Friday, June 27, 2014

ÀS VEZES ZANGO-ME COM DEUS, MAS ELE AMA-ME NA MESMA


Há dias em que só me apetecia fazer como os ursos e hibernar durante uns meses. Dormir e não precisar de pensar, nos problemas, nas situações que não consigo resolver, enfim. Há dias assim. Suponho que não seja só comigo. 

Sempre tive esta personalidade meia de ursa, não sei porquê. Dormir sempre me pareceu uma boa solução quando não encontrava mais nenhuma e costumava resolver. Ainda hoje costuma. Há quem lhe chame "enfiar a cabeça na areia", eu gosto mais de imaginar que é um retiro temporário. E geralmente funciona. Quando acordo estou como nova e parece que consigo ver as coisas com mais clareza... não sei se é de manter os olhos fechados, se aquilo tem alguma auto limpeza noturna, certo é que comigo resulta. 

Por estes dias andei meia zangada com Deus. Sim eu zango-me com Deus. (Vá venham de lá os puritanos a querer-me excomungar que eu não me importo.)

Deixem-me explicar, Deus é o meu melhor amigo e às vezes eu aborreço-me com o meu melhor amigo, porque não concordo com algumas coisas que Ele faz, mesmo que no fundo até saiba que Ele tem sempre razão. 

Chateia-me que Ele não faça o que eu quero e há dias em que isso me deixa triste. Não me entendam mal, não sou uma menina mimada que faz birra por dá cá aquela palha e que só porque lhe tiram o chupa-chupa da boca. Não, eu estou a falar de coisas sérias. Coisas sérias que estão dentro de nós e que colocamos por anos nas mãos de Deus. Sonhos. Sonhos que acalentamos desde a infância, mas que depois não se realizam, ou pelo menos não como estávamos à espera. É uma chatice, ok? Digam lá o que disserem, é motivo para ficarmos tristes sim, mesmo que a pessoa para quem dirigimos essa tristeza seja Deus. 

E não me interessa que me contradigam, sabem porquê? Porque eu prefiro ficar triste com Deus e dizer-lhe o que sinto do que ser uma hipócrita que finge que não se sente com nada. Por não sou. E porque me sinto. 

Sim Pai, fiquei triste. Sim Pai, não gostava que fosse assim. Mas... (e é esta parte que faz toda a diferença) eu ainda confio que tu sabes mais que eu. Eu ainda confio em ti. 

Sabem, é este tipo de relacionamento que Deus procura ter connosco. Transparente, sincero, de coração para coração. Às vezes estar na presença de Deus significa simplesmente não querer falar. E talvez outras vezes signifique chorar porque estamos tristes com o desfecho de alguma situação. 

Sermos filhos de Deus dá-nos o privilégio de simplesmente pedir colo. E sermos amigos dá-nos o privilégio de podermos dizer o que sentimos de verdade, sem medo de sermos rejeitados.

Creio que era isto que Jesus queria dizer quando disse que Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. (João 4:24).

Deus procura aqueles que são verdadeiros, consigo e com Ele. Ele não procura homens e mulheres perfeitos, cujo coração nunca se entristece, cuja mente nunca se ilude e cuja boca nunca se engana. Ele não procura máquinas, que não sentem e que não se sentem.

Não, Ele procura filhos e filhas, amigos e amigas, que O amem, que aceitem a sua condição e que O deixem ser quem Ele é - soberano. Que aceitem o facto de nem sempre terem razão, de nem sempre estarem alegres, de nem sempre estarem com vontade de sorrir, de nem sempre fazerem a coisa certa, mas que estejam dispostos a não esconder nada Dele. E a fazer tudo por Ele, para Ele. 

Ele procura aqueles que são verdadeiros com o seu coração, primeiramente. Esses saberão chegar-Se a Ele, em Espírito e em Verdade, como Ele deseja. E esses conhecerão o significado da palavra Adoração. Porque adorar implica dar-se. E dar-se implica ser-se... E esta é a essência da verdadeira adoração. Dar e Ser. 

Por que também Ele é e se deu. O Grande EU SOU (Êxodo 3:14) deu o seu Filho unigénito (João 3:16). E Jesus por sua vez deu a sua vida por cada um de nós. 

Precisamos de ser honestos connosco - quando falhamos e quando sofremos -, e de entregar as nossas vidas a Deus, como um profundo ato de amor, sabendo que não há nada que Ele não compreenda, nada que Ele não melhore, nada que Ele não transforme. 

Não se deixem enganar pelo inimigo quando ele vos diz que Deus não quer saber, que não são dignos de estar na Sua presença. A única coisa que nos pode afastar da Sua presença somos nós mesmos, não com o nosso pecado, mas sim com a nossa atitude quando pecamos. Põe os olhos naquele filho pródigo. Ele pecou contra o seu pai, mas arrependeu-se e voltou para casa. Acaso vemos aquele pai mandar o filho embora e dizer que não o queria ver mais? Não, vemos sim um pai que abraça um filho e manda fazer um banquete em sua honra.

Mesmo que chafurdemos na lama, o Pai estará lá à espera que nos lembremos Dele, que nos arrependamos e que corramos para casa. 

Jesus morreu por ti, por isso hoje és digno de chegar diante de Sua presença, mesmo que estejas sujo e a cheirar mal. Chega-te a Deus, tal como estás. Sem medos, sem receios. Sê tu mesmo e entrega o teu coração e Ele se chegará a ti de uma forma extraordinária. 

Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós.Tiago 4:8

Shalom!



Para seguir o pro(fé)ta no Facebook é aqui

No comments:

Post a Comment

Obrigada pelo teu comentário. Deus te abençoe.