Tuesday, June 2, 2015

ENTREGA O TEU CAMINHO AO SENHOR


Ontem alguém falava comigo sobre uma situação complicada. Basicamente a pessoa em questão está com um berbicacho para resolver e precisa de tomar uma decisão, mas pelo caminho andava já a pensar em soluções alternativas. Ora, isto acontece muito connosco, seres humanos. Vemos-nos num aperto e começamos a tentar arranjar soluções, verdade? Soluções que aos nossos olhos até parecem, no momento, uma coisa boa mas que, a longo prazo, se poderão vir a revelar desastrosas.
Sabem o que há de mais fabuloso em ter Deus na nossa vida? É que nós só vemos o hoje e o agora, mas Ele vê tudo, Ele vê o futuro, o amanhã, e Ele conhece as consequências de uma decisão mal tomada antes mesmo de nós a tomarmos. É por isso que é crucial entregarmos nas Suas mãos tudo. Cada problema, cada decisão, cada solução. 

A Bíblia diz em João 15:5 que sem Ele nada podemos fazer. É uma frase tão pequena, não é? Escrita ali no meio de um versículo... quase nem damos por ela. E nós temos tanta tendência a não reparar em coisas assim... pequeninas. O Homem gosta do que é grande, do que aparece e brilha, mas Deus é um Deus Grande que trabalha nas coisas pequenas. Mas estas pequenas palavras, escritas ali no meio, encerram, na verdade (e a meu ver), uma das características mais importantes num relacionamento com Deus - dependência total. 

Sem mim nada podes fazer. - Disse Jesus. Então se sem Ele nada podemos fazer, porque é que tentamos? Porque é te pões a inventar alternativas e a tentar encontrar caminhos quando não vais poder percorrê-los sozinho? Porque é que queres tomar decisões que cabem ao Pai? Porque é que insistes em ir e fazer sem a Sua ajuda, sem a ajuda preciosa Daquele que conhece o teu passado, presente e futuro? 

Por mais que as soluções humanas pareçam perfeitas aos nossos olhos, vale sempre mais deixar Deus agir com as suas soluções sobrenaturais. 

Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará.Salmos 37:5

Se sem Ele não podemos fazer nada, então o mais certo a fazer é entregarmos tudo a Ele e deixarmos que Ele faça também tudo. A Bíblia é tão simples mas nós gostamos mesmo é de complicar. "Não pode ser assim tão simples" imaginamos nós. Mas pode. E é. É assim mesmo, bem simples. Sem Ele não podes fazer nada, por isso "entrega o teu caminho ao Senhor e confia Nele, porque Ele o fará."

Fará o quê? Tudo. Os que descansam no Soberano, que confiam o seu caminho e esperam neste Deus Altíssimo que é Pai, que é Senhor, que é Amigo, que é tudo, esses receberão as maiores recompensas:

  • Ele será o teu juiz e fará justiça por ti; (vs.6)
  • Herdarás a terra e terás paz em abundância; (vs.9, 10, 11)
  • Os que se levantaram contra ti para te destruir serão severamente punidos; (vs.15)
  • O teu pouco será sempre mais valioso do que o muito de um ímpio. O Senhor sempre te susterá com a Sua mão e não deixará que caias; (vs.17)
  • A tua herança será a vida eterna; (vs.18)
  • Não serás envergonhado e em dias de fome nada te faltará; (vs.19)
  • Tudo o que fizeres será confirmado pelo Senhor; (vs.23)
  • Se caíres, o Senhor te levantará; (vs.24)
  • Nunca serás desamparado e a tua descendência não mendigará o pão; (vs.25)
  • A tua semente será abençoada; (vs.26)

Eu sei que para muitos é difícil entregar o controlo do barco a Deus, mas sinceramente tenho dificuldade em compreender porquê. Porque é que alguém haveria de querer conduzir um barco sem ter qualquer noção do que o espera lá à frente? Tanta coisa pode acontecer em alto mar... Pode formar-se uma tempestade e o teu barco ser engolido pelo mar. Podes bater contra um iceberg qual Titanic e afundares-te. Podes ser arrastado para uma ilha deserta. Podes perder o rumo e ir parar ao destino errado. Podes ser acometido de uma qualquer doença e não resistires... 

Estás mesmo disposto a arriscar tudo apenas para ter o controlo? Eu não estou. A minha vida está nas mãos Daquele que sabe o que é o melhor para mim. Entrega-Lhe tu também a tua. Entrega-lhe o teu caminho e confia Nele e Ele fará o que for necessário. Ele guiar-te-á a águas tranquilas (Salmo 23:2), no tempo certo. Ele conhece o teu amanhã e Ele cuida de ti. Confia!

Shalom!
Para seguir o pro(fé)ta no Facebook é aqui

No comments:

Post a Comment

Obrigada pelo teu comentário. Deus te abençoe.