudo sem procurar aplausos que a unção desce, que o poder é ativado e é aí que algo acontece. É na sombra que Deus age.

Na sombra há descanso. Na sombra o calor não aperta. Quando nos assentamos à sombra, podemos finalmente descansar e sentir a brisa correr-nos no rosto. Na sombra há refrigério. Na sombra há proteção. Na sombra há paz. Na sombra há calma. 

Os aviões voam com sucesso e levam-te ao teu destino em segurança. Vês os técnicos que garantem que tudo está em funcionamento? 

Quando no teatro vês uma peça fabulosa, digna de ser aplaudida em pé, por acaso vês todos aqueles que atrás do palco trabalharam para que aqueles que ali de pé recebem a ovação do público, pudessem cumprir o seu papel?

Os pilares não se vêem, no entanto estão lá e seguram todo o edifício, são a estrutura que o mantêm de pé, intacto. A casa onde vives. Por acaso vês os pilares que a sustentam? 

Quando vês um músico a tocar num grande espetáculo, por acaso vês toda a equipa que ele tem por trás?

Nos aviões, no teatro, na tua casa, num espetáculo e em tudo na vida, aquilo que tu vês é apenas uma parte, geralmente a mais pequena, de um todo. O avião é só um, mas a equipa que o coloca no ar é constituída por muitos. No teatro, os atores são poucos, às vezes até só um ou dois, mas a equipa que coloca aquela peça de pé é enorme. A tua casa é um pequeno apartamento ou uma vivenda, mas a estrutura que a sustenta é extremamente complexa. O músico que ouves cantar no concerto é um só, mas aqueles que trabalham para ele estar ali são muitos mais.

Porque te preocupas por estares na sombra em vez de na luz da ribalta? Há honra em estar na sombra. Quem está na sombra é por ela guardado e nunca está sozinho. Quem está na sombra, está numa posição determinante para o desenrolar da vida fora dela.

Mas a sombra não é constante na vida. Até as árvores extremamente frondosas precisam de ser podadas de vez em quando e por entre os seus ramos será inevitável entrar os raios de sol. Não temas ficar na sombra, mas não te apresses a querer sair dela, porque se saires debaixo da proteção da sombra no tempo errado, quando o sol vier, não te encontrá no teu lugar.

Porque és a minha ajuda, canto de alegria à sombra das tuas asas. Salmos 63:7 

Aprende a usar a sombra a teu favor. Ela oferece referigério, ela protege, ela ensina, ela torna-nos humildes.

O dicionário define "sombra" de várias formas: "na sombra" = sem ser identificado; "à sombra de" = sob a protecção de; ao amparo de. "estar à sombra" = estar em lugar onde não se é incomodado ou onde não se corre perigo.

Cabe a ti escolher qual é definição que vais adoptar para a tua vida.

O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita. Salmos 121:5
Shalom!
Salmos 63:7

No comments:

Post a Comment

Obrigada pelo teu comentário. Deus te abençoe.