Thursday, March 27, 2014

AGUENTA MAIS UM POUCO


Há algum tempo que não escrevo aqui no blog. Por incrível que pareça tenho várias mensagens começadas nos rascunhos, mas nenhuma está terminada e às vezes pergunto-me se algum dia as irei terminar e publicar. A seu tempo irei, suponho.

Hoje, no entanto, tive vontade de escrever sobre algo e acho que, finalmente, vai sair daqui um texto com princípio, meio e fim.

Esta manhã recebi uma sms com um pequeno texto e um versículo: Hebreus 11:12. Abri a minha app da Bíblia no telemóvel para ler a passagem como faço sempre e li o seguinte:
Portanto, tornai a levantar as mãos cansadas, e os joelhos desconjuntados. Hebreus 12:12

Depois de ler o versículo reparei que estava a ler o capítulo errado. A app tinha aberto o capítulo 12 de Hebreus em vez do 11 que eu tinha escolhido. Tentei sair e abrir novamente o 11 e nada. Fi-lo vezes sem conta e aquilo insistia em mostrar-me o 12. Já meia frustrada voltei a ler aquela passagem que a app insistia em mostrar-me e na segunda leitura aquelas palavras como que ganharam vida e ecoaram dentro de mim. Portanto, tornai a levantar as mãos cansadas, e os joelhos desconjuntados.

Por algum motivo Deus queria que eu lesse Hebreus 12:12. E por algum motivo isso trouxe-me até aqui, a'O Pro(fé)ta,  novamente. 

Se me estás a ler, esta mensagem é também para ti que tens sido cansado pelas circunstâncias, que tens sido moído e quase destruído pelo peso das lutas. Levanta novamente as tuas mãos cansadas e coloca-te de pé, mesmo que sintas que os teus joelhos não têm mais forças para te suportar na caminhada, porque toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela. (Hebreus 12:11)

As lutas e as impossibilidades não surgem na tua vida para te matar, mas sim para te fortalecer, para te ensinar, para te educar, para te corrigir e para te levar mais longe no Reino de Deus. O choro faz parte das histórias dos grandes homens e das grandes mulheres. Esses padeceram grandes dores e passaram por grandes sofrimentos. Os seus nomes não ficaram conhecidos pelas alegrias, mas sim pelas conquistas. E alguém conquista uma cidade sem antes travar uma batalha de vida ou morte?

Sim, os grandes homens e mulheres que marcaram a história choraram e sofreram como tu e como eu. Eles viveram impossibilidades, mas não desistiram. Lutaram até ao fim. Caíram, mas levantaram-se. Choraram, mas enxugaram as lágrimas. Sofreram, mas utilizaram a dor como combustível para a luta. Lutaram, lutaram, lutaram. E então venceram. 

Quero-te dizer neste dia que o que define quem tu és não é a tua situação, não é a impossibilidade que estás a viver, seja ela qual for, não são as tuas circunstâncias. O que te define é a atitude que tu decides tomar face à adversidade.

O que te define não é o cair, mas o levantar. 
O que te define não é o sofrer, mas a tua reacção ao sofrimento. 
O que te define não é a dor, mas a força que dela retiras. 
O que te define não é a circunstância, mas o que escolhes fazer dela. 

Eu posso dizer com certeza que tenho vivido tempos de impossibilidade. Espero não demorar muito até contar aqui o meu testemunho, para honra e glória de Deus, mas por enquanto vou apenas dizer que as circunstâncias tentaram destruir-me. O impossível tentou engolir-me e o sofrimento tentou deprimir-me. O inferno caiu-me em cima e a coisa não foi fácil. 

E eu chorei. Chorei muito. Chorei muito sozinha, para Deus, quando mais ninguém via.Chorei no colo do meu Pai porque só Ele poderia compreender a dor que inundava a minha alma. 

Há momentos em que a nossa alma se abate e nós precisamos de estar sozinhos. Precisamos de sofrer sozinhos, de deixar que a dor seja liberta pelas lágrimas que nos escorrem pela face, que regam a terra e abalam os céus. 

