Monday, October 12, 2015

COMO SER FELIZ


O mundo parece perseguir um sonho: ser feliz. Está na boca de todos, está em todos os pedidos secretos feitos ao trincar a vela nos aniversários, está nas listas feitas no Ano Novo, está nos corações dos pequenos e dos grandes, está nos filmes, nos desenhos animados, nas novelas, nas campanhas de publicidade. Se a felicidade pudesse ser vendida, provavelmente haveria por aí alguém muito rico. Infelizmente (ou não) a felicidade não está à venda. Não, ela não se pode comprar. Ela constrói-se. Ela merece-se. Ela é fruto do esforço. E o melhor? É para todos. Os que querem, claro. 

Não sou de escrever textos do tipo "10 passos para ser feliz", mas acredito que colocar alguns pensamentos por pontos hoje vai ajudar a expor melhor aquilo que quero partilhar convosco. Então, o que me pretendo fazer não é ensinar-vos uma receita mágica para a felicidade, mas sim desmistificar algumas coisas que aprendemos ao longo da vida e que só nos levam ao fracasso e à frustração. Vamos lá...


Descobre quem és 

Durante muitos anos andei perdida. Não sabia muito bem quem era. E quando não sabemos quem somos, fazemos de tudo um pouco, até acertar. Erramos muito, portanto. É crucial saber quem somos. Não compreender que não somos um fruto do acaso e que temos imenso potencial é devastador, especialmente para alguém que, como eu, estava em formação. Não saberes quem és leva-te a tomar decisões erradas, atitudes erradas, a seguir pessoas erradas... é preciso entender e abraçar quem somos para então trabalhar em cima disso. É um pouco como tu descobrires de repente que tens um dom para cozinhar. A partir daquele momento tu vais perceber que há áreas em que és mais frágil que outras, vais descobrir que há sabores que não combinam contigo, que há aromas que te conquistam quando utilizados em conjunto... o teu mundo muda, a tua visão muda, a forma como olhas para o que te rodeia transforma-se. 

No meu caso foi preciso que Deus me mostrasse quem eu sou. Infelizmente demorei uns aninhos a perceber o diamante em bruto que precisava de ser lapidado. Eu estava mais para o "bruto" do que para o diamante (: Mas Deus na sua infinita misericórdia mostrou-me que eu era especial, que Ele me criou com tanto cuidado e tanta mestria, à Sua imagem e semelhança, que eu não podia ser aquilo que alguns diziam. Tinha de haver mais. Eu era mais. Afinal, eu era meiga e até gostava de abraços. Deus é um pintor extraordinário e tu és a mais bonita tela que Ele pintou. Na caminhada sujaram a tua tela, mas deixa que Ele te mostre o que está aí por baixo. Quem mais senão o próprio Autor poderia fazer isso? Quando descobrires quem és, a tua vida vai mudar. E por causa disso vais mudar também de rumo. 


Não tenhas medo de mudar de direcção

Não importa o que fizeste até aqui. Quando percebes quem és, uma mudança de direcção impõe-se! A felicidade conquista-se com atitudes. "Decisões decidem destinos", como diria alguém que eu conheço. Se queres mudar a tua história, começa por mudar a forma como a escreves.

Tu és uma jóia preciosa, não vais querer perder mais tempo. Há toda uma vida nova à tua espera. Deus abriu o caminho, através de Jesus, segue em frente, não olhes para trás. Sem medos. Deus é a tua força. Ele promete guiar cada passo que deres. Prometo que nem vais acreditar na pessoa que és!  Como é que nunca ninguém tinha percebido? Mas agora que Deus te revelou quem és, nunca mais serás o mesmo. Tudo é possível, tu és capaz, se somente acreditares! A fé vai-te levar a lugares com que nunca sonhaste. Vais tomar atitudes e dizer coisas que nunca pensaste ser possível. Vais perceber em ti uma calma que não existia, uma capacidade de pensar antes de falar que não tinhas antes. Vais ver os outros com outros olhos.

Nada mais será igual, os teus planos precisam de mudar. Precisam de passar a ser os planos Dele. E se Ele disser que é para a esquerda, não hesites. Ele sabe o que é melhor. Vai! Garanto-te, vai valer a pena! 


