Wednesday, June 1, 2016

O CONVITE


Hoje apeteceu-me ler a Bíblia de maneira diferente e resolvi ligar a versão em áudio da Bíblia Online. Por incrível que pareça nunca tinha experimentado e até gostei, acho que me ajudou a concentrar (fica aqui a dica para quem não é muito amigo de ler. Vão a este site, escolham o que querem e é só clicar em "ouvi").
Ouvi (e acompanhei a leitura ao mesmo tempo) o capítulo 4 de Marcos e, por fim, detive-me numa frase. Transcrevi abaixo o versículo completo, mas o que me chamou mesmo a atenção foi o que escrevi a negrito. 

E, passando mais adiante, viu outros dois irmãos - Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, no barco com seu pai Zebedeu, consertando as redes; e os chamou. Estes, deixando imediatamente o barco e seu pai, seguiram- no. Mateus 4:21,22

Esta passagem conta-nos basicamente o momento em que, depois de ter chamado Simão Pedro e André, Jesus dá de caras com os filhos de Zebedeu, Tiago e João, e os chama. Não sei quanto a vocês, mas eu cá fiquei a tentar imaginar a cena. Comecei a imaginar Jesus a dar início ao Seu ministério e a passar pelas pessoas e a chamá-las. Como é que terá sido? Será que Ele chegava e pimbas ala-que-se-faz-tarde-anda-lá-comigo-curar-pessoas? É que quando lemos parece que é tudo muito rápido, mas eu cá acho que não foi bem assim (se calhar estou a cometer uma heresia qualquer, mas vá...deixem-me).
Cá com os meus botões eu imaginei que Jesus chegou e meteu conversa com eles. Pronto. Deve-se ter apresentado, perguntado o nome deles, quiçá perguntado se precisavam de ajuda para arranjar as redes... e conversa puxa conversa, os jovens devem ter começado a conversar sobre a vidinha e os seus sonhos e tal, digo eu! E Jesus, que não era um qualquer, com certeza disse-lhes coisas que lhes devem ter arregalados os olhos. Sei lá, qualquer coisa como "eu tenho uma missão, salvar o mundo, e preciso de ajuda" (Jesus devia ser um homem muito inspirador). Claro que eles não foram parvos, quando Jesus os convidou a seguir viagem com Ele, disseram logo que sim! Ora vamos lá ver na balança (se me estivessem a ver agora era mais fácil) ser pescador ou salvar o mundo? Salvar o mundo ou ser pescador?... A escolha deles a gente já sabe. 

[Pronto, se calhar não foi nada assim, mas na minha cabeça faz muito mais sentido. Deixem-me ser feliz ehe]

Deus chamou-nos. A cada um de nós, para O conhecermos e caminharmos com Ele. Ele convidou-nos a fazer parte de um Reino Eterno. Não são homens que te chamam, não é o teu vizinho, o teu amigo, a tua mulher, o pastor x ou y, não, é Deus, o Criador, o Autor e Consumador da nossa fé, é Ele quem chama a cada um pessoalmente. 

E este "chamou-os" que lemos no verso 21 vem do grego ekalesen, que significa chamar, convocar, convidar. Jesus não chegou e simplesmente gritou o nome deles como quando estamos na rua e passamos por alguém "oh manel!". Nada disso. Jesus fez-lhes um convite, que eles prontamente aceitaram. 

Tiago e João eram pessoas comuns, bem como o eram alguns dos outros discípulos, eram pescadores, homens simples, humildes até. Mas Jesus convidou-os a segui-lo, a participarem com Ele de uma missão maior. 

Ele também nos faz esse convite ainda hoje. A ti e a mim, independentemente do nosso estado civil, da nossa religião, da nossa cor, da língua que falamos, da roupa que vestimos, do dinheiro que temos na conta... Não importa. Deus não faz acepção de pessoas. Ele enviou Jesus, Seu filho, para que todos nós pudéssemos ser convidados a fazer parte do Reino. Para que todos pudéssemos ser filhos de Deus e um dia vivermos com Ele na Eternidade. 

A Bíblia diz-nos que estes jovens deixaram imediatamente o barco e o pai, que foi outra das coisas que chamou a minha atenção. 


Uma pequena pesquisa ensinou-me que a expressão traduzida aqui por "deixando", no grego é aphentes, que significa "mandar embora, deixar, libertar, permitir o afastamento, perdoar". Achei isto tão interessante... Então, eles não se limitaram a vir-se embora. Eles mandaram embora o seu passado, afastaram de si a sua vida antiga, a sua profissão e a sua família, tudo aquilo que conheciam. Eles libertaram-se de tudo aquilo que os limitava e mais importante ainda do que isso, eles perdoaram quem precisavam de perdoar (quem sabe até a si mesmos). 

O barco fala-nos do lado material da vida. Do trabalho, do alimento, da casa, do carro, a roupa, enfim, tudo aquilo que a maioria de nós hoje em dia tem ou quer ter. Esta passagem ensina-nos que precisamos de nos libertar disso. Não estou a dizer que agora têm de deixar o vosso emprego (há sim pessoas que Deus vai chamar para um ministério a tempo inteiro e sim, nesses casos é preciso deixarmos o trabalho secular, mas não é a isso que me refiro), ou deixar de comprar roupa ou viver sem dinheiro. O dinheiro é a moeda de troca deste mundo e faz-nos falta, mas isso não nos pode prender ao ponto de ser o que move a nossa vida, entendem?   

O mundo hoje dá muito valor a coisas, ao dinheiro, às posses, mas Jesus ensinou-nos que não devemos juntar tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam;Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. (Mateus 6:19-21). E este é o ponto. Onde é que está o nosso coração? Em Deus, ou nas coisas? 

Seguir a Jesus implica inverter a ordem das coisas. Não podemos valorizar aquilo que o mundo valoriza, porque nós temos os olhos postos na Eternidade e não apenas nos poucos anos que passamos nesta terra. O Senhor é Deus de provisão, Ele não deixa que nada falte aqueles que O amam e O servem de coração. E falei da área financeira, mas podemos alargar isto a tudo o resto. Deus é fiel. Ele providencia tudo na hora certa, seja o curso, seja o trabalho, o casamento, a casa, os filhos, enfim, Ele mesmo prepara tudo com carinho e presenteia-te no tempo devido. 

Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Mateus 6:31-33

Posso-vos dizer isto por experiência própria. O meu dinheiro, as minhas coisas, tudo serve apenas os propósitos do Pai, nada me pertence e eu não me agarro às coisas, porque hoje eu tenho, amanhã quem sabe? Já Paulo dizia: Sei bem o que é passar necessidade e sei o que é andar com fartura. Aprendi o mistério de viver feliz em todo lugar e em qualquer situação, esteja bem alimentado, ou mesmo com fome, possuindo fartura, ou passando privações. Tudo posso naquele que me fortalece. (Filipenses 4:12,13)
Falei essencialmente de deixar as preocupações e o amor às coisas deste mundo, mas seguir a Jesus implica também libertamo-nos de emoções tóxicas e de escolhermos, em consciência, perdoarmos a quem nos fez mal e a nós mesmos. Sabemos muitos bem que se não perdoarmos, não podemos também ser perdoados (Lucas 6:37). Isto é fundamental para uma vida livre e abundante em Cristo! 

Talvez tu precises de deixar hoje algum barco na tua vida e aceitar depender totalmente de Deus. Não tenhas medo, não te agarres ao passado, não te deixes limitar pelo que fizeram, não te prendas às coisas e não te preocupes com o dia de amanhã. Os filhos de Deus são conduzidos pelo Espírito de Deus e, quando assim é, Ele sempre faz e tem o melhor para nós. 

Lemos que os recém-discípulos de Jesus deixaram o barco, mas também o seu pai... o pai fala-nos da família, do conforto, daquilo que conhecemos. E sim, seguir Jesus leva-nos para fora da nossa área de conforto e mexe com as nossas estruturas. Muitas vezes a família, os amigos vão ficar contra nós. Muitos não vão entender as nossas escolhas, nem concordar com elas. Outros vão tratar-nos mal...

Obviamente não vos estou a dizer para deixarem a vossa família, pelo contrário, sejam sábios, orem por eles, amem-nos. Às vezes Deus usa as pessoas mais difíceis para fazer de nós pessoas melhores. Também tenho alguma experiência nessa área... ehehe Brincadeiras à parte, seguir Jesus significa muitas vezes abdicar daquilo que amamos e que nos sabe bem, para fazer aquilo que é certo. E às vezes isto custa, porque nós somos humanos. 

Muitos irão realmente ter de deixar as suas famílias. Muitos já o fizeram por amor à missão de salvar o mundo, tal como Tiago e João e os restantes discípulos nos tempos de Jesus. Ou como é que pensamos que fazem os missionários que vão para longe de casa? A obra precisa de ser feita e é preciso que alguém a faça. 

Um bem haja a todos esses que têm edificado o reino, que abdicam de horas das suas vidas em prol dos outros, que viajam semanas e às vezes meses, que sacrificam o tempo com os seus apenas e só para fazer Jesus conhecido e o Seu amor proclamado. Que Deus vos abençoe e honre tremendamente! 

E nós? O que é que nós temos feito? Quando Jesus nos chama, diante convite do Pai de amor, como temos nós respondido? Será que temos deixado tudo para O seguir? Fica a pergunta para nossa reflexão pessoal. 


Shalom! 

Para seguir o pro(fé)ta no Facebook é aqui


2 comments:

  1. Replies
    1. Que bom que gostaste Bruno, toda a honra e toda a glória para o Pai. Deus te abençoe ;) Abraço!

      Delete

Obrigada pelo teu comentário. Deus te abençoe.