As tuas lágrimas não caíram em terra infértil. Sabe que elas foram ouvidas nos céus e que o teu Pai está atento ao teu clamor mais profundo. Mesmo quando tu não podes falar, mesmo quando tu não proferes uma sílaba, Ele ouve e entende. Ele não te abandonou, Ele não te deixou sozinho/a por um minuto sequer. 

Tu és uma pérola preciosa, a menina dos olhos de Deus. Acaso achas que Ele se esqueceria de ti e do que lhe pediste, do que colocaste diante do Seu altar? Acaso Deus é homem para mentir? Ele jamais volta atrás numa promessa. Ele jamais volta atrás numa palavra que já te entregou. 

Não mudes tu, porque eu, o Senhor, não mudo (Malaquias 3:6)!

Os pensamentos Dele são muito mais elevados do que os teus, lembra-te que Ele vê a paisagem na totalidade, tu vês apenas uma pequena parte. O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois. João 13:7

Chorar não faz de ti fraco e sentires-te fraco certamente não faz de ti um derrotado. Isso é o que o diabo gosta de te fazer acreditar, mas não é o que Deus diz. Lê a Bíblia e vê a quantidade de homens e mulheres que choraram, que se sentiram em baixo, mais fragilizados, em algum momento. A Bíblia não esconde fraquezas, pelo contrário, expõe-nas. Mas vê também o que eles fizeram na adversidade, como se comportaram nos tempos de luta. 

Não me esqueço da frase que li na capa do livro "O Homem do Céu": Não são os grandes homens que transformam o mundo, mas sim os fracos, nas mãos de um grande Deus.

Muitas vezes me senti mais frágil e sensível, fraca até, na caminhada com Deus e especialmente nestes últimos tempos, mas nesses momentos eu agarrei-me ao Deus que tudo pode e disse como Paulo: quando estou fraca então sou forte. (II Coríntios 12:10). 

Nesses momentos eu encostei-me ao ombro do Pai e pedi-lhe que me consolasse e me abraçasse. Entre lágrimas, muitas vezes, pedi-lhe que me ajudasse a ser capaz de suportar a dor e a não desistir. Em vários momentos não se ouviram sequer palavras da minha boca, mas eu sei que os meus pensamentos chegaram aos céus de forma poderosa. E mais importante que isso, eu sei que Deus leu o meu coração e o que ele dizia, em cada batida: "eu confio em Ti." 

Hoje, a minha luta ainda não terminou, mas subi um degrau. Tornei a levantar as mãos cansadas, e os joelhos desconjuntados e convido-te a fazer o mesmo. Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu. (Hebreus 10:23)

Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos. Ainda não resististes até ao sangue (...) . Hebreus 12:3-4

Lança sobre Ele toda a tua ansiedade, porque ele tem cuidado de ti. (I Pedro 5:7-11) 
Porque ainda um pouquinho de tempo, e o que há de vir virá, e não tardará.Mas o justo viverá pela fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Hebreus 10:37-38

Aguenta só mais um pouco...

(...) vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.
E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus nos chamou à sua eterna glória, depois de havemos padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoe, confirme, fortifique e estabeleça.
A ele seja a glória e o poderio para todo o sempre. Amém. I Pedro 5:7-11

Shalom!

14 comments:

  1. Este texto é maravilhoso e era aquilo que precisava de ouvir. Passei por uma enorme tempestade, chorei muito, sofri muito até que finalmente ouvi a voz de Deus e Ele me transformou. Deus mudou o meu carácter algo que eu não via que precisava mesmo de ser mudado e agora Deus de forma maravilhosa está a dar-me tudo aquilo que perdi. Deus é maravilhoso e só tenho a agradecer a Deus pelas minhas provações porque eu agora estou muito mais forte. Sou uma pessoa melhorada então agora posso vencer pois Deus me moldou para ser vencedora. Muito obrigada e um grande abraço. Força

