Tuesday, September 5, 2017

DESTINO: DAMASCO OU JERUSALÉM?


Ontem de manhã estava a orar pelo Fireoste(*), a conferência de jovens da igreja onde congrego, que irá acontecer no fim de setembro, e o Espírito Santo levou-me a orar por transformação de dentro para fora e por um verdadeiro encontro com o Senhor, tal como aconteceu com Saulo de Tarso, que hoje conhecemos como Apóstolo Paulo. Ora, o tema da conferência, curiosamente, é  "Destino"  e Deus levou-me exatamente a compreender qual era o destino daquele homem e qual será o nosso, se não tivermos este encontro com Ele.

A presença de Deus é tão transformadora que tem o poder de mudar identidades, histórias e destinos.  Assim aconteceu com Saulo, um perseguidor de cristãos, que se torna Paulo depois de ter um encontro com Jesus a caminho de Damasco.

Enquanto orava tive uma convicção profunda de que Damasco era muito mais do que um destino físico e o Espírito conduziu-me numa pesquisa pela Palavra, que me surpreendeu. Deixo-vos as referências, mas ficaria muito extenso explicar cada uma, pelo que desafio-vos a ler depois para entenderem melhor.

Damasco é inimiga de Deus e de Israel (II Samuel 8:5),  um símbolo de ruína espiritual (Isaías 17:1); de morte e de traição (II Reis 8:7). símbolo de idolatria (II Reis 16:10); de maldade e violência (Amós 1:5);  e de perseguição (II Coríntios 11:32).  Mas Damasco é também símbolo de esterilidade  (Génesis 15:2) e de deserto (II Reis 19:15) e sobre estas últimas quero dizer algo.


Passados esses acontecimentos, o SENHOR falou a Abrão, por intermédio de uma visão: “Não temas, Abrão! Eu Sou o teu escudo; e grande será a tua recompensa!”Contudo, Abrão declarou: “Ó Todo-Poderoso SENHOR, meu Deus! De que valerá uma grande recompensa se continuo sem filhos? Eliézer de Damasco é quem vai herdar tudo o que tenho. Génesis 15:2

Abrão não tinha filhos porque Sarai, sua mulher, era estéril, e como era comum na época, o seu herdeiro seria Eliézer... de Damasco. É isso que Abrão quer dizer quando responde a Deus: "de que é que me serve a recompensa se não tenho um filho a quem a deixar?". Reparem que no momento em que isto acontece, Abrão ainda não é Abraão e Sarai ainda não é Sara, porque isso só pode acontecer depois de um encontro real com Ele. E sem esse encontro, o nosso destino é Damasco. Sem esse encontro Abrão e Sarai morreriam sem filhos, mas Deus marcou a vida deste casal de forma tão profunda, que mudou o seu destino, a sua identidade e a sua história. Abraão tornou-se o pai da fé e Sara mãe de nações. Geraram Isaac, o filho da Promessa e com ele gerações até ao nascimento de Jesus, o Messias.

Então o SENHOR Deus lhe orientou: “Vai, retorna por onde vieste para o deserto de Damasco.  I Reis 19:15

Deserto nesta passagem é midbar no hebraico, a mesma palavra utilizada em Isaías 51:3: Porque o Senhor consolará a Sião; consolará a todos os seus lugares assolados, e fará o seu deserto como o Eden e a sua solidão como o jardim do Senhor; gozo e alegria se acharão nela, ação de graças, e voz de cântico. Mais do que um deserto físico, Damasco é um deserto espiritual. Lugar inóspito, de difícil cultivo e de seca profunda, em oposição às águas vivas e terras férteis do Eden. A comparação em Isaías é interessante porque percebemos a oposição clara que há entre o deserto e o jardim de Deus. A oposição entre a solidão, tristeza, a falta de perdão, amargura de um e o gozo, alegria, ações de graças, favor, vida e cânticos de outro. 

O Eden é o nosso destino desde o princípio. Foi ali  que Deus colocou o Adão, Adam no hebraico, a humanidade e é ali, às origens de tudo que Ele nos quer conduzir. O pecado afasta-nos de Deus Pai e conduz-nos a Damasco, mas o sacrifício redentor de Jesus, o Cristo, leva-nos de volta para casa, para perto do Pai. 