Estar feliz e ser feliz são coisas diferentes 

Precisamos de distinguir o "estar feliz" do "ser feliz". O primeiro é um estado momentâneo, curto no tempo e esse sim está sujeito a circunstâncias. Aqui, há algo, ou alguém, que me induzem a esse estado. Da mesma forma, se esse algo acaba/muda, eu deixo de "estar feliz" e passo a "estar infeliz". 

Esta é a maior confusão que se faz por aí. Eu própria confundi estes dois durante uns anos. O "ser feliz" é mais do que apenas um estado temporário. Ser feliz é um estado que se conquista e que se sobrepõe ao tempo e às circunstâncias. Se a felicidade, na sua essência, estivesse dependente de determinados acontecimentos, então ninguém era feliz, porque toda a gente tem problemas... Mesmo aqueles que achamos que têm tudo.  

Então, eu não sou feliz porque tenho dinheiro. Senão, quando deixasse de o ter, seria infeliz. Eu não  sou feliz porque tenho namorado, caso contrário, se ficasse solteira passaria a ser automaticamente infeliz. Não é ter um determinado emprego que determina a minha felicidade, senão se for despedida deixo de ser feliz... e por aí adiante. Eu tornei-me numa pessoa feliz quando compreendi que Deus me ama, que Jesus morreu por mim e que eu fui criada com um propósito. Descobrir quem sou e deixar que Deus curasse a minha alma, abriu o meu coração para descobrir a vida com alegria. E então eu percebi: eu sou feliz. Com problemas, claro. Mas feliz. 

Acho que podemos falar em estados de amadurecimento da felicidade, a par do nosso próprio amadurecimento enquanto seres humanos. Eu era feliz solteira. Aprendi a ser. E quando encontrei esse lugar, em que ter um relacionamento com Deus era suficiente, Ele brindou-me com um marido fantástico. Hoje, casada, posso afirmar que sou extremamente feliz. Com imensas lutas, mas tão mais feliz do que era há uns anos atrás. Mas entendo que isto faz parte de um crescimento. Lá atrás, não me sabia amada por este Deus, não me sabia tão especial. E hoje, além disso, tenho ainda uma consciência de gratidão por tudo o que vejo que Ele me tem concedido, não só a nível material, mas essencialmente, a nível espiritual. 

O estar feliz pode variar com coisas, mas ser feliz tem de estar acima disso. 

A nossa felicidade não está dependente dos outros

Eu já era uma mulher feliz antes de casar com o meu melhor amigo. Ele foi uma linda consequência de tudo o que Deus já tinha operado dentro de mim (e que continuou a operar, claro). Ao contrário do que muitos pensam, a felicidade nada tem a ver com o ter alguém. Não quero com isto dizer que podemos ser uma ilha, pelo contrário. Eu acredito que o Homem é um animal social e que precisamos, sim, de estar rodeados de pessoas, que nos amem, que nos incentivem, que nos desafiem, que nos ensinem. Enfim, pessoas precisam de pessoas para se manter vivas, sim. Mas, tu seres uma mulher ou um homem feliz não pode estar intimamente relacionado com teres um companheiro/a. 

Vejo muita gente por aí à procura de um namorado/a, ou de um marido/a com a motivação errada. Eu própria, confesso, também o fiz, quando ainda não tinha a revelação da Verdade - que Deus me amou de tal maneira, que enviou o Seu único Filho para morrer por mim. 

Não é um marido que vai preencher o teu vazio, ou um namorado, ou até um filho. Sabes o que vai acontecer? Vais projectar as tuas frustrações e a tua carência nessa pessoa e, à mínima contrariedade, vais achar que ela já não te ama ou que não é suficientemente boa para ti. Vais continuar a sentir-te sozinho/a e vazio/a, porque: 1. estás à procura de amor no sítio errado; 2. estás à procura de um ideal que só existe na tua cabeça. 

Não é disso que tu precisas. O que tu precisas é de te entregar de braços abertos Aquele que se entregou por ti numa cruz. Ele ama-te tanto e só Ele pode suprir esse vazio que aí vai dentro. Não há beijos, abraços, sexo, que superem este amor desinteressado que Deus tem para te dar. É só tu quereres. 

É importante dizer que não há problema nenhum em querer ter alguém. A Bíblia diz, aliás, que "não é bom que o homem esteja só" (Génesis 2:18). Formar família é um projecto de Deus, é uma coisa boa, maravilhosa, até. O problema é que casar ou namorar para ser feliz é um princípio desde logo errado. "Eu preciso de alguém que me ame, que cuide de mim...", "eu sinto-me tão sozinha", já ouviram isto por aí? Eu já. A isto chama-se carência. E querer ter um relacionamento para suprir uma carência, um qualquer vazio, é o maior erro que podemos cometer. Já diz o povo que ninguém dá aquilo que não tem. Então, se tu não te amas e não és capaz de ser feliz estando sozinho/a, como é que achas que serás capaz de fazer alguém feliz? Sim, porque um relacionamento exige dar, e não apenas receber. 


Pessoas felizes amam-se e percebem o valor do perdão

Se tu estás constantemente à procura de aprovação ou do amor dos outros, como se fosses um mendigo desesperado à procura de comida, há algo de muito sério que precisa de ser resolvido no teu coração e na tua alma. Se queres ser feliz, precisas primeiro de ser uma pessoa bem resolvida. Só corações curados conseguem abrir espaço para a felicidade entrar. 

Como disse antes, pessoas felizes também têm problemas. Amar a Deus e segui-Lo não nos isenta de dificuldades. Antes pelo contrário. Eu também choro, também tenho sonhos e nem sempre as coisas me correm como eu gostaria, mas o caminho é para a frente, não vale a pena bloquear numa tecla, quando temos o teclado todo para fazer uma bela melodia. Quando recebemos o amor de Deus, acontece algo incrível, é que começamos a amar-nos mais a nós também. Deus restaura a tua dignidade, o teu amor próprio, a tua auto-estima. A culpa fica lá atrás. A Bíblia diz que Ele agarra nas tuas transgressões e atira para alto mar, delas não se lembra mais (Miquéias 7:18)! Brutal, não é?  

Pessoas felizes percebem que não se podem agarrar ao passado e às dores e ao que lhes disseram e que lhes fizeram e mi mi mi mi mi. Graças a Deus eu nunca fui uma pessoa de guardar rancor de ninguém. Foi o que me safou. Mas, apesar de tudo, há sempre uma ou outra coisa que precisamos de perdoar. Vocês sabem. E não só aos outros, a nós principalmente... 

A falta de perdão é um prisão dura, tenho de dizer isto. Uma prisão que te impede de viver a vida abundante que Deus desenhou para ti. Quando guardas rancor, mágoa, o que lhe queiras chamar, de alguém, estás na verdade a acorrentar-te. E essas correntes vão contigo para onde fores. É triste. A amargura toma conta de ti tão rapidamente, que quando deres por ela estás a lamentar a tua vida e a desejar viver a dos outros. Todos são felizes menos tu. Todos têm menos tu. Vês injustiça em tudo. Mas sabes, o problema não está no mundo, está em ti. A vida continua, o comboio passou e tu perdeste a oportunidade de entrar, o peso das correntes era tanto, que não conseguiste subir...

Se queres que isso mude, toma uma atitude. Perdoar é uma arma poderosa! Sê livre em nome de Jesus! Liberta-te desses ressentimentos e encontra a paz que Deus te dá, hoje mesmo! Não deixes para amanhã. Não deixes que a vida te passe ao lado. Deus ainda tem uma história linda para escrever. Essa tela precisa de vir à luz do dia, ela não foi pintada para estar escondida num qualquer armazém escuro e frio. Tu és mais do que isso. Perdoa. Liberta-te. 

Se queres ser feliz precisas de aprender a amar quem tu és e a perdoar o que achas que não devias ser. Olha-te ao espelho e vê a maravilha que Deus criou. Procura dentro de ti, pede ajuda ao Criador, mas identifica aquilo que te tem impedido de seres tudo o que podes. 


O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. João 10:10

Escolhe hoje viver uma vida abundante, uma vida plena, completa, feliz. Faz esta oração comigo, em voz alta, aí mesmo onde estiveres: Pai Deus, eu reconheço que a minha vida não tem sido feliz, pelo contrário, eu entendo que tenho sido roubado nos meus sonhos, tenho visto os meus sentimentos serem assassinados por palavras e por atitudes, sinto-me destruído por dentro. Eu não tenho sido feliz, mas eu desejo receber essa vida abundante que só Jesus me pode dar. Eu peço-te que venhas sobre mim e me enchas de Ti. Eu desejo conhecer-Te e desejo ser livre hoje, em nome de Jesus. 

Shalom!

Para seguir o pro(fé)ta no Facebook é aqui

No comments:

Post a Comment

Obrigada pelo teu comentário. Deus te abençoe.