Monday, March 18, 2013

SEMEIA FÉ, COLHE UM SONHO


Sonhas a vida inteira com o teu casamento, com um marido/mulher, com um curso superior, com um ministério, com um dom, com o teu negócio... sonhas com o dia em que irás fazer algo de extraordinário, com o dia em que Deus te vai usar em profecia, cura, ou algo do género, com o dia em que irás pregar para uma multidão, com o dia em que irás alcançar vidas para Jesus, com o dia em que descobrirás que estás grávida, com o dia em que terás o teu primeiro filho... 

Mas eis que o dia chega em que o sonho deixa de estar apenas na tua mente e começas vê-lo, tcha tcha tchan... a tomar forma... e a realizar-se! Tu...

"Mas será que vou ser capaz? Será que estou preparado/a? E se eu não conseguir ter boas notas? E se não for o curso certo? E se eu não for uma boa esposa? E se eu não for um bom pai/uma boa mãe? E se ele não gostar dos meus defeitos? E se eu abrir a boca e só sair asneira? E se... socorro Deus!!! Pedi-te tanto e agora não sei se sou capaz..."

Porque é que tudo na nossa mente parece tão simples, oramos, acontece e quando, finalmente, Deus nos dá aquele presente tão esperado, ficamos com medo de o abrir, de o receber até? 

Quando o sonho se torna realidade e a realidade parece assustadora, o que fazer? Como agir? Como deixar de viver NO sonho e confiar em Deus para viver O sonho?



Eu vivi uma situação deste género quando casei. Muito rapidamente, e só para contextualizar, de um dia para o outro, a diana-feliz-com-deus-sei-que-vou-casar-em-breve transforma-se na diana-em-pânico-que-vou-casar-e-não-sei-como-é-que-vou-ser-capaz.

Uma menina assustada, com medo de não ser capaz de fazer o marido feliz, com medo de sair do conforto do lar (que nem era tão confortável assim, mas entendam, eu estava em pânico), com medo de ser esposa, de beijar o melhor amigo, de ter de fazer a lide doméstica, de se transformar numa mulher chata e embirrenta, com medo de me transformar na minha mãe (nos seus maus dias, claro), enfim... eu era um poço de medo, lágrimas e muita oração (ou antes, "choração", já que eu quase não falava, só chorava mesmo aos pés de Deus). 

Será que eu não confiava no que Deus tinha para mim? Não, pelo contrário, eu tinha a certeza de que aquele homem era um presente de Deus, Ele tinha-me dito, eu sabia, eu tinha a certeza, mas dentro de mim fui apossada de um medo enorme, de não ser capaz, de não estar à altura do desafio, do presente que me estava a ser dado. Eventualmente Deus deu-me paz, eu confiei que Ele sabia o que fazia e que se Ele tinha escolhido aquele momento, era porque era o momento certo e era porque eu seria capaz. 

Deus não te dá mais do que tu és capaz de suportar e além disso, Ele só te dá os presentes que Ele sabe que tu consegues receber. 

Talvez esteja a acontecer, já tenha acontecido, ou até venha acontecer algo parecido contigo. O curioso é que, sem me aperceber, dou por mim a passar por algo semelhante, outra vez. 

Deus deu-me um sonho e agora Ele está a concretizá-lo, mas o medo de não ser capaz tomou conta de mim... A "choração" voltou em força... A incapacidade, ora pois cá está ela outra vez... Mas e perguntam-me vocês: "mas não tens a certeza que é de Deus?". E eu respondo: "completamente". 

Então, porque é que nós temos tanto medo de enfrentar a realidade? Porque no sonho tudo é mais fácil, nós podemos moldá-lo ao nosso jeito e tudo é perfeito. A realidade...hum...não é bem assim.  

Quando é chegado o tempo de Deus, quando é hora de passar do sonho à realidade, o que pretende Deus de nós? Dependência. Total e inabalável. Dependência Dele, só Dele. Não da nossa capacidade, não da nossa experiência, não do nosso saber, mas do amor Dele, da sabedoria Dele, da capacitação dada por Ele, da paz que Ele concede, da alegria que Ele faz transbordar. 

Ele concede o sonho. Só Ele te pode capacitar para o concretizares. 

Sempre me vi como uma mulher de fé, mas nestes dias Deus tem-me confrontado. A fé é a certeza das coisas que não vemos (Hebreus 11:1). E até aí estava tudo bem. Eu tenho a certeza que Deus pode fazer tudo, mesmo aquilo que eu não vejo. Mas e quando Deus te manda fazer algo que tu sabes que não és capaz? Tu não consegues, tu já tentaste e tu sabes que não consegues fazer aquilo. Então como é que Deus te pode estar a dizer "faz", "vai, eu vou concretizar o teu sonho"?

Quando a concretização do sonho depende da tua fé, o que é que fazes?

Eu tenho um sonho. Foi Deus quem mo deu e (que chatice) não é algo que eu seja capaz de fazer... Eu sei que não sou. Mas Deus disse-me que ia realizar esse sonho e até já começou a agir nesse sentido, mas é necessário que a minha fé também aja. Ele faz a parte Dele, mas eu tenho de fazer a minha. Nestes dias Deus dizia-me: 

"Queres que eu abra as águas antes de molhares os pés, mas não funciona assim. Primeiro tens de entrar na água, dar um passo em frente, só depois eu abrirei o mar para que passes".

Foi assim com Moisés, porque seria diferente comigo, contigo? 

Talvez tu querias que Deus te capacite antes de tu ires, antes de fazeres, mas não funciona assim com a fé. Primeiro tu tens de ouvir a voz de Deus dizer "vai" e obedecer-Lhe. Tens de molhar os pés se queres que o mar se abra diante de ti. A ação de Deus depende da tua reação à Sua voz. A tua fé precisa de agir antes que vejas algo acontecer.

Há sempre um "se" na coisas de Deus. "Se tu creres", "se tu fores" "se me amas", "se confessares", "se te arrependeres"... Deus não se compra, mas no mundo espiritual tudo funciona como a lei da semeadura. Tudo o que semeias, colhes. Então, se queres colher o teu sonho, tens de aprender a semear primeiro a tua fé. 

Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala. Hebreus 11:4

Semeia a tua fé e certamente verás o teu sonho erguer-se como uma planta que nasce e cresce regada pelo amor daquele que a semeou. E o mais engraçado? É que uma planta que nasce bela e saudável, no tempo certo, ela mostra a sua beleza ao mundo. Todos quantos passam por ela a vêem e reparam na sua candura. Ela não passa despercebida.

Assim será com o teu sonho, com os teus dons. Ele nascerá e crescerá nas mãos do Senhor e todos verão que Ele é Deus na tua vida. 

Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Romanos 11:36

Lembra-te: o sonho é dado por Ele, não é teu. É dele.
O seu cumprimento acontece graças a Ele. É Ele que te capacita, pela Sua graça e misericórdia. É por Ele.
Os efeitos da sua realização são para um propósito maior, que é D'Ele, não são para que tu brilhes nem para teu belo prazer. A glória não é para ti. É para Ele.

Shalom!

Para seguir o pro(fé)ta no Facebook é aqui

No comments:

Post a Comment

Obrigada pelo teu comentário. Deus te abençoe.