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá RR, obrigada pela tua visita e pelo teu comentário. Fico muito feliz por teres sido abençoada por este texto e mais ainda por ver que mesmo no meio das lutas, tens-te levantado e focado em Jesus. Ele é o autor e consumador da nossa fé e Nele podemos todas as coisas. Deus te abençoe e te use para a Sua obra. Um beijinho ;)

      Delete
  2. Oi flor, Deus falou comigo através de vc. Hoje Ele me deu essa palavra de Hebreus 12:12. E vejo que mesmo mediante tempos difíceis Deus sempre nos renova com Sua palavra de ânimo. Vejo que esse tempo que estamos vivendo tem sido difícil para a maioria dos cristãos e que o Sr. está muito próximo de buscar a Sua igreja! Isso que você falou sobre os homens de fé da bíblia que sofreram e se entristeceram em algum momento, isso é verdade mesmo e inclusive foi compartilhado por um irmão no último encontro que tivemos. Então sabemos q aqui iremos sofrer também, mas temos um Deus que nos dá força e nos renova a cada dificuldade. Aprendemos e somos moldados a cada circunstância difícil que passamos. Uma vez Deus me deu uma palavra que fica em Is 55:8:"Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamento, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor". Deus lhe abençoe e lhe guarde amada!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Querida Mirela, obrigada pela visita e pelas tuas lindas palavras. E eu recebo também essa palavra de Isaías, que é maravilhosa! Realmente, os pensamentos do Pai são muito maiores que os nossos. Que Ele te abençoe e renove as tuas forças e a tua fé, para que possas resistir firme até ao fim! Ele é connosco :) beijo no coração!

      Delete
  3. Que lindas palavras! Maravilhoso saber que não estamos sós, que outros enfrentam as mesmas provas que nós. Como Deus fala conosco através de sua Palavra! Glória a Deus, Diana!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Bruno, obrigada pela tua visita e pelo teu comentário. Fico feliz que tenhas sido edificado por estas palavras. É verdade, todos nós passamos por grandes tribulações e é testemunhando e partilhando que muitas vezes nos fortalecemos uns aos outros. A Palavra de Deus é viva e eficaz para separar até juntas e medulas. :) Deixemo-nos trabalhar e fortalecer por ela. Que Deus te abençoe e continue a fortalecer a tua fé. Abraço!

      Delete
  4. Muito bom dia!!!!
    Sou grato a Deus por essas palavras:
    Estou enfrentando um momento muito difícil em minha vida,e como foi bom ler hoje sua mensagem falou muito ao meu coração..
    Muito obrigada, que o Senhor Jesus Cristo continue te abençoando e te fortalecendo em sabedoria e paz...
    Schalom..

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada Fernando, que bom que este texto o abençoou, esse é o meu maior desejo quando escrevo. Que Deus o possa fortalecer nessa dificuldade e o nome Dele possa ser glorificado. "De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos." (II Coríntios 4:8,9).
      Deus o abençoe!

      Delete
    2. Obrigada por compartilhar, Deus te usou para falar comigo.

      Delete
  5. Oi aqui é um pastor de ovelhas passando a mesma luta que você mas eu creio que .através de você vai mim colocar de pé na minha vida sentimental pois satanás não me tirou da presença de Deus estou di chorando e gemendo mas estou de pé por mim e meu filho e minha mãe e meus parentes e irmãos e as ovelhas que me deu fiquei por de Jesus Cristo de Nazaré obrigado chorei muito quando li creio que vou ser feliz em toadas as áreas de minha ore sempre por mim que Deus tá preparando pra mim minha rebequinha na miha vida centimeatal ore sempre por mim presizo obrigado Deus é na sua vida

    ReplyDelete
  6. Esse texto, veio diretamente para mim.

    Glória a Deus!
    Você foi instrumento de Deus para minha vida.
    Deus te abençoe, te fortaleça cada dia mais.

    ReplyDelete
  7. Edificou minha manhã, vc é especial, fica com Deus é que ele te use sempre,como instrumentos para outras vidas.

    ReplyDelete
  8. Deus falou comigo 😭através de você

    ReplyDelete
  9. Deus falou comigo 😭

    ReplyDelete

Obrigada pelo teu comentário. Deus te abençoe.