Tuesday, April 14, 2015

UMA NOVA HISTÓRIA


Por estes dias acordei a cantar uma música (podem ver o vídeo abaixo)... Cantei uma e outra vez e a música não me saía da cabeça... foi assim o dia inteiro. À noite aconteceu algo que me deixou triste e a música voltou a ecoar na minha mente..."sai da tua tenda filho meu...uma nova história Deus tem para mim...". Coloquei a música a tocar no youtube e ouvi-a novamente. Troquei umas palavras com Deus e abri a Bíblia em Génesis 15. Já tinha lido esta passagem várias vezes e até já ouvi pregações sobre o tema, mas naquele momento tudo aquilo me disse tanto... 

Passados esses acontecimentos, o SENHOR falou a Abrão, por intermédio de uma visão: “Não temas, Abrão! Eu Sou o teu escudo; e grande será a tua recompensa!” 
Contudo, Abrão declarou: “Ó Todo-Poderoso SENHOR, meu Deus! De que valerá uma grande recompensa se continuo sem filhos? Eliézer de Damasco é quem vai herdar tudo o que tenho. Tu não me concedeste descendência, e por esse motivo um dos meus servos, nascido na minha casa, será o meu herdeiro!” Génesis 15:1-3

No capítulo 14 de Génesis, Abrão (Deus aqui ainda não lhe tinha mudado o nome) descobre que o seu sobrinho Ló foi raptado numa guerra e convoca 318 homens para o ir salvar. Saem vitoriosos, Ló regressa a casa e percebemos na atitude de Abrão que ele é um homem de honra e com carácter. Glorifica a Deus, entrega o seu dízimo e não fica com nada do que não é seu. 

Ler isto depois de já ter lido o capítulo 15 fez-me refletir sobre as emoções de Abrão e sobre quem era realmente este homem que hoje conhecemos como o Pai da Fé. E refletir sobre o tema levou-me a perceber em Abrão um homem, com sonhos e frustrações, como todos nós. Um homem casado com uma mulher que ele amava profundamente, mas que não lhe podia dar filhos porque era estéril. Um homem que era tio e que provavelmente via no sobrinho orfão a única oportunidade de ser um pouco pai. Um homem que procurava ser fiel a Deus e fazer a coisa certa, mas que no fundo sentia um vazio por não ter descendência.

Até posso estar a viajar na maionese, mas eu gosto de ler nas entrelinhas. As nossas respostas podem dizer muito sobre o que sentimos e com Abrão não é diferente. Senão vejam... 

No início do capítulo 15 Deus fala com Abrão e diz-lhe: "Não temas, Abrão! Eu Sou o teu escudo; e grande será a tua recompensa!". Uau!Isto é o que eu chamo uma palavra de incentivo! Mas e o que é que Abrão lhe responde? "De que valerá uma grande recompensa se continuo sem filhos?".

E com isto percebemos tudo. Abrão desejava ser pai e esse sentimento era mais real e mais profundo do que imaginamos. Ouvimos muitas pregações por aí sobre a esterilidade de Sara e  sobre a fé de Abrão quando entregou Isaque, mas acho que nunca ouvi ninguém falar sobre o desejo do coração de Abrão, um desejo tão forte, que não havia recompensa que lhe fosse suficiente. Ele não queria mais nada. Ele queria filhos, uma descendência. 

E pensar nisto lembra-me de nós hoje. Não será também assim connosco? Fiéis a Deus, sempre prontos a agradá-Lo, sempre a tentar fazer a coisa certa, mas com um sonho, um desejo ainda por realizar, algo que é tão forte e profundo que quando Deus nos diz como a Abrão "não temas, eu estou contigo e vou-te recompensar", nós respondemos tal como Ele: "Ó Todo-Poderoso SENHOR, meu Deus!". Dizemos "oh Pai...", como quem diz "eu sei que sim, mas... eu só queria aquilo... aquilo que não me deste.". "De que me vale?..."

Quantas vezes é essa a nossa resposta para Deus? Quantas vezes é assim que nos sentimos? Amamos a Deus e queremos tanto agradá-Lo, mas o nosso coração grita por um desejo escondido. Pode ser um filho, como foi com Abrão, mas podem ser tantas outras coisas... a restauração de um casamento, uma família, um ministério, uma carreira, um dom, a salvação de um familiar, a cura de uma doença...

Qual é o sonho que acalentas dentro de ti e que não trocarias por uma grande recompensa?  

Perante a resposta de Abrão, que continuou dizendo que por não ter descendência o seu herdeiro seria um dos seus servos, Deus assegurou-lhe: “Não será Eliézer o teu herdeiro; mas, sim, filho gerado de ti mesmo será o teu legítimo herdeiro!”. 

