Wednesday, February 18, 2015

A MINHA GRAÇA TE BASTA


Ontem no meu tempo com Deus partilhava várias situações que têm acontecido ultimamente na minha vida e pensava em como algumas delas às vezes me têm tentado engolir. Felizmente, e graças a Deus (mesmo), nenhuma tem conseguido, mas não raramente dou por mim a pensar que elas (as dificuldades) são mais que as mães e que parecem pipocas a saltar, umas atrás das outras. A sério, há momentos em que fico tão parva com a rapidez com que os problemas se avolumam, que a minha única reacção é a mesma que me ensinaram a ter a atravessar a estrada: pára, escuta e olha. 

No meio de um sem fim de pensamentos (e pareciam mesmo não ter fim... meu Deus como o nosso cérebro acumula informação... medooo), aquilo que ecoou no meu coração e no meu espírito foi tão simples, mas tão poderoso. Um versículo, um que eu conheço tão bem, quase bem demais. Um versículo que já li tantas, mas tantas vezes e que já me ensinou tanto, em tantas situações... Cá estava ele, outra vez:
A minha graça te basta. II Coríntios 12:9

E graça é favor, é perdão, é bondade, é misericórdia, é amor. Graça é Jesus. Quando ouvimos Deus dizer "a minha graça te basta", como ouviu Paulo, podemos reagir de duas formas: entender que Ele é suficiente, que o que Ele fez é suficiente, que o Seu amor é suficiente e que tudo vai ficar bem ou podemos questionar, ficar inquietos, cheios de dúvidas, de medos, ignorando, portanto, que Deus tem sempre um plano. Qual é a porta que costumas abrir? A da certeza ou da dúvida? A da confiança cega ou a fé que vacila? 

Vamos ser honestos, problemas toda a gente tem. Abraão teve, Jacó teve, Isaque teve, José teve, David teve, Jesus teve, os discípulos (e depois apóstolos) tiveram, até o próprio Deus teve (com o parvalhão do Lúcifer que se achava a última coca-cola do deserto). Mas o que nos diferencia então quando eles aparecem? O tamanho do problema? O quanto ele nos afeta ou a outros? A duração? Não creio. Acredito sim que o que nos faz diferentes é a forma como o encaramos. A forma como olhamos para o problema de frente e o enfrentamos. Às vezes podemos abraçá-lo, outras esbofeteá-lo, outras ainda driblá-lo, ou mesmo matá-lo, mas importa que o enfrentes, sem medos, num frente a frente de titãs. Com uma certeza. A Graça é quanto te basta para ires contra ele.

Seja qual for a situação que enfrentes, não precisas de ser muito forte. Não precisas ser muito grande. Não precisas ser famoso. Não precisas ser especialista na coisa. Na verdade, a única coisa de que tu e eu precisamos é da Graça, imerecida, eterna, totalmente e fabulosamente autêntica e maravilhosa Graça. 

A minha graça te basta porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. II Coríntios 12:9


A Graça que precisa da fraqueza para ser forte. A Graça que cresce quando tu diminuis. A Graça que se alimenta de um coração rendido, submisso, puro. É só disso que Deus precisa, do teu, do meu, do nosso coração. 

Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos observem os meus caminhos. Provérbios 23:26

Foi o coração de Jesus que foi à Cruz e conquistou a Graça. Um coração rendido ao Pai de Amor. Um coração submisso ao Deus soberano. Um coração puro, capaz de amar toda a humanidade e carregar o seu pecado. 

Meu Deus, se nós entendêssemos isto. Se somente nós fôssemos capazes de entender que a Graça nos basta, que é suficiente simplesmente porque Deus usa os problemas que nos enfraquecem para nos fortalecer, então seríamos capazes de dizer como Paulo:

De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.
Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte. II Coríntios 12:9-10

 Não sei quais são as tuas angústias, as injúrias ou as necessidades que tens suportado, mas deixa-me dizer-te o mesmo que Deus me disse a mim: a Sua graça te basta, porque quando estás fraco, então és forte. És forte Naquele que te fortalece. Deus é a tua força, olha para o alto e lembra-te que é de lá que te vem o socorro!

Olhai por vós mesmos, para que não percamos o que temos ganho, antes recebamos o inteiro galardão. II João 1:8
Se Deus é por nós, quem será contra nós? Romanos 8:31
Shalom!

Para seguir o pro(fé)ta no Facebook é aqui 

No comments:

Post a Comment

Obrigada pelo teu comentário. Deus te abençoe.