Saturday, December 6, 2014

MUDAR FAZ BEM


Cheguei há pouco da igreja e dei por mim a refletir em algumas coisas quando me preparava para dormir. Há tanto tempo que não escrevia no blog, mas é quase uma da manhã e aqui estou eu... Vim até ao escritório aconchegar a minha cadela (sim eu faço isso) e os pensamentos foram-se acumulando na minha mente... 

Como muitas mulheres portuguesas, eu tenho cabelo encaracolado. Ao contrário da maioria eu adoro o meu cabelo. O cabelo encaracolado sou eu. É, digamos, a minha essência, faz parte de mim. Mas o cabelo encaracolado é um cabelo que dá muito trabalho (pelo menos o meu), porque tem vida própria, hoje está lindo, mas se eu for dormir amanhã pode acordar pavoroso. É um cabelo pouco prático, eu não acordo de manhã e pronto, não... tenho de usar um creme de pentear, tenho de ter uma determinada técnica para o pentear, este senhor precisa de ser muito bem hidratado porque ganha muito frizz, não fica bem se secado ao secador, quando chove é um horror... enfim, é como eu, beeeeem especial :) Resumindo, eu lá tenho as minhas manias e portanto só gosto dele de uma determinada forma e quando não é assim saio de casa chateada e a sentir-me revoltada com a minha sina capilar. 

(juro que eu vou chegar a algum lado com toda esta conversa, continuem a ler por favor)

Por estes motivos todos comprei um babyliss para me dar uma mãozinha nos bad hair days. Assim dou uma alisada rápida em algumas zonas e fico com um rabo-de-cavalo com mais pinta e com bom aspeto.

Para quem não me conhece eu só esticava o cabelo quando o rei fazia anos (que era efetivamente uma vez por ano, quando ia cortar as pontas). Infelizmente fui obrigada a render-me às evidências, precisava de ajuda e alisar de vez em quando era uma hipótese a considerar... 

Claro que nem por isso pretendo deixar de usar cabelo encaracolado. Simplesmente estou a adaptar-me a uma realidade, que é a minha. Nem sempre tenho tempo quando acordo para lavar o cabelo, nem sempre consigo que ele fique como quero no tempo que tenho disponível, nem sempre me sinto bem para ir trabalhar com ele no estado em que acordo, não o posso levar para a rua molhado (que é como gosto de o secar) com o frio de rachar que está... É a realidade.

E o que é que isto tudo tem a ver com este blog que supostamente fala da minha vida com Deus, perguntam vocês? Bom, eu também não tinha percebido, mas tem tudo. O meu cabelo encaracolado representa a minha identidade, a minha essência. É quem eu sou. E Deus não muda a nossa essência. Mas muitas vezes pelo caminho da vida deparamo-nos com mudanças, que são necessárias, mas que nem sempre nos são muito confortáveis. 

Alguém me dizia há pouco que gosta mais de me ver de caracóis e a verdade é que eu também gosto, mas percebi que preciso de fazer algumas adaptações. Alisar de vez em quando. Na nossa vida muitas vezes também é assim. E quando isso acontece não raramente temos dificuldade em aceitar a mudança, em aceitar aquilo que chega de novo, porque gostávamos mais de como era antes. (De repente lembrei-me do povo no deserto a reclamar porque no Egito é que era bom... não sei se conhecem alguém assim...)

Deus não muda a tua essência, mas às vezes Ele precisa de te "alisar". Esticar algumas madeixas do teu feitio que ainda precisam de ficar sem frizz. Talvez Deus precise de te tratar ainda no teu falar, nas tuas emoções, nas tuas reacções... mudanças! As mudanças são necessárias e geralmente trazem à tua vida um novo visual.  Claro que uma mudança de visual traz sempre algum choque, especialmente quando durante tanto tempo te habituaste a ser assim. 

Mesmo quando nos preparamos para a mudança e ainda que ela nos assente que nem uma luva, nem sempe lidamos bem com ela. As mudanças às vezes parecem tão simples, mas podem ser tão desconfortáveis e deixar-nos tão inquietos...

 Mas tu só cresces quando aprendes a aceitar a mudança e a compreender que ela não tem só coisas más. Sim, tu até gostas mais de te ver de caracóis, mas os cabelos lisos dão-te mais flexibilidade, são mais práticos, podes sair de casa sem perder tanto tempo, dormir mais um pouco, duram mais tempo sem teres de os lavar... entendem onde quero chegar? 

Deus precisa de nos "alisar", de nos amaciar, de limar agumas arestas que estavam um pouco mais pontiagudas. Mas tu nunca vais deixar de ter o cabelo encaracolado. Tu nunca vais deixar de ser quem és na tua essência, vais sim passar a ser melhor ainda. Uma versão melhorada de ti mesmo. Versão 3.0. Vais ganhar novas capacidades, novas habilidades, novas sensibilidades. A palavra-chave é ganhar e não perder. 

A nossa visão muda tudo. Tu podes olhar para o que estás a perder ou podes escolher olhar para o que estás a ganhar. Podes escolher ver o cabelo liso que não é aquilo de que mais gostas, ou podes escolher ver as vantagens que ele te traz e usá-las a teu favor. 

Deus não nos faz regredir, pelo contrário, se deixarmos que Ele trabalhe, vamos necessariamente evoluir. Crescer, ir mais além, evoluir. Isto é o que Deus tem para aqueles que se deixam moldar por Ele, para aqueles que aceitam que Ele sabe e tem mais e melhor. 

Isto é muito mais profundo do que cabelo, vocês percebem... Deus fala de formas simples e Ele tem-me ensinado tanto... em pequenas coisas do dia-a-dia... só precisamos de estar atentos e de deixar que Ele trabalhe como quer. Não sei qual é o teu "cabelo encaracolado", ma todos tempos algo que precisa ainda de evoluir. Seja o que for que Deus tem estado a mexer aí dentro, deixa. Deixa-O agirar as águas. Não resistas, não lutes contra a mudança, porque ela traz sempre coisas novas e boas.

Não sejas como o povo que  no deserto estava derserto para voltar atrás. Com Deus pr'á frente é que é caminho. Se Ele te está a apontar a direção certa e ela exige mudança, aceita-a, abraça-a e deixa que ela te ensine. Deixa que Deus te ensine, porque o soldado precisa de ser bem preparado antes de ser enviado para a frente de batalha.

Oro para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito, para que Cristo habite no coração de vocês mediante a fé; e oro para que, estando arraigados e alicerçados em amor, vocês possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade,e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus. Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós. Efésios 3:16-20

Shalom!

Para seguir o pro(fé)ta no Facebook é aqui 

No comments:

Post a Comment

Obrigada pelo teu comentário. Deus te abençoe.