Tuesday, July 14, 2015

REGRESSA AO PRIMEIRO AMOR



A vontade de escrever ultimamente não tem sido muita, confesso, mas há já uns tempos que ando aqui a marinar um tema e hoje é o dia! Vou sacudir a preguiça e partilhar convosco o que me vai na alma, ou melhor dizendo, no espírito! 

Ultimamente há um tema que tem sido recorrente nas minhas orações. Por mais que ore por outras coisas, isto vem sempre ao meu espírito e creio que não é por acaso, porque quando vou a outras igrejas ou falo com outros irmãos na fé, percebemos rapidamente que estamos todos a sentir o mesmo. 

A Igreja do Senhor, um pouco por todo o mundo, tem estado adormecida, cansada pelas lutas e pelas dificuldades dos tempos difíceis que temos vivido, especialmente na Europa e aqui em Portugal com a crise financeira e de valores a que temos assistido. Vemos as igrejas cheias de pessoas que se acomodaram às suas cadeiras, aos seus cargos, aos seus títulos. Igrejas cheias de pessoas acomodadas a praticar as boas obras e a ir à igreja ao domingo, mas que não passam daí. Apáticas, letárgicas, adormecidas. 

E pergunto eu, será isto suficiente para Deus? Será isto que Deus espera de nós, Sua Noiva? 

Diz assim no livro de Apocalipse:

Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua perseverança; sei que não podes suportar os maus, e que puseste à prova os que se dizem apóstolos e não o são, e os achaste mentirosos; e tens perseverança e por amor do meu nome sofreste, e não desfaleceste. Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, donde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; e se não, brevemente virei a ti, e removerei do seu lugar o teu candeeiro, se não te arrependeresApocalipse 2:2-5

Achei esta passagem extremamente reveladora e mexeu muito comigo. Aposto que muitos de nós se conseguem identificar com isto. Quão difícil foram os últimos anos, não? Tanto tentaram enganar-nos, afastar-nos... quantas atitudes perdoadas, quantos amigos que deixaram de o ser, quantas palavras nos feriram... Quão duro foi perseverar e permanecer Nele, verdade? E Deus viu tudo isto. E sim, Ele entende, oh como Ele entende. Ele viu as tuas lutas e vê o quanto te tens esforçado, mas...  Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.  


O que aconteceu ao teu coração pelo caminho? Quanto se fechou esse coração para seres capaz de suportar tudo o que viveste... E quando o teu coração se fecha, Deus não pode mais entrar como antes.

Eu me recordo bem do teu profundo e leal amor como minha noiva nos tempos da tua juventude; como recém-casados, estavas apaixonada por mim e me seguias pelo deserto, por terras áridas e ainda não semeadas. Jeremias 2:2

É tempo de voltarmos ao primeiro amor. Aquele que nos dava alegria, aquele que nos fazia sorrir de cada vez que pensávamos em ir orar ou em falar de Jesus a alguém. Quando casamos procurar fazer de tudo para agradar o alvo do nosso amor, o nosso marido, verdade? E com Deus não deveria ser assim também? Dantes corrias para a igreja todo feliz para fazer o que fosse preciso, não faltavas a nenhum culto e estavas em todos os eventos, ias ouvir pregações ao youtube, partilhavas a Palavra de Deus por sms ou nas redes sociais... até fazias questão de vestir algo especial para ir à igreja, porque tinhas prazer em ir à casa do Pai, falavas a todos de Jesus e de como Ele mudou a tua vida, abraçavas os irmãos e esforçavas-te para sempre abençoar alguém com uma palavra de ânimo, com um elogio, com uma oração. 

E agora? É tudo de qualquer maneira. Qualquer roupa serve, e qualquer hora está boa para chegar. És o último a chegar e o primeiro a sair, que assim não tens de estar a fazer conversa de chacha com ninguém. Todos viraram uns chatos e já não tens pachorra para ouvir nenhum irmão a contar a sua vida. Perdeste a paciência para orar, o amor para abraçar... só queres sair rápido ou então ficas ali sentado no bar na tua... queixas-te de tudo e tudo serve de desculpa. Não se faz nada no ministério onde tu serves, o teu esforço foi em vão. Até te esforças para orar, mas já não sentes Deus como antes. Às vezes parece mesmo que Ele está em profundo silêncio e não entendes porque é que Ele não fala contigo...

Sabem, Deus não está a dormir. Como eu ouvia há uns dias um pastor pregar, quando Deus se cala é porque Ele te quer ouvir. E é verdade. Nós é que temos adormecido na fila, enquanto esperamos pelo cumprimento das promessas. E na espera, na longaaaa espera, perdemos a paciência, a vontade de ajudar e agora tudo nos irrita. Já não suportamos tudo, estamos mais para insuportáveis... A alegria? Onde é que ela já anda. Se alguém repara e nos pergunta se está tudo bem, a desculpa é sempre a mesma: "estou cansado/a". 

Eu não estou a dizer que tens de ir a todos os cultos para amares mais a Deus, não interpretem mal as minhas palavras. Eu estou a falar de intenção de coração, aliás, como sempre... vou sempre parar ao mesmo, porque na verdade é disso que se trata sempre também. Deus olha para o coração e Ele vê a nossa motivação. 

Faz a ti mesmo esta pergunta: tudo o que eu tenho feito, eu tenho feito para O agradar? A Bíblia diz que cada um se examine a si mesmo. Então, faz isso. Olha para dentro do teu coração e sê honesto contigo próprio, porque Deus não precisa de ser convencido. Ele já sabe. Eu própria a escrever tudo isto percebo o quanto preciso de estar cada vez mais ligada ao Pai e o quanto às vezes ainda falho em tanta coisa... E Deus ama-nos tanto...  Tudo o que Ele nos diz é para nos conduzir à Eternidade com Ele. Nada mais. Ele quer derramar-se e usar-nos, mas para isso precisamos de voltar a este primeiro amor!  

Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, donde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; e se não, brevemente virei a ti, e removerei do seu lugar o teu candeeiro, se não te arrependeres


É tempo de acordar Igreja e de voltarmos a este primeiro amor que Deus procura encontrar em nós. A amá-lo tão profundamente como no princípio. Lembro-me que me fartava de ler I Coríntios 13 quando me converti. Voltemos a reler estas linhas e gravemos estas palavras no nosso coração. 

Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba; I Coríntios 13

Pede ao Senhor que abra os teus olhos espirituais para veres. Pede-Lhe que te mostre o que ainda precisa de ser mudado em ti, porque Ele quer derramar do Seu poder, da Sua glória, do Seu amor e da unção e ser cheio só depende de ti! Ele pergunta-te nesta noite: tu queres?  

Shalom!

 Para seguir o pro(fé)ta no Facebook é aqui


No comments:

Post a Comment

Obrigada pelo teu comentário. Deus te abençoe.