Wednesday, March 4, 2015

E ENCONTRARÁS DESCANSO...


"Oh tempo volta para trás...", dizia a música. Eu não queria que ele fizesse rewind, mas uma pausa de vez em quando era bem-vinda para me dar tempo para fazer tudo o que quero! Entre trabalho, família, casa, blog e otras cositas mas, parece que as horas me fogem pelos dedos. Oh vida corrida esta. :) 

E bom, assim sem saber ler nem escrever já tenho três textos novos nos rascunhos a precisar de ser acabados! E não sei como ainda consegui começar a escrever este sem acabar os outros... 'Tá bonito 'tá! Mas adiante. Terminada a introdução, vamos ao que interessa. 

Ontem à noite sentia-me especialmente cansada. Não apenas fisicamente, mas emocionalmente. Nem sei bem porquê para ser honesta. Quer dizer, sei, a verdade é que elas não matam mas vão moendo, mas o que quero dizer é que não me sentia assim por nenhum motivo em especial (apesar de até ter vários que o poderiam provocar), apenas me sentia cansada, extenuada. Por alguns momentos fiquei ali, na casa de banho (já vos disse que a minha casa de banho é ungida? ehehe), a respirar e a deixar cair umas quantas lágrimas, nem sei bem porquê, mas que elas precisavam de cair, precisavam. E eu não as impedi. 

Orei. Nada de muito eloquente, mas bem sentido. Disse a Deus o que sentia. Ele trouxe-me à memória uma passagem perfeita. Gostei desta versão:

Vinde a mim todos os que estais cansados de carregar as suas pesadas cargas, e Eu vos darei descanso. Mateus 11:28

Hoje pus-me a reflectir nisto e achei que devia escrever algo sobre o tema. A vida é realmente corrida demais e parece-me que há-de haver por aí muita gente a sentir-se "cansada de carregar as suas pesadas cargas". Se és uma dessas pessoas quero dizer-te que Jesus prometeu dar-te descanso. E Jesus sempre cumpre as Suas promessas.  Ele promete aliviar as nossas cargas e dar descanso ao cansado e sobrecarregado. 

Mas, como em tudo na vida com Deus, é preciso fazermos a nossa parte, a primeira parte, na verdade. 

Jesus começa por dizer "vinde a mim" e continua "e eu vos aliviarei". Então, encontramos aqui uma condição. Ele promete dar descanso a todos aqueles que forem até Ele. 

E se continuarmos a ler, os versos 29 e 30 desvendam um pouco mais... 
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. Mateus 11:29-30
Irmos até Ele é o primeiro passo, mas não o único. Diz mais Jesus: "tomai sobre vós o meu jugo".
Pesquisando um pouco descobri que o "jugo" é uma peça feita de madeira, utilizada para unir dois bois, para que andem no mesmo compasso enquanto puxam um arado ou uma carroça. É também chamada de "canga" ou "junta de bois". ´


Sabemos que Jesus falava muito por metáforas e utilizando uma linguagem muito ligada à terra, para que todos o pudessem compreender, mas hoje estas expressões passam-nos um pouco ao lado e, sem querer, às vezes perdemos a profundidade de certas passagens que lemos. 

Jugo fala claramente de sujeição, submissão, autoridade, obediência. Portanto, se lermos novamente, entendemos qualquer coisa como: "sujeitem-se a mim, obedeçam à minha Palavra". 

E Jesus continua "e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração". Aqui não há grandes dúvidas. Jesus utiliza duas das suas características - interessante que Ele poderia ter escolhido outras, mas escolheu precisamente estas duas para o representarem, mansidão e humildade de coração - e diz-nos para aprendermos com isso, que é como quem diz, "sejam como eu, imitem-me." [Ponto e vírgula] E então "encontrareis descanso para as vossas almas".

Como é que um versículo pode conter tanto ensino, não é incrível? Sendo bem objectiva, porque senão isto fica um testamentaço, queres encontrar paz? Queres que Jesus te dê esse descanso por que tanto anseias? Então toma nota destes três passos (e põe-nos em prática):


VAI ATÉ ELE 

Haja o que houver, não deixes de O buscar, mesmo que pelo caminho haja pedras, continua a insistir. Sacode a poeira e levanta-te, vai até Ele. A Bíblia diz "batei e abrir-se-os-á". Então força! Bate e insiste até que a porta se abra! 

Os grandes milagres que encontramos na Palavra foram precedidos por uma atitude, um "ir até Ele", seja de forma literal ou em oração. Ana orou por Samuel, Ester convocou um jejum pelo povo judeu, Abraão levou Isaac até ao altar do sacrifício, Zaqueu subiu a uma árvore só para ver o Mestre, a mulher do fluxo de sangue tocou nas Suas vestes para ser curada e tantos outros exemplos poderia citar...  

Só Deus tem o poder de aliviar o teu fardo, que é tão pesado, e substituí-lo por um bem mais leve. Basta que "vás" até Ele. 


SUBMETE-TE À AUTORIDADE DE DEUS

Ele é soberano e quer ser o único Senhor da tua vida. É necessário que lhe entregues o comando do barco para evitar que ele afunde. Enquanto fores tu a tomar as decisões, não haverá espaço para Deus operar. Se Ele falar, obedece. Não vaciles. Não temas. Não duvides. Sai do barco em fé e anda sobre as águas, porque enquanto confiares no Senhor dos Senhores, certamente não te afogarás! 

Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. diz em Tiago 4:7. Honrar a Deus é a chave para sermos capazes de resistir ao inimigo da nossa alma. 


SEGUE O EXEMPLO DE JESUS

Dei-vos um exemplo para que, como Eu vos fiz, também vós o façais. João 13:15

É extraordinário como na Palavra de Deus tudo se interliga, tudo se relaciona. Reparem como Jesus nos incentiva a seguir a mansidão, que é uma característica do fruto do Espírito. Ele fala nisto já depois do "vinde a mim" e do "tomai o meu jugo", porque a verdade é que (salvo raras excepções) esta é uma qualidade alcançável apenas por aqueles que estão na presença de Deus continuamente e se submetem, em tudo, a Ele. 

E quanto à humildade de coração, que Jesus refere no mesmo verso, bom, essa é uma característica inevitável, eu diria, depois de tudo isto. Aquele que se despe de si mesmo para deixar entrar o Rei da Glória torna-se, cada vez mais, semelhante a Ele. E quando Ele entra na nossa vida, ela transforma-se radicalmente. E essa transformação acontece de dentro para fora, ela ocorre primeiramente no coração e no final do dia, é para o coração que Deus olha. 


Novamente, e para não esquecermos:

Vinde a mim todos os que estais cansados de carregar as suas pesadas cargas, e Eu vos darei descanso. 
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. Mateus 11:28-30

E se dúvidas ainda houver da promessa Jesus, termino com este...

Eis, portanto, que restaurarei o ânimo do abatido, animarei o exausto e darei forças aos enfraquecidos! Jeremias 31:25
Shalom!

Para seguir o pro(fé)ta no Facebook é aqui

No comments:

Post a Comment

Obrigada pelo teu comentário. Deus te abençoe.