Monday, August 17, 2015

REFÚGIO


Ó minha Fortaleza, em ti espero! Tu, ó Deus, és o meu supremo refúgio. Salmos 59:9

Ao longo da minha caminhada tenho aprendido e crescido (graças a Ele) e tenho tido oportunidade de, em vários momentos, (re)conhecer algumas das características de Deus. Pude (e posso) viver e experimentar o Deus que é Pai, que é amigo, conselheiro, professor... pude conhecer o Deus fiel, o Deus que abraça e ama, o Deus provedor, o Deus que protege, o Deus que cura e liberta, o Deus que surpreende, enfim... mas há algo que tem vindo ao meu coração ultimamente e que, eu creio, é fundamental para vivermos um cristianismo real e profundo: conhecer Deus enquanto "Refúgio".

Confesso que me tem sido difícil encontrar o caminho desta mensagem e por isso ela já teve vários "rascunhos". Escrevo, apago. Escrevo, apago. E pergunto-me porque é que será tão difícil escrever sobre algo tão simples. Talvez seja tão simples que não precisasse que alguém o descreva?... Não sei, mas certo é que a Bíblia utiliza esta expressão muitas vezes (muitas mesmas, confirmem na vossa concordância), por isso certamente é importante dizê-lo, escrevê-lo, enfim, falar sobre o tema e relembrá-lo.

Talvez Deus saiba que há alguém por aí que precisa de ser relembrado de que Ele é um refúgio presente na aflição. Talvez tu que me estás a ler hoje precises de um refúgio e o estejas a procurar no lugar errado... não sei o motivo de escrever sobre isto, mas uma coisa eu sei, "falar" daquilo que Deus é, nunca é perda de tempo. E a Sua Palavra nunca volta vazia, portanto, que esta Verdade imutável e incontornável te encha da Paz que excede todo o entendimento, te console e te dirija, em todos os teus caminhos.

Comecemos pelo princípio (ish, já escreveste tanto e ainda só vais no princípio...medo!).  O dicionário descreve a palavra refúgio como um "lugar considerado seguro para nele algo ou alguém se refugiar" e, no sentido figurado, como uma "pessoa, coisa ou ideia que protege ou ampara".

Não se iludam, essa história do "eu não preciso de ninguém" só existe na ficção, porque na vida real isso é uma grande treta! Todos nós precisamos de um refúgio, de alguém/algo para o qual correr em algum momento das nossas vidas. Os oprimidos, pessoas atormentadas por algo. Os fugitivos (e não me refiro apenas aos que cometeram um crime, mas também aos que fogem de algumas emoções ou de algumas situações com as quais não se querem confrontar); os depressivos; os que se sentem culpados; os desesperados; os angustiados; os tristes; os perdidos (= sem direcção); os perseguidos; os cansados; os que sofrem; os que procuram uma vida diferente... Todos, sem excepção. 

Agora, a pergunta que se impõe, se todos precisam de um refúgio, qual é o teu? Para onde vais quando alguma coisa corre mal? Quando a vida não te sorri e surge um problema, qual é o teu lugar seguro? Quem é a pessoa que te protege ou ampara? Será que é Deus o teu refúgio? Vamos descobrir...

Os maus ficarão esgotados, à procura de refúgio sem o encontrarem, e a sua única esperança é morrer. Jó 11:20 (BBT)
Os aguaceiros das montanhas encharcam-nos e eles agarram-se aos rochedos, como refúgio. Jó 24:8

Sentes-te esgotado? Sentes que por mais que procures, não há ninguém que te ajude? Sentes-te completamente sozinho e sem esperança? Talvez até já pensaste que mais vale mesmo é morreres logo? Que a vida assim já não vale a pena viver? 

Se é isto que sentes ou algo parecido, quero dizer-te hoje que há esperança para ti! Não desistas ainda, porque hoje o Senhor trouxe-te até este blog para te dizer que tu não estás sozinho! Ele está contigo, por onde quer que andares e hoje Ele estende a Sua mão para ti e te diz "agarra-te a mim". Agarra na mão do Deus todo-poderoso hoje e deixa que Ele seja o teu refúgio!

A chuva das montanhas tem-te encharcado e tu tens-te refugiado nas rochas, tentando manter-te à tona, procurando não te afogar, mas tem sido duro. Amado/a, as rochas são pedras, apenas pedras, sem vida, sem capacidade de amar, totalmente ocas. Elas não te podem amparar, é por isso que nada acontece, é por isso que nada muda, que continuas a sentir-te fraco e desamparado, mas Deus pode! Jesus, a Rocha Eterna, Ele pode! Ele pode e Ele quer ser o teu refúgio! 

