Wednesday, August 19, 2015

ENCONTRANDO A DRACMA PERDIDA


Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas e perdendo uma dracma, não acende a candeia, e não varre a casa, buscando com diligência até encontrá-la? E achando-a, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque achei a dracma que eu havia perdido. Assim, digo-vos, há alegria na presença dos anjos de Deus por um só pecador que se arrepende. Lucas 15:8-10

As palavras "dracma perdida" andam a martelar na minha cabeça há uns dias e andava a dizer a mim mesma "tenho de ir ler esta passagem", mas só hoje tive a oportunidade de parar para ler e meditar nela e confesso que fiquei na dúvida sobre que ângulo abordá-la aqui no blog. 

Se lermos à letra, esta parábola fala sobre a importância dos perdidos para Deus e da alegria que há nos céus quando um deles é resgatado. Na sua essência, esta história que Jesus nos conta, a par das parábolas da "ovelha perdido" e do "filho perdido" relembram-nos o ensino do próprio Mestre, que nos ensinou que "o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido" (Lc 19:10).

Este tema é de suma importância, especialmente quando nos vemos a braços com os vários afazeres da vida e compreendemos a necessidade de estabelecer prioridades. Nesse momento é crucial que possamos entender qual era a prioridade do Mestre, de Jesus: os perdidos. E sobre esse aspecto falarei, quem sabe, no próximo texto. Hoje, no entanto, gostaria de vos falar de um outro aspecto que posso ler nas entrelinhas desta parábola. 

Um dia eu fui uma dracma perdida (no verdadeiro sentido em que falei acima), mas o Senhor resgatou-me para Ele e de certo houve festa nos Céus quando eu me rendi a Ele. E a história poderia ficar por aqui. Uma vez salva, para sempre salva. Será que é assim? Não creio e não é isso que as Escrituras nos ensinam. Deixar Deus ser Senhor da minha vida hoje é fantástico, mas e o resto dos meus dias? Será que se eu mudar de ideias amanhã e Jesus voltar entretanto, eu vou viver com Ele na Eternidade? Não. Não nos iludamos, se assim fosse a Bíblia não estaria cheia de advertências como as que transcrevo abaixo:

Por isso vigiai, porquanto não sabeis em que dia virá o vosso Senhor. Mateus 24:41
Sede sensatos e vigilantes. O Diabo, vosso inimigo, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem devorar. I Pedro 5:8


Vigiai, permanecei firmes na fé, portai-vos corajosamente, sede fortes! I Coríntios 16:13



(...) mas aquele que perseverar até o fim, esse será salvo. Marcos 13:13

"(...) aquele que permanecer até ao fim, esse será salvo". Então, isso quer dizer que "aquele que não permanecer, não será salvo, certo? "Vigiai", "o inimigo procura a quem devorar". Não há duvidas aqui. Precisamos de cuidar da nossa Salvação, de vigiar, porque temos sido avisados que o inimigo irá tentar roubá-la. 

E o que é isto tudo tem a ver com a tal outra óptica desta parábola a que eu me referi anteriormente, perguntam vocês. Vamos lá então... 

Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas e perdendo uma dracma, não acende a candeia, e não varre a casa, buscando com diligência até encontrá-la? Lucas 15:8

Só por curiosidade, a dracma era uma moeda grega, a mais antiga do mundo em circulação, até ser substituída pelo euro em 2001 e, de acordo com a minha pesquisa, naquele tempo teria sensivelmente o mesmo valor de um denário. Para entendermos melhor, um denário equivalia ao valor que um trabalhador braçal recebia por um dia de trabalho, o que explica o porquê da mulher fazer de tudo para a encontrar.  

Vamos imaginar que estas dez dracmas são uma metáfora e que equivalem à nossa Salvação. Se perdêssemos uma só delas, será que ela ficaria intacta? Um puzzle é composto por um conjunto de peças que se unem de forma perfeita. Quando as colocamos no lugar certo e as unimos, temos um puzzle completo e, com ele, uma imagem inteira. Pergunto eu, o que lhe aconteceria se uma peça se perdesse? O puzzle continuaria a ser um puzzle? Talvez, mas seria um puzzle incompleto e o propósito para o qual ele fora criado deixa de fazer sentido, porque nunca poderá ser terminado.

Olhando para esta história eu (na minha mente fértil) imagino o retrato de uma mulher que recebeu uma grande dádiva de Deus. Esta mulher um dia conheceu Jesus. Aquele que salva, que transforma, que muda vidas. Ela possuía algo de extremo valor - a Salvação - mas, em algum momento, por algum motivo (ou por vários), esta mulher perdeu uma parte do seu tesouro. 