Imagino a cara de Abrão quando ouviu aquilo. A Bíblia não diz, por isso não sei se ficou em estado de choque, se fez uma festa, se chorou... não faço ideia mas, uma coisa é certa, naquele momento, aquele homem sem certezas do futuro soube que seria pai. 

É isto que Deus faz. Ele constrói onde parece não existir espaço. Ele faz crescer onde parece não existir condições. Ele entra com provisão onde há escassez. Quando tu achas que o futuro está determinado e que nada mais há a fazer, Ele chega e mostra-te que ainda tem mais umas surpresas na manga... :) Tão incrível este Deus...

Então o SENHOR conduziu Abrão para fora da tenda e orientou-o: “Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes”. E prometeu: “Será assim a tua posteridade!” Abrão creu no SENHOR, e isso lhe foi creditado como justiça.… Génesis 15:5,6

Pergunto-me se Deus fez de propósito. Se aquela conversa toda lá no início do capítulo era apenas um pretexto para chegar a este momento, o momento em que Ele faria Abrão sair da tenda... Acredito mesmo que sim... Acredito que Deus nos encoraja, nos incentiva e nos motiva a abrirmos o coração (mesmo sabendo Ele já de antemão o que sentimos e pensamos), tudo para nos preparar para o momento em que Ele nos levará para fora da tenda.  

E tenda fala de intimidade, de conforto, de segurança. Mas fala também de limitação, de contenção, de conformismo... 

Deus não te tira do teu lugar de conforto do nada, de um dia para o outro e sem qualquer preparação. Não sem primeiro te fortalecer, te ensinar e te encorajar. Reparem como Deus diz a Abrão que ele será pai e só então o conduz para fora da tenda. Será por acaso? Não poderia ele ter dito tudo lá dentro? Ou até mesmo tudo lá fora? Podia, mas não seria a mesma coisa :) 

Deus não faz nada por acaso. Como referi, a tenda representa aqui o lugar de conforto, lugar de intimidade... E é aí que Deus fala primeiro. É no lugar secreto que Ele nos revela os maiores segredos. É ali, na "tenda", que Ele te anuncia as "coisas grandes e firmes que não sabes" (Jr 33:3). Foi ali que Ele levantou a ponta do véu a Abrão e será também aí que Ele falará contigo. 

Antes mesmo de alguém te dizer o que quer que seja, o próprio Deus encarregar-se-á de falar contigo e de te dizer o que precisas de ouvir.


Então o SENHOR conduziu Abrão para fora da tenda e orientou-o.

Há um tempo na nossa vida em que é preciso sair da tenda. Não da tenda enquanto lugar de intimidade, claro, mas da tenda enquanto lugar de conforto, de limitação, de contenção, de conformismo... 

Quando chega esse momento, Deus abana o que tu conheces e vira do avesso o que tu (achavas que) sabias. Abrão não achava que não teria filhos? Que o seu herdeiro seria Heliézer? Vejam como Deus mudou a sua história... 

Quando Deus te conduzir para fora da tenda prepara-te porque Ele também vai mudar a tua! Os planos de Deus são mais elevados que os teus. Os seus pensamentos e os Seus caminhos não são os nossos.

É Ele que te vai conduzir. Não é o homem, nem és tu que decides quando sair da tenda. É Ele que sabe quando é chegado o momento e é Ele que te vai conduzir para fora como fez com Abrão. Para fora do teu lugar de conforto, para longe das paredes que te continham, que te limitavam a ti e a Ele! E então, tudo o que estava parado de repente começará a mover-se. A teu favor.  

Ali, fora da tenda, sem mais demoras, Ele te dará a orientação que precisas, a direção, qual GPS, que te levará direito ao teu destino! 


Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes. E prometeu: “Será assim a tua posteridade” 

Não olhes para ti, para a tua pequenez, para as tuas limitações, para as tuas circunstâncias. Olha para os Céus, olha para cima, para o alto! Foi por isso que te tirei da tenda, para que pudesses ver mais além! Quem te disse que a tua história terminava ali? A tenda é pequena demais. E acaso sou eu tão pequeno que me possam conter? Por isso te conduzi para fora...para que entendas que há mais para ti, que eu tenho um futuro, eu tenho uma esperança para ti. 

Eu Sou soberano. O que eu faço é incalculável, inatingível! Nada me pode conter. Nada me pode impedir. Sou eu quem escrevo a tua nova história! 



Abrão creu no SENHOR, e isso lhe foi creditado como justiça.… 

Dispõe-te a obedecer. A ouvir e a ser conduzido para fora da tenda. Dispõe-te a ser orientado e dirigido pelo Senhor Soberano. Dispõe-te a crer naquilo que Ele tem para ti, tal como Abrão, e verás o cumprimento da Promessa na tua vida!  



Shalom! 
Para seguir o pro(fé)ta no Facebook é aqui

No comments:

Post a Comment

Obrigada pelo teu comentário. Deus te abençoe.