Wednesday, April 1, 2015

O CORAÇÃO DA PÁSCOA


Há uns dias que ando a pensar que tenho de escrever qualquer coisa sobre a Páscoa (afinal é A Data, a "festa" bíblica mais importante de todas), mas confesso que não me apetecia nada. Não sei porquê, mas acho que já se escreveu tanto sobre o tema que parece que não há muito mais a dizer. E, sinceramente, no meio de tanto ruído, será que alguém ouve? 

Ainda assim, Deus é engraçado e ontem enquanto pensava na vida, sem dar por ela desenhou-se na minha mente o que escrever aqui.

Nunca se perguntaram "e se em vez desta decisão, tivesse tomado aquela, onde será que eu estaria?". "E se eu tivesse ido para aquela escola?", ou "E se não me tivesse casado com ele/ela?", "E se tivesse tirado aquele outro curso e escolhido outra carreira?"... "E se"...

Sei que parece parvo, mas eu penso muito nestas coisas... Não que isso importe agora, porque o passado deve ficar lá mesmo, no passado, mas gosto de refletir nisto, na importância de uma decisão, de uma atitude, de uma escolha e em como isso pode mudar uma vida inteira...  

Acontece que ontem pensar nisto levou-me a um lugar diferente. Levou-me a Jesus e à Sua decisão de fazer a vontade de Deus, de se entregar para morrer na cruz. E por momentos respirei fundo e pensei: "e se Jesus não tivesse morrido por mim?". O que seria de mim se Jesus nem sequer tivesse existido? Será que conseguimos sequer imaginar?

E se Jesus não tivesse ido à cruz? Se ele não tivesse seguido em frente com a decisão de me salvar, de nos salvar a todos, a humanidade, o que teria sido de mim, de ti, de todos nós? O que seria do mundo sem Jesus?

Olha para a tua vida e faz um rewind mental. Onde estarias tu se não fosse Jesus? A bíblia diz que Ele nos tirou de uma "cova de destruição, dum charco de lodo" (salmos 40:2) e Ele bem sabe... Não conheço a tua realidade mas eu bem sei do que Ele me livrou a mim e não quero sequer imaginar o que seria a minha vida se eu não O tivesse deixado entrar nela. 


E quantos ainda vivem aprisionados numa vida sem a Luz do mundo? Até nos mostramos felizes por fora, com o dinheiro, a carreira, os carros, a família, as casas, os vícios e sabe-se lá mais o quê, mas só Deus sabe o que lá vai dentro... Foi assim comigo e é assim com muitos de nós que ainda não tiveram a oportunidade de ter um encontro real com este Jesus. Depois há aqueles que se sentem genuinamente felizes, mesmo sem Deus nas suas vidas. Esses só percebem o quanto precisam Dele, só realizam o estado da sua alma, quando a presença deste Jesus lhes revela o que estava escondido à vista de todos. Afinal, o que é a felicidade efémera deste mundo quando comparada com uma vida eterna nos Céus?

Se Deus (pelo sacrifício de Jesus) não tivesse entrado na minha e na tua vida, o que seria de mim e de ti? 

Talvez os teus pais que até são cristãos nunca se tivessem conhecido. E talvez tu não tivesses sequer nascido. Talvez não tivesses crescido na igreja, com os princípios bíblicos, com a vida de Deus em ti e não fosses quem és hoje - casado, com filhos e com um ministério que glorifica a Deus. 

Talvez não tivesses conhecido os teus melhores amigos e por isso aquela amiga que te convenceu a não fazeres um disparate há anos atrás não estaria lá e tu terias feito. E hoje ainda estarias preso, a pagar por isso. 

Talvez não tivesses andado naquela escola, tirado aquele curso... E talvez aí fosse influenciado a provar drogas. Talvez naquele momento em que todos aceitaram não tivesses sido capaz de dizer "não" e hoje fosses um viciado. 

Talvez te tivesses deixado seduzir por  aquele rapaz, tivesses engravidado e casado com a pessoa errada. E talvez esse homem fosse agressivo e mau para ti e hoje fosses uma mulher profundamente infeliz. 

Talvez nunca tivesses conhecido a amiga que te levou a conhecer o Deus que mudou a tua vida e que mais tarde se tornaria a tua mulher. E por causa disso talvez hoje não fossem pastores de uma igreja que ajuda tantas outras vidas. 

Talvez naquela tarde, desesperada, não tivesses mudado de ideias e tivesses feito mesmo aquele aborto que correria mal e te impediria de forma a família linda e feliz que tens hoje. 

Talvez aquele homem que te encontrou na rua naquela noite a cair de bêbedo e te ajudou nunca tivesse aparecido e tu hoje estivesses morto. 

Talvez nunca tivesses sobrevivido aquele acidente de forma milagrosa e os teus filhos nunca tivessem nascido... E quem sabe como eles poderiam ter marcado o mundo?

Consegues imaginar como seria a tua vida sem Jesus? 

Infeliz, sem dúvida. Sem Jesus, tu, eu e o mundo estaria perdido, sem sonhos, sem perspectivas, sem amor, sem alegria, sem vida. Um mundo cheio de trevas, de podridão, de pesar, de choro, de agressão, de maldade, de dor. Não quero imaginar o que seria viver num mundo assim. 

É verdade que "o mundo jaz no maligno" e que temos de conviver com trevas na mesma, mas nós temos a Luz! E que diferença isso faz! Jesus escolheu morrer para que também  hoje possamos ter uma escolha. Ele escolheu dar a sua vida para que hoje tu e eu possamos escolher viver e não morrer!  Ele morreu para que hoje vivamos, mas Ele não está morto! A morte foi vencida ao terceiro dia quando Jesus ressuscitou e hoje Ele vive! Jesus vive e está assentado no trono, à direita de Deus Pai! 

Significa isto que a nossa vida será facilitada por O conhecermos e decidirmos viver com e para Ele? Não. Viver com Jesus não é sinónimo de uma vida [neste mundo] sem problemas. De todo. Mas é tão mais do que isso... 

Viver com Jesus é poder viver e não morrer;
Viver com Jesus é ter a certeza de que existe um lugar guardado para nós depois de tudo isto, é um acesso à vida eterna, uma vida que não acaba aqui, que não acaba com a morte física;
Viver com Jesus é poder sonhar, é poder acreditar num amanhã melhor;
Viver com Jesus é saber que "o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã";
Viver com Jesus é ter fé de que tudo podemos Nele, que com Ele saltamos muralhas e passamos pelo meio do mar;
Viver com Jesus é descobrir que há muito mais para além daquilo que vemos, que há um todo um mundo sobrenatural à nossa volta;
Viver com Jesus é ter um Pai, um Marido/Mulher, um Amigo, um Conselheiro, um Guarda-costas 24h por dia, 365 dias por ano, onde quer que vamos;
Viver com Jesus é garantia de uma vida abundante, não necessariamente em bens materiais, mas em carácter, em amor, em alegria, em justiça, e em paz;
Viver com Jesus é ter quem nos ame de forma incondicional e com quem contar, mesmo quando os amigos escasseiam e a família nos abandona;
Viver com Jesus é não ter medo do que nos pode fazer o homem, pois Ele é o justo Juíz e não nos deixa ser envergonhados;
Viver com Jesus é ter um ombro para chorar nos momentos menos bons e um conforto sobrenatural nos tempos de angústia;
Viver com Jesus é ter com quem partilhar tudo o que sentimos e pensamos e que temos vergonha de dizer;
Viver com Jesus é contar com uma sabedoria inimaginável para resolver todos os problemas, em todas as situações;
Viver com Jesus é ser capaz de fazer o impossível aos olhos dos homens e deste mundo;
Viver com Jesus é ter a própria Vida a fluir dentro de nós e ver milagres acontecer;
Viver com Jesus é viver de coração cheio, de amor e de graça;
Viver com Jesus é ter direito a uma nova oportunidade todos os dias. É poder viver sem vergonha do que fizémos ou fomos no passado e ter acesso a um futuro e a uma esperança;

Viver com Jesus é escolher viver. Para sempre. Com Ele. 

Como eu sou grata por Ele ter existido e não ter desistido. Como eu sou grata por este Jesus, terno, doce e firme Jesus, que escolheu dar a vida por mim, que a comprou [a minha vida e a tua] com o que de mais valioso há, o sangue. Sangue por sangue. O Dele pelo nosso. Vida por vida. A Dele pela nossa. Sacrifício vivo, por toda a humanidade. 

Não tenho palavras nem boa acções suficientes para Lhe agradecer tudo o que fez e ainda fará por mim, pela minha vida e pela Luz que me concedeu. O que dar a alguém que salvou, não só a minha vida, mas a minha alma? Na falta de melhor dou-Lhe o meu coração, eternamente grato, que é, em boa verdade, a única coisa que Ele me pede. A mim e a ti. 

Filho meu, dá-me o teu coração. Provérbios 23:26

E Páscoa é isto. Um coração grato por um sacrifício puro, desinteressado e salvador. Um coração que crê neste Jesus e no Seu amor.  Um coração que escolhe ouvir e obedecer. Dá-lhe hoje também o teu. 

E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.  
E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão. 
Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus. Marcos 16:15-19

Um Páscoa Feliz. :) Shalom!

Para seguir o pro(fé)ta no Facebook é aqui

No comments:

Post a Comment

Obrigada pelo teu comentário. Deus te abençoe.