(...), seguindo ele viagem e aproximando-se de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu; e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? Respondeu o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues; contudo, levanta-te e entra na cidade, pois lá alguém te revelará o que deves realizar. Atos 9: 3-6

E havia em Damasco um discípulo chamado Ananias. O Senhor o chamou em uma visão. (...) Vai, pois ele é para mim um instrumento escolhido, a fim de levar o meu Nome diante de gentios e seus reis, e perante o povo de Israel.Revelarei a ele tudo quanto lhe será necessário sofrer por causa do meu Nome. Atos 9:10; 15,16

Então, era este o destino de Saulo. Damasco. Era para este "lugar" que ele se dirigia, até que Jesus o interrompeu pelo caminho e mudou o seu destino e a sua história. O seu destino a partir daquele momento mudou. Deus revela-o a Ananias: levar o nome do Senhor perante os gentios, e os reis, e os filhos de Israel (At. 9:15). Isto é tremendo. Um perseguidor de cristãos cujo destino era provavelmente a ruína, o deserto e, certamente, a morte espiritual, agora vai ser pregador. Uau. É isto que Deus faz. Não só com Saulo, mas connosco hoje também. Não importa o que tu foste, importa o que tu podes ser, em Deus. 


Trazendo o versículo 15 para a nossa realidade, podemos entender gentios e seus reis como todos os que ainda não conhecem Jesus e estão debaixo do governo de outros [reis] que não Deus. Quem os governa é mamom - o dinheiro, a mentira, a depressão, o medo, a imoralidade, a incredulidade, a idolatria, a prostituição, o vício e tantos outros males que assolam este século.

Já os filhos de Israel poderemos entender como sendo a Igreja do Senhor, a noiva, hoje composta não apenas por judeus, mas por todos os povos, línguas e nações. Todos aqueles que conhecem a Cristo, mas que precisam igualmente de ser ensinados, fortalecidos, conduzidos, apascentados, quais ovelhas do Bom Pastor. 

Não é este também o chamado que ouvimos de Jesus em Marcos 16:15? E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.

pois eu lhe mostrarei quanto lhe cumpre padecer pelo meu nome. Partiu Ananias e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, enviou-me para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo. Atos 9:16,17

Este é também o nosso destino. O meu, o teu. Não importa se nunca ouviste falar de Cristo, ou se já vais à igreja há anos, é possível que sem te aperceberes estejas a caminhar para o destino errado, para Damasco. 

Talvez consigas identificar algumas das características que descrevi atrás, inimizade com Deus, vida em ruínas, talvez no casamento, no trabalho, na família... talvez percebas que tem havido morte na tua vida, quem sabe nos teus sonhos. Talvez entendas que a traição te tem acompanhado nos relacionamentos, ou talvez o teu coração seja mais idólatra do que imaginas, afinal, tudo o que ocupa o lugar de adoração a Deus na nossa vida, é idolatria, seja isso uma estátua de um santo ou uma pessoa por quem somos apaixonadas. 

Ou talvez olhes para ti e digas eu tenho vivido em violência,  quem sabe num relacionamento amoroso ou até com os teus pais. Sabe que a violência pode assumir várias formas e uma delas são as palavras. Talvez olhes para ti e para a tua história e percebas que nada floresce, que parece que plantas, plantas e que nunca vês nada a crescer. Esterilidade não tem de falar apenas de incapacidade de gerar filhos biológicos, mas pode-se referir a muitas outras coisas na nossa vida, talvez não consigas manter um trabalho, ou gerir um orçamento, porque parece que o dinheiro nunca dá para nada... ou, quem sabe, sentes-te num deserto, completamente só, abandonado, prestes a desistir... 

Eu não sei qual é a tua história, não sei de onde vens, mas sei para onde vais, se não te encontrares com Deus pelo caminho. Damasco pode ser o destino marcado pelo inimigo na tua vida, mas há um GPS muito mais poderoso, que tem o poder de mudar a tua direção. Ele chama-se JESUS! 

Então, Ananias foi e, entrando na casa, impôs sobre ele as mãos, declarando: “Irmão Saulo, o Senhor Jesus que lhe apareceu no caminho por onde vinhas, enviou-me a ti para que tornes a ver e fiques pleno do Espírito Santo!” Atos 9:17

Como fez com Saulo, Deus quer ter um encontro contigo, connosco, e dar-nos não só um novo destino mas uma nova identidade e uma nova visão. Diz que, quando se encontrou com Jesus, Saulo ficou cego e deve ter sido exatamente por isso que ele caiu, porque perdeu a visão. E sabem, também é assim connosco, quando perdemos a visão de Deus para nós, caímos. É inevitável. 