Não te refugies no teu dinheiro, nos bens materiais, na carreira, na tua família... não procures abrigo na tua mãe, no teu pai, no teu marido/tua mulher,  num amigo, nem te escondas num hobbie ou atrás de um vício... Tudo isso é passageiro e nada disso te fará sentir a paz e o amor que procuras. Nada disso irá preencher esse vazio que sentes no teu coração. Nada disso irá apagar essa dor ou esse sentimento de culpa. Nada. Só Deus tem esse poder. E Ele quer ser o teu refúgio hoje e sempre. 


Confiai nele, ó povo, em todos os tempos; derramai perante ele o vosso coração. Deus é o nosso refúgio. Salmos 62:8
Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Mateus 11:28

Não sei qual é o motivo que te faz precisar de um refúgio hoje, mas sabe que em Jesus encontras o refúgio de que precisas para todas as situações, para todos os tempos. Estás cansado? A vida sobrecarregou-te com mais do que podes suportar? Então vem a Ele, chama por Ele hoje e receberás o descanso de que precisas. Corre para Jesus e faz Dele o teu refúgio! 

Porque foste a fortaleza do pobre, e a fortaleza do necessitado, na sua angústia;refúgio contra a tempestade, e sombra contra o calor; porque o sopro dos opressores é como a tempestade contra o muro. Isaías 25:4
A Glória tudo cobrirá como um grande abrigo, será uma cobertura e sombra para o calor do dia, e um refúgio aconchegante e seguro contra as intempéries e a chuva. Isaías 4:6

Ele promete proteger-te da tempestade e abrigar-te à sombra das Suas asas quando o calor do deserto apertar. Ele promete ser a provisão em tempos de escassez. Ele promete fortalecer-te quando e sempre que precisares. Faz das palavras do salmista as tuas:

Eu, porém, cantarei o teu poder; pela manhã, anunciarei alegremente o teu amor, porque tu foste a minha protecção, o meu refúgio no dia da angústia. A ti, meu Deus, cantarei hinos, porque tu és a minha fortaleza e protecção; tu és o Deus que me ama! Salmos 59:17,18

A única coisa que precisas de fazer é descansar Nele e adorá-Lo! Abre a tua boca e adora ao Senhor que te guarda e te ama... canta com alegria porque Ele é misericordioso e fiel para cumprir na tua vida tudo o que Ele prometeu. 

O texto já vai longo, por isso quero terminar declarando o Salmo 91 sobre a tua vida:

Aquele que habita sob a protecção do Altíssimo e mora à sombra do Omnipotente, pode exclamar: «Ó SENHOR, tu és o meu refúgio, o meu castelo, o meu Deus, em quem confio!»

Na verdade, ele há-de livrar-te de armadilhas ocultas e proteger-te contra venenos mortais.

Ele te cobrirá com as suas asas e ficarás seguro sob os seus cuidados; com o seu poder te protegerá e defenderá!

Não tenhas medo dos perigos da noite, nem das setas lançadas de dia, nem da peste que alastra nas trevas, nem dos males que matam em pleno dia; mil cairão mortos à tua esquerda e dez mil à tua direita, mas tu não serás atingido.

Basta que abras os olhos, para veres como os maus são punidos.

Porque tu fizeste do SENHOR o refúgio; do Altíssimo a tua protecção.

Por isso, nenhum mal te acontecerá, nenhuma doença chegará à tua casa, porque Deus há-de enviar-te os seus anjos, para que te guardem em todos os teus caminhos.
Eles segurar-te-ão com as suas mãos, para que não tropeces em pedra nenhuma.
Poderás caminhar por cima de serpentes e víboras e calcar aos pés leões e dragões.
Deus diz: «Hei-de livrar aqueles que me amam, hei-de protegê-los, porque reconhecem o meu nome.
Quando me invocarem, hei-de responder-lhes, quando estiverem aflitos, estarei com eles; hei-de livrá-los e enchê-los de honras.
Hei-de recompensá-los com uma vida longa e ficarão a conhecer a minha salvação.» 

Shalom!

Para seguir o pro(fé)ta no Facebook é aqui

No comments:

Post a Comment

Obrigada pelo teu comentário. Deus te abençoe.