Assim tem também acontecido com muitos de nós. Para alguns têm sido os afazares da vida que os têm distraído, para outros a família, o ministério (sim, eu sei que disse o ministério), os amigos, os hobbies... para outros ainda tem sido uma palavra errada aqui, uma atitude mal ponderada ali, um pecadinho acolá, um viciozinho acolí... Diferentes coisas para diferentes pessoas, mas todos nós com uma coisa em comum: deixámos de vigiar. Deixámos de permanecer firmes. E por esse motivo, talvez até sem nos apercebemos, perdemos uma dracma, ou duas ou três... Porque temos deixado que o nosso coração fique ferido, que a nossa mente nos traia, que o nosso espírito se enfraqueça, temos perdido uma parte do nosso tesouro, tal como aconteceu com a mulher da parábola que lemos. 

Entendam, às vezes são pequenas coisas. Não é preciso que mates alguém, que sejas infiel ao teu cônjuge ou faças alguma falcatrua na tua empresa.  São coisas tão pequeninas às vezes que nem dás por elas. Talvez não estejas a definir bem as tuas prioridades. Talvez estejas a deixar-te consumir por algo que te fizeram e não consegues perdoar. Ou quem sabe se não te tens rodeado das pessoas erradas e, quando dás conta estás a criticar este mundo e o outro. Seja o que for, fez-te perder a tua dracma e hoje é o momento para o admitires e fazeres como esta mulher. 

O que eu mais adoro neste Deus é que Ele sempre nos concede uma nova oportunidade. Ele não está tão preocupado com a dracma que perdeste, quanto está com o que vais decidir fazer a esse respeito. Com Deus o que importa não é tanto o cair, mas mais o levantar. Ele veio para o que estava perdido. É isso que o move. Se tu tens todas as dracmas Ele vai olhar para ti e regozijar-se, que bom para ti! Vais poder encontrar-te com Ele naquele dia e receber a coroa da glória. Mas se tu perdes uma parte do tesouro Ele preocupa-se e Ele faz de tudo para que a encontres novamente. E quando isso acontece, Ele faz uma festa em tua honra. Os céus alegram-se porque a tua salvação foi restituída, porque o que estava perdido foi achado. 

Hoje quero incentivar-te a olhares para dentro de ti e a reconheceres qual ou quais são as dracmas que tens perdido. E depois disso, restitui-a ao seu devido lugar. Coloca-a de novo aonde ela pertence. Completa o puzzle e sê de novo inteiro, completo, cheio desta presença que faz tudo novo e que te leva mais além! 

Acende a candeia. A candeia só podia ser acesa com azeite e azeite fala de unção. Reveste-te do poder do Espírito Santo. Busca o Senhor enquanto Ele se pode achar (Isaías 55:6) e sê cheio! Consagra-te e permanece assim! Acende essa luz e depois de acesa, não a deixes apagar-se.

(...) e conservai acesas as vossas candeias. Sede vós semelhantes aos servos, quando esperam seu senhor voltar de um banquete de casamento; para que, assim que chegar e anunciar-se, possais abrir-lhe a porta sem demora. Lucas 12:35,36

Varre a casa. Ninguém varre algo que está limpo. Varremos a sujidade, o cotão, o lixo. Faz o mesmo com a tua alma. Limpa a casa. Livra-te do que ainda te prende ao passado e do que, no presente, te faz sofrer. Deita fora aquilo que está a mais. Lava as janelas da tua alma. Que os teus olhos vejam apenas o que o Senhor quer que tu vejas, aquilo que te edifica! E lava esses tapetes! Que os teus pés não pisem lugares onde não pertences! Tu és o templo do Espírito Santo, é tempo de perceberes isso e agires em conformidade.

Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo. I Coríntios 3:16,17


Busca com diligência. Com zelo, com cuidado, prontamente. Ora sem cessar. Busca e não deixes de buscar mais e mais. Prossegue em conhecer ao Senhor (Oséias 6:3), porque Ele tem mais para ti. Ele quer-se revelar, Ele quer-se apresentar de formas que tu nem imaginas, mas para isso precisas de ir à Sua procura. Esforça-te! Coloca o teu coração nessa busca e verás como Ele te surpreenderá.


E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. Jeremias 29:13

Se te revês de alguma forma neste texto, não deixes para amanhã, determina-te hoje a encontrar a dracma perdida. E quando a achares, partilha a tua alegria! Partilha-a com os que te amam e leva as boas novas aos que delas precisam e que ainda não tiveram oportunidade de conhecer o mesmo Jesus que tu conheceste! Ele escolheu-te e chamou-te, por isso Ele conta contigo! ;)

Shalom! 

Para seguir o pro(fé)ta no Facebook é aqui

No comments:

Post a Comment

Obrigada pelo teu comentário. Deus te abençoe.