Thursday, November 10, 2016

MARCHA! (parte II)




Se não leram a parte I deste texto, recomendo vivamente que o façam antes de continuar. É importante para entenderem the whole picture. Não vou fazer introdução, para não perdermos mais tempo.Continuando, então, de onde ficamos...

E os egípcios perseguiram-nos (...) e alcançaram-nos acampados junto ao mar... 
E aproximando Faraó, os filhos de Israel levantaram seus olhos, e eis que os egípcios vinham atrás deles, e temeram muito; então os filhos de Israel clamaram ao SenhorE disseram a Moisés: Não havia sepulcros no Egito, para nos tirar de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos fizeste isto, fazendo-nos sair do Egito?  (...) Pois que melhor nos fora servir aos egípcios, do que morrermos no deserto. Êxodo 14:7-12

Imaginem a cena... Deus já tinha avisado o Seu povo que a estratégia era esta, atrair os egípcios (basicamente os israelitas foram o que se chama de isco), mas quando eles levantam os olhos e vêem o exército de faraó, aí é que a porca torce o rabo! A história é-vos familiar? 

Eles entraram em pânico, começaram a desesperar, a achar que iam morrer. E quase estragam tudo... Até diz que o povo clamou ao Senhor, que no original é "tsâ'aq", um grito de ajuda, mas depois lemos as palavras por eles proferidas a Moisés e por momentos ficamos confusos. O grito de socorro do povo não coincide com o seu discurso. Isto ensina-me que em aflição qualquer um grita por socorro. Qualquer um pede ajuda a Deus quando pensa que vai morrer, até quem não crê Nele, porque é o medo a falar, mas o nosso discurso é que vai revelar o nosso coração. O próprio Jesus disse que a boca fala do que está cheio o coração (Mateus 12:34). Não é por acaso que a Bíblia nos descreve esta conversa. 

Deus não faz nada sem avisar primeiro os seus servos (Amós 3:7), então Deus avisa-nos. E prepara-nos. Nós já sabemos, mas quando acontece, quando nos vemos no meio da guerra, quantos de nós não entram em