Deus não cegou Saulo. O que cegou Saulo foi a glória tremenda, a luz de Jesus. E quem vê a Luz, não consegue ficar mais em trevas. Quem entra em contacto com esta glória poderosa, não é mais o mesmo. Ela tira tudo o que está a mais, limpa, transforma e muda a nossa visão. A Glória de Deus removeu, na verdade, a forma negra como Saulo via o mundo. E por isso Deus envia Ananias para orar por Saulo. Para que ele pudesse receber uma nova visão e fosse cheio do Espírito Santo.

Isto diz-me tanto... Jesus podia ter feito Ele mesmo esta obra completa na hora do Seu encontro com Saulo, poder para isso Ele tinha. Então porque não fez? Porque chamou Ele um discípulo? Porque nós, seus discípulos, somos os agentes de Deus nesta terra. Jesus escolheu dar-nos autoridade para irmos e fazermos por outros aquilo que Ele fez por nós. Esse é o motivo principal, mas eu creio que há um outro, é que Saulo precisava de ser chamado de "irmão". Aí está a nova identidade que Deus lhe concedia. Ele não era mais o que perseguia os cristãos, ele era um deles, um cristão, filho de Deus. Ele já não era perseguidor da Igreja, ele era Igreja. Ele já não era o perseguidor, mas o "irmão Saulo". 

Pai de órfãos e juiz de viúvas é Deus, no seu lugar santo. Deus faz que o solitário viva em família; liberta aqueles que estão presos em grilhões. Salmos 68:5,6 

É isto que Deus quer fazer connosco. Ter um encontro connosco e dar-nos uma nova visão, Dele e do mundo à nossa volta. Libertar-nos dos grilhões que nos prendiam, encher-nos do Seu Espírito Santo e mostrar-nos que não estamos mais sozinhos. E sim, é possível termos família e sentirmo-nos órfãos. Sim, é possível estarmos rodeados de gente e sentirmo-nos abandonados e solitários. Eu sei porque já me senti assim. Mas depois tive um encontro com este Jesus maravilhoso e Ele mudou a minha vida, como mudou a de Saulo e quer mudar a tua.

O Espírito Santo que encheu Saulo é o mesmo que nos quer encher a nós, é o Espírito de Deus, o que nos ajuda a reconhecer Jesus como Senhor e salvador (1 Coríntios 12:3), que nos consola (João 14:26),  que nos envia (Atos 13:4), que nos dá revelação das coisas espirituais (Lucas 2:26), que nos batiza (Atos 11:16), que derrama o amor de Deus nos nossos corações (Romanos 5:5), que nos concede dons (Hebreus 2:4), que nos vivifica (2 Coríntios 3:6), que intercede por nós (Romanos 8:27), que nos convence do pecado, da justiça e do juízo (João 16:8), o que nos ensina o que precisamos de dizer (Lucas 12:12), que nos dá a sabedoria que vem do Alto (1 Coríntios 2:13), que nos ajuda a permanecer fiéis a Deus até ao fim (2 Timóteo 1:14)... Ah o Espírito Santo, só Ele dava muitos e muitos textos. Ele é Deus e habita em nós, os que cremos Nele! 

Imediatamente lhe caíram dos olhos algo parecido com umas escamas, e ele passou a ver de novo. Em seguida, levantando-se, foi batizado. E, tendo tomado alimento, ficou fortalecido. Depois demorou- se alguns dias com os discípulos que estavam em Damasco; Atos 9:17

A primeira coisa que Saulo faz, ao contrário do que poderíamos pensar, depois de uma experiência tão intensa e transformadora, não foi pregar, mas sim alimentar-se para ficar fortalecido. Isto é interessante porque vejo muita gente a querer fazer a obra de Deus sem se alimentar primeiro. Muitas vezes achamos que estamos preparados para ir, porque Deus nos enviou, mas esquecemo-nos do mais importante. Saulo já tinha uma nova visão, estava cheio do Espírito Santo, tinha sido batizado, mas ele não deixou de se alimentar, para se fortalecer. Diz mais ainda, diz que depois disso ele passou uns dias com os discípulos de Damasco. 


Saulo era um homem, como nós. Então, vamos entender que também nós precisamos de nos fortalecer não só com o alimento físico, mas com o alimento espiritual. Quando estamos fracos no corpo, comemos, o mesmo deve acontecer com a alma e o espírito. Precisamos de nos alimentar com a Palavra de Deus, com oração e, tal como Saulo, precisamos de entender a importância da comunhão. Jesus tinha comunhão com os seus discípulos e a Palavra de Deus ensina-nos a benção que há nisso: Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes.

Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre. Salmos 133:1-3


Logo após, Saulo começou a pregar nas sinagogas que Jesus é o Filho de Deus. (Atos 9:20)

Só depois diz que Saulo começou a pregar. E não é interessante que o primeiro lugar que Paulo teve de confrontar como discípulo agora de Jesus, foi o seu anterior destino - Damasco? Foi ali mesmo que ele pregou primeiramente. Para aqueles que ele antes perseguia... Também nós precisamos de confrontar os Damascos da nossa vida e mudar de direção. Falar vida a tudo o que nos prendia, a todas as heranças que nos queriam destruir e impedir de cumprir o plano que o Pai tem para nós. 

Todos quantos o ouviam ficavam atônitos e indagavam: “Ora, não é este o homem que, em Jerusalém, buscava destruir aqueles que invocavam o Nome? E não é ele mesmo que tinha vindo aqui com a finalidade de detê-los e levá-los à presença dos principais sacerdotes? Apesar disso, Saulo se fortalecia cada vez mais e deixava perplexos os judeus que viviam em Damasco, ao comprovar que Jesus era mesmo o MessiasAtos 9:21
Confrontar Damasco quando já não lhe pertences, não é pêra doce... Podes esperar acusação e resistência. Vão questionar a tua identidade. O que Damasco vê não é o filho de Deus e sim o perseguidor de cristãos. A Saulo tentaram mesmo matá-lo, mas diz que os seus discípulos o conduziram na calada da noite e o ajudaram a descer dentro de um cesto, através de uma fissura que havia na muralha da cidade (At 9:25).
Entendem porque é que tão importante compreendermos o valor da unidade? Foram os irmãos que ajudaram Saulo. Deus usará sempre pessoas para te ajudarem quando tu mais precisas. Fica perto Dele, porque Ele é fiel. 

Há um tempo para confrontar e há um tempo para fugir. Vemos os dois na vida de Saulo. Ele pregou nas sinagogas, confrontou os judeus, mas o que descreve o verso 25 é uma fuga. Saulo meteu-se num cesto e ala que se faz tarde, saiu da cidade antes que o apanhassem. Às vezes precisamos de fugir. José também fugiu quando a mulher do seu chefe se fez a ele. Ele fugiu com tudo o que pode para não cair em tentação. Da mesma forma, Saulo fugiu para não ser morto. Não precisamos de nos armar em heróis. Ter Deus não faz de nós super homens e super mulheres. Somos humanos e limitados e precisamos de discernir os tempos e as circunstâncias. Às vezes é tempo de confrontar, mas outras é mais sábio sair de perto. 

Damasco será sempre Damasco, mas tu já não és. Sabemos que Saulo se tornou Paulo e que foi um homem de Deus, usado para fazer uma grande obra, que marcou a história da Igreja e que ainda hoje nos ensina.  Assim será contigo e comigo. 

Assim que chegou a Jerusalém Atos 9:26
E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já se foram o primeiro céu e a primeira terra, e o mar já não existe. E vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que descia do céu da parte de Deus, adereçada como uma noiva ataviada para o seu noivo. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. Apocalipse 21:1-3

Quando fugiu de Damasco, Saulo foi para Jerusalém. E Jerusalém é o nosso destino final, a nova Jerusalém, reino eterno, é a nossa morada. Ali habitaremos com Deus por toda a eternidade, cheios e iluminados pela Glória de Deus, a mesma que nos transformou um dia.

(...) levanta-te e entra na cidade, e lá te será dito o que te cumpre fazer. Saulo levantou-se da terra e, abrindo os olhos, não via coisa alguma; e, guiando-o pela mão, conduziram-no a Damasco. Atos 9:6,8

Escolhe hoje o teu destino. Como Saulo, "levanta-te" do lugar onde caíste e deixa-te ser guiado, conduzido pela mão de Deus e do Seu Espírito Santo, para que o lugar que era de morte e prisão se transforme num lugar de vida e libertação.

E esteve três dias sem ver, e não comeu nem bebeu. Atos 9:9

Três dias esteve Paulo sem ver. Os mesmos três dias necessários para o Senhor Jesus morrer e ressuscitar. Aleluia. Assim Ele faz connosco. 

Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. II Coríntios 5:17


Shalom!

(*)Mais informações sobre o Fireoeste em NAIC.pt ou na página oficial de Facebook aqui


Para me seguir no Facebook é aqui



No comments:

Post a Comment

Obrigada pelo teu comentário. Deus te abençoe.