Friday, September 6, 2013

ANTES DO DEPOIS: A RESPOSTA AO CHAMADO DE DEUS


Estão a ver aqueles textos que começamos a escrever e nunca mais acabamos? Pois bem, este era um deles até hoje :) Abri o blog, vi o rascunho e decidi: "de hoje não passas". 

Não sei se é só comigo, mas há dias em que eu me sinto incapaz. Simplesmente incapaz de ser aquilo que Deus disse que eu seria. Simplesmente incapaz de me imaginar a chegar onde Ele disse que eu chegaria. Simplesmente incapaz de cumprir o hoje para conseguir chegar ao amanhã nessa posição.

Fico a pensar se haverá alguma forma de falar com o meu "eu" de amanhã, mas no hoje, e perguntar-lhe "como é que eu consegui?".

Mais uma vez, não sei se é só comigo, mas palavras como comodista, preguiçosa, inconstante, insegura e outras tantas, volta e meia vêm-me à cabeça e sinto-me assim demasiado pequena para alcançar as grandes promessas de Deus para mim. Recordo-me das palavras de Paulo: o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço.(Romanos 7:15) Bahhh não vos irrita às vezes ser... hum...humano?

É engraçado que quando olhamos para grandes homens e mulheres de Deus temos a tendência a querer ser assim. É normal. Eles são referências e nós percebemos neles uma grande unção, dons especiais, o carácter de Cristo, percebemos neles o Favor de Deus e também nós desejamos alcançar aquele mesmo patamar. 

Mas poucas vezes pensamos em quem era aquela pessoa antes de ser aquilo que vemos agora à nossa frente.

Já alguma viram um daqueles programas em que uma mulher é completamente transformada dos pés à cabeça? No fim do programa aparece sempre uma foto do Antes, na qual vemos uma senhora mal vestida, com um penteado demodé, com demasiados cabelos brancos, nada maquilhada, com rugas e uns óculos nada a ver e, não menos importante, uma cara quase triste, de semblante pesado e que lhe confere mais idade do que ela provavelmente terá. 

A seguir mostram uma foto do Depois. E a senhora que vimos no Antes não parece a mesma. Agora aparece-nos mais bonita, bem maquilhada, com um cabelo escadeado, pintado de louro, com madeixas. As rugas, essas, ficaram disfarçadas pelos óculos novos, o último modelo da moda. No corpo vemos uma roupa mais adequada, que assenta na perfeição e cujas cores dão à sua figura uma nova vida. O seu rosto brilha e nos seus olhos vemos uma nova mulher, rejuvenescida por fora e por dentro, uma mulher mais feliz. 

Da mesma forma, como acham que seriam aqueles homens e mulheres de Deus que tanto admiramos Antes da unção, Antes do dom, Antes do favor, Antes do carácter lapidado?

Como acham que seriam aqueles homens e mulheres de Deus antes do depois?

A este respeito gostaria de falar-vos de um homem que, tal como nós, tinha receios, dúvidas e lutas. E, tal como nós, foi escolhido e chamado por Deus para uma grande obra.
Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito. Êxodo 3:10

Deus havia preparado Moisés durante anos e agora chegara finalmente a hora dele dizer "eis-me aqui".

Deus não se limita. Ele age como quer, quando quer. O chamado de Deus na nossa vida não é uma receita com ingredientes fixos. Com uns será de uma forma, com outros, de outra. A forma como Deus se revelará a ti não tem de ser igual ao do teu amigo. E o tempo? Também não é igual para todos. A uns Deus chama aos 15, a outros aos 30, importa que quando Ele te chamar, tu O oiças e estejas preparado para responder ao Seu chamado.

Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel? E disse: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado este povo do Egito, servireis a Deus neste monte. Êxodo 3:11, 12 

"Quem sou eu, que vá a Faraó",  "não sou homem eloquente". Identifico-me um pouco com Moisés nesta passagem... Acho que já disse isto tantas vezes a Deus... "quem sou eu para que faças isto ou aquilo". Ia escrever "tanta insegurança", mas às vezes é só mesmo temor, um enorme temor diante da grandeza deste Deus. Outras vezes é medo, medo da responsabilidade, do que está por vir mas não se vê... 

De facto Ele é soberano, Ele é tão grande, quem somos nós? Até os nossos maiores actos de justiça são trapos de imundície tal é a pureza deste Deus maravilhoso a quem servimos. 

Moisés ficou relutante perante o chamado de Deus. Provavelmente assustou-se diante da ideia de voltar ao Egipto e ainda para mais para libertar os filhos de Israel. Enquanto homens cedemos tão rapidamente diante das circunstâncias e especialmente quando elas envolvem responsabilidade e nos obrigam a crescer e sair da nossa zona de conforto. 

Moisés teve medo. Uns anos antes havia morto um egípcio e escondido o seu corpo, mas percebendo que fora descoberto e que o Faraó o queria matar, fugiu do Egipto (leiam a história em Êxodo 2) e escondeu-se em Midiã, até aquele dia. E provavelmente ele não sabia que os seus acusadores, inclusive Faraó, já tinham morrido (engraçado é que Deus diz-lhe isso mais à frente: Disse também o Senhor a Moisés em Midiã: Vai, volta para o Egipto; porque todos os que buscavam a tua alma morreram. Êxodo 4:19)... Este Deus é incrível. 

Também tu podes tentar esconder-te do teu passado e fugir para bem longe. Talvez se passem anos, cases, tenhas filhos, tal como Moisés, mas para cumprires o propósito de Deus para a tua vida não podem haver assuntos por resolver. Tu não tens segredos para Deus. Ele sabe todas as coisas. 

Chegará o dia em que serás obrigado a enfrentar o teu passado e a ultrapassá-lo. Chegará o dia em que terás de enfrentar os Faraós da tua vida e deixar o medo, a cobardia, a insegurança e o conformismo para trás. 

Talvez precises de perdoar alguém, quem sabe a ti próprio/a. Ou talvez tenhas de pedir perdão a um familiar, a um amigo, a Deus?... Não sei quais foram os "egípcios" que escondeste, que enterraste bem fundo, mas no dia em que Deus te chamar, provavelmente serás confrontado com eles e, das duas uma, ou os olhas de frente e dependes totalmente Dele para os vencer, ou perderás a oportunidade de ver Deus agir na e através da tua vida. 

Ele te diz como a Moisés: Certamente eu serei contigo. Deus mandou Moisés voltar para o Egipto, voltar para trás, com um propósito, o de libertar os filhos de Israel. E quem era Moisés, senão um deles? 

Se há algo no teu passado que tentaste esconder e se estes anos todos tens fugido de Faraó com medo de "morrer", certamente Deus te mandará de volta ao Egipto. É-te necessário voltar atrás para que sejas finalmente livre e possas servi-lo no monte!

Então disse Moisés ao Senhor: Ah, meu Senhor! eu não sou homem eloquente, nem de ontem nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua. Êxodo 4:10

Este Moisés era cá uma peça! Deus gastou quase um capítulo inteiro a explicar-lhe o que ele devia dizer ao povo, deu-lhe uma vara que se transforma em cobra e ainda lhe arranjou mais uns sinais para o caso do povo não acreditar nele e o homem mesmo assim continuava a resistir a Deus. Irra que nós às vezes somos chatos!

Sabem qual é o nosso problema? É que contamos com as nossas capacidades ou com a falta delas. Quando vemos uma tarefa aparentemente maior do que aquilo que achamos ser capaz de realizar, entramos em pânico e lá se vai a fé. 

E disse-lhe o SENHOR: Quem fez a boca do homem? ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o SENHOR? Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar. Êxodo 4:11,12

Deus não se enganou quando chamou Moisés. Ele conhecia o seu coração e conhece o teu. Ele sabia como Moisés reagiria, que ficaria com medo, que tentaria arranjar desculpas, bla bla bla, mas que no fim faria a Sua vontade. Será que Deus quando olha para o teu coração pode dizer o mesmo? 

Deus estava farto de saber qual era a preparação de Moisés. Então se Deus o salvou pelo menos duas vezes da morte no Egipto... Ele sabe o que faz, ok? "Não sou eu o SENHOR?"

Porque é que continuas a questioná-Lo? Deus não está à procura de homens e mulheres super capazes, mas sim de servos (Marcos 10:44), que O adorem ( João 4:24), que O temam (Provérbios 2:5) e que dependam Dele. Deus procura precisamente aqueles que não se sentem capazes, mas que sejam capazes de confiar n'Ele para os capacitar. 

E quem se identifica diga "eu"! (:

Ele, porém, disse: Ah, meu Senhor! Envia pela mão daquele a quem tu hás de enviar.

Então se acendeu a ira do SENHOR contra Moisés, e disse: Não é Arão, o levita, teu irmão? Eu sei que ele falará muito bem; e eis que ele também sai ao teu encontro; e, vendo-te, se alegrará em seu coração. E tu lhe falarás, e porás as palavras na sua boca; e eu serei com a tua boca, e com a dele, ensinando-vos o que haveis de fazer.

E ele falará por ti ao povo; e acontecerá que ele te será por boca, e tu lhe serás por Deus. Toma, pois, esta vara na tua mão, com que farás os sinais. Êxodo 4:13-17

Ok, este Moisés já me está a dar nos nervos! (: Deus tem uma paciência para nos aturar... Pára de duvidar de ti e por favor não provoques a ira de Deus. Ele não nos dá mais do que podemos suportar. Às vezes Ele não te vai dizer logo o "como", mas se Ele te disse "vai", vai primeiro, pergunta depois.  Ele sempre enviará um escape, um apoio, seja um irmão ou uma vara. Ele sabe do que é que tu precisas. Vai! 

Então foi Moisés, e voltou para Jetro, seu sogro, e disse-lhe: Eu irei agora, e tornarei a meus irmãos, que estão no Egito, para ver se ainda vivem. Disse, pois, Jetro a Moisés: Vai em paz. Disse também o Senhor a Moisés em Midiã: Vai, volta para o Egito; porque todos os que buscavam a tua alma morreram.Tomou, pois, Moisés sua mulher e seus filhos, e os levou sobre um jumento, e tornou à terra do Egito; e Moisés tomou a vara de Deus na sua mão. Êxodo 4:18-20

Deus chamou-te? 
Então Ele certamente será contigo. 
Serás confrontado com o teu passado. 
A tua confiança Nele será posta à prova. 
Jamais O questiones. 
Vai. Para a frente, para trás, para a esquerda ou para a direita, vai para onde Ele te mandar, sem medo! 

As lutas serão duras, passarás por tempos difíceis, haverá dias de choro, mas Deus jamais te desampará.  
Toma a vara de Deus na tua mão!  

Shalom!

No comments:

Post a Comment

Obrigada pelo teu comentário. Deus te abençoe.