Thursday, April 23, 2015

O ELIXIR DA VIDA


Não planeei escrever este texto, como aliás não planeio a maioria deles, mas ao fazer hoje um post na página d'O Pro(fé)ta no Facebook sobre o Dia Mundial do Livro (by the way, sabiam que a Bíblia lidera a lista dos 10 livros mais vendidos no Planeta há cinco décadas?), lembrei-me de uma reflexão que fiz há uns dias sobre as palavras de Jesus que lemos em João 8:32 e achei que fazia sentido partilhá-la convosco, especialmente neste dia. 

Se permanecerdes na minha Palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos. E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” João 8:32
É curioso, esta semana estava a ver uma série de que gosto imenso e uma das personagens dizia para outra: "You have no idea how powerful the truth can be" (não imaginas quão poderosa pode ser a verdade". E realmente é mesmo assim, há qualquer coisa de extremamente poderoso na verdade. A verdade liberta! Por mais dura que às vezes ela possa ser (e às vezes é), quando ela é assumida, ela tem o poder de libertar. Quem a diz e quem a recebe!  

E a verdade liberta talvez porque o oposto da verdade é a mentira e a mentira acarreta necessariamente um fardo demasiado pesado de carregar. Assim, quando nos vemos livre dele, é compreensível que nos sintamos mais leves, capazes de finalmente respirar fundo, livres.

Jesus disse que conhecer a verdade nos libertaria. Qual verdade? A Sua Palavra. A santa e eterna Palavra de Deus, a Bíblia.
A tua palavra é a verdade, desde o princípio, e cada um dos teus juízos dura para sempre. Salmos 119:160 
(...) a tua palavra é a verdade. João 17:17b

A Palavra de Deus é a verdade. E a Verdade é Jesus. 
E disse Jesus: Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida. João 14:6a 
No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. João 1:1

Conhecer e viver esta Palavra liberta-nos. De quê? De tudo o que nos aprisiona. E a prisão tem nome. Um marido agressivo. Um pai abusador. O abandono de uma mãe. Uma gravidez não desejada. Uma juventude roubada. Um casamento falhado. Um divórcio. Um aborto. Uma doença incurável. Uma traição. Um passado obscuro. Uma decisão errada... 

Qual é o nome da tua prisão? Falta de perdão? Frustração? Medo? Rejeição, tristeza, raiva, depressão? Ansiedade, (in)conformismo, baixa auto-estima? Auto-comiseração? Desamor? Rancor?... É da prisão que Jesus promete livrar-te! Livrar-nos! 
Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ministrar a verdade, para repreender o mal, para corrigir os erros e para ensinar a maneira certa de viver. II Timóteo 3:16

A Palavra tem esse poder. Ela inicia em nós um processo incrível, que só nós próprios podemos impedir. Ela ministra em nós a verdade que liberta, repreende todo o mal, corrige os erros e ensina-nos como viver segundo a vontade de Deus, que é boa, perfeita e agradável. A Palavra transforma-nos, conduz-nos, ensina-nos, protege-nos, purifica-nos e salva-nos!

(...) as Sagradas Letras que têm o poder de fazer-te sábio para a salvação, por intermédio da fé em Cristo Jesus. II Timóteo 3:15

É comum ouvir pessoas dizerem que não conseguem ler a Bíblia e que quando vão à igreja não percebem a mensagem que é ensinada... Dá que pensar não? Claro que o inimigo da nossa alma não quer que as pessoas oiçam ou leiam esta Palavra, porque ele sabe o que acontece quando a Palavra desce ao nosso coração e quer impedi-lo ao máximo! 

Porquanto a Palavra de Deus é viva e eficaz, mais cortante que qualquer espada de dois gumes; capaz de penetrar até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é sensível para perceber os pensamentos e intenções do coração. Hebreus 4:12

A Palavra é o Elixir da Vida. É antibiótico, anti-inflamatório, analgésico e muti-vitamínico num só! Cura as feridas da alma e concede a vida eterna. Precisamos de tomá-lo de forma consistente, consciente e diariamente, para que possamos ser saudáveis, no espírito, na alma e no corpo! E mesmo quando acharmos que a nossa saúde é de ferro continuemos a tomá-lo preventivamente, porque este elixir dá-nos defesas inimagináveis! 

Lembram-se de Jesus lá no deserto a ser tentado por Satanás? Jesus estava cheio do "Elixir da Vida"! Foi a Palavra que O salvou. (Podem ler tudo lá em Marcos 4) Porque seria diferente connosco?

Portanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, permanecer firmes. Efésios 6:13

A Palavra de Deus é uma arma poderosa que exige perícia e habilidade. Como qualquer outra arma, exige treino e dedicação para que a sua utilização seja verdadeiramente eficaz. Os que forem capazes de a manejar terão nas suas mãos um poder incalculável! Assim, mais do que lê-la, é preciso "vesti-la", que é como quem diz, praticá-la, porque essa é a única forma de sermos capazes de resistir no dia mau. E ele virá, acreditem. 
Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para o meu caminho. Salmos 119:105

Shalom!

Para seguir o pro(fé)ta no Facebook é aqui

No comments:

Post a Comment

Obrigada pelo teu comentário. Deus te abençoe.