Thursday, August 25, 2016

POSICIONA-TE


Então o povo reclamava contra Moisés e dizia: Dêem-nos água para beber! (...) Por que nos fizeste sair do Egipto? Foi para nos matares à sede, a nós, aos nossos filhos e ao nosso gado?. Moisés invocou então o SENHOR e disse: Que hei-de fazer a este povo?. (...) O SENHOR respondeu-lhe: (...) Bate com a vara no rochedo e dele sairá água para o povo beber. Êxodo 17:3,4

Deus é muito paciente. Porque é preciso ter muita pachorra para aturar um povo que está sempre a reclamar... E assim era o povo israelita. Pareciam aquelas crianças pequenas que têm sempre qualquer coisa. Tenho sono, tenho fome, tenho xixi... Ou que choram porque estão cansadas. Ou porque querem o chupa-chupa e o pai não deu. Ou só porque sim. Que se atiram para o chão no supermercado a berrar. Que gritam para chamar a atenção. E podia continuar... 

A diferença é que as crianças podem fazer estas coisas, é normal que o façam, porque estão a crescer. São crianças, é assim que aprendem. Porque têm lá depois o pai e a mãe a corrigir e a ensinar os limites. Agora, adultos a fazer birra? 

Quando li este relato de Êxodo o Espírito Santo fez-me refletir... não é muito diferente do que vemos hoje, pois não? Um povo mimado, que questiona Deus constantemente, aquilo que Ele diz, aquilo que Ele faz, como faz, quando faz... um povo que reclama por tudo e por nada. Um povo que chega mesmo a colocar em causa o amor de Deus. Um povo, que devia ser maduro, a fazer birra. 

Quando era criança, falava como criança, sentia como criança e pensava como criança. Depois tornei-me adulto e deixei o modo de ser de criança. I Coríntios 13:11 

Voltastes a necessitar de leite, quando já devíeis estar recebendo alimento sólido! Ora, quem precisa alimentar-se de leite ainda é criança, e não tem experiência no ensino da justiça. No entanto, o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante da fé, tornaram-se capazes de discernir tanto o bem quanto o mal. Hebreus 5:12-14

Há um tempo para sermos meninos na fé e há um tempo para crescermos. E não confundir esta meninice de que fala o apóstolo Paulo com o ser como criança que nos ensinou Jesus. Devemos ser puros como crianças, mas não podemos ser meninos no entendimento para sempre. As birras não são adequadas a filhos maduros, que sabem quem são em Cristo e que conhecem o Seu Pai. Filhos maduros compreendem o poder da oração, da obediência, da confiança e da dependência total em oposição ao queixume, lamentação, murmuração, reclamação... Resumindo, sabem que birras não funcionam e não resolvem problemas (menos ainda se espirituais). 

O povo que conhece ao seu Deus se tornará forte e fará proezas. Daniel 11:32

Precisamos de crescer se queremos ver o Reino de Deus estabelecido na nossa vida, na nossa casa, no ministério, na nação, na Igreja! Estar constantemente a questionar o amor de Deus demonstra que não O conhecemos. Os israelitas estavam em pleno deserto e tinham sede. Já tinha acontecido antes e Deus tinha suprido toda a necessidade, mas a atitude do povo manteve-se a mesma. Não aprenderam nada da primeira vez, pelo contrário, correram para Moisés a reclamar e a lamentar-se de ter saído do Egipto... outra vez. 

Faz-me lembrar aquelas pessoas que estão constantemente a falar no que foi, no que passou, no que tinham e já não têm. Esses, invariavelmente, perdem momentos incríveis e bençãos maravilhosas, porque estão demasiado ocupados a olhar para trás. Será que esse tens sido tu?

Estás no deserto e sentes sede? Então levanta-te e em Cristo Jesus toma posse da autoridade que te foi delegada! Tu és filho de Deus! Jesus é o teu libertador, Ele mesmo tirou-te de um passado de dor, de mágoa, de lodo, de escuridão e te trouxe para a Sua maravilhosa Luz. E foi também Ele quem disse que aquele que beber da Sua água jamais teria sede (Jo 4:14). 

Toma posse da Palavra e crê, porque sem fé é impossível agradar a Deus. Clama, confia, agradece! Pára de reclamar e de fazer birra e pára de andar atrás de quem tu achas que tem a "vara". 

Em Cristo, a autoridade e o poder estão disponíveis para todos. Pára de querer que outros façam o teu trabalho. Queres água? Ora e pede! Agarra tu na tua vara e bate tu no rochedo, porque o Senhor é a rocha da nossa salvação! Aleluia!


Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á. Mateus 7:7,8

Busca-O e vais encontrá-Lo. Esforça-te tu e verás se Ele não te responde. Deixemos de ser meninos. Se queremos ver Deus a agir em e através de nós, não podemos questionar como os israelitas: Será que o SENHOR está connosco ou não? (Ex 17:7). Claro que Ele está connosco! Ele é Emanuel, Deus connosco todos os dias até à consumação dos séculos (Mt 28:20). Posiciona-te e verás água brotar como nunca, não só para saciar a tua sede, mas de todos os que precisam das águas vivas que descem do trono celestial!

***
Oração: Pai, obrigada porque sei que me amas e que estás comigo todos os dias. Eu creio no sacrifício do teu filho Jesus, que morreu na cruz pelos meus pecados e ressuscitou para que eu hoje tenha acesso à vida eterna. Aumenta a minha fé e ajuda-me a crer que estás comigo, mesmo quando não vejo nada a acontecer. Derrama das tuas águas sobre mim e sacia a minha sede, dia após dia. Eu tomo posse da autoridade que me delegaste em Cristo Jesus e posiciono-me hoje no centro da Tua vontade, certo de que tu és fiel para cumprir tudo o que prometeste e para guardar a minha vida até ao fim. 

Shalom! 

Para seguir o pro(fé)ta no Facebook é aqui

No comments:

Post a Comment

Obrigada pelo teu comentário. Deus te abençoe.