Tuesday, February 12, 2013

DESERTO COM PROPÓSITO



Eu te conheci no deserto, na terra muito seca. Oséias 13:5

No deserto faz muito calor e muito frio. Ali tens muita sede e muita fome. Ali há areia à esquerda, à direita, atrás e à frente. Não se vê mais nada. Ali há areias movediças que nos imobilizam. Ali não há placas que indiquem direções. 

Sentes-te preso, perdido, com destino incerto e quando já não aguentas mais... eis que o diabo se chega à frente e oferece-se para te abrir a porta. Hum… 

Faz-me lembrar a velha história da Branca de Neve… Lembram-se da maçã que a rainha/bruxa, disfarçada de velhinha, ofereceu à princesa? Pois é, aqui também parece um presente, mas na verdade vem envenenado com consequências invisíveis. 

A simples ação de o aceitares, apenas porque parece bonito e agradável aos teus olhos, trar-te-á graves consequências.



O diabo não se apresenta. Quando ele chega, não lhe interessa que tu percebas quem ele é. Ele fará um esforço para que não o reconheças, tal como tantas vezes lemos nas velhas histórias para crianças. 

Ele chega-se como lobo, mas na pele de cordeiro. 

Disfarça-se de trabalho. Ele imita lindamente um computador, um telemóvel, umas horas extra ou até mesmo um ordenado melhor num novo emprego, que infelizmente não nos permite ir à igreja… 

Ele disfarça-se de família. Imita tão bem a criança a pedir à mamã mais tempo, o marido que precisa de atenção, a casa que tem de ser limpa, o jantar que ninguém mais faz. 

Ele disfarça-se de cansaço e de stress. Oiçam-no a imitar-nos depois de um dia a trabalhar “não aguento mais, hoje tenho de me deitar cedo, tenho de me sentar no sofá a ver uma série, preciso mesmo de parar e estar sozinha, preciso de estar quieta sem fazer mais nada…”. Reconhecem? 

O diabo é mestre na arte do disfarce. Deve ser por isso que ele gosta tanto do carnaval… porque ninguém sabe quem é quem. Ele adora uma boa troca (ou perda, mesmo) de identidade. Cuidado com o teu BI/cartão do cidadão/passaporte, não o percas. Não percas a tua identidade e não a troques por nada. Vê bem, não sejas apanhado a “vender-te” por um prato de lentilhas, como Esaú… 

E Jacó deu pão a Esaú e o guisado de lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e saiu. Assim desprezou Esaú a sua primogenitura. Génesis 25:34 

Ao contrário do diabo, Deus dispensa apresentações, mas faz questão de se apresentar. Ele deseja que tu O conheças, que saibas quem Ele é, antes de te mostrar a saída do deserto. Ele quer que tu percebas que mais do que TER a chave que abre a porta de saída desse problema, Ele É a própria chave, Ele é a solução. 

A escolha é tua: agarrar no presente envenenado, que aos teus olhos parece bom, fácil e rápido, ou esperar e confiar Naquele que talvez não vejas, mas que esteve sempre lá a guardar-te e a conduzir-te. 

O deserto é lugar de morte, mas para quem tem um Deus que a controla, o deserto pode ser sinónimo de vida, se escolhermos fazer dele um lugar de dependência. 

Ali somos provados para conhecemos os nossos limites e descobrirmos quem somos e a quem servimos. 

O deserto é lugar de escolhas. Qual é a tua? Preferes que te abram a porta ou ser o detentor da chave?

Shalom



Para seguir o pro(fé)ta no Facebook é aqui

No comments:

Post a Comment

Obrigada pelo teu comentário. Deus te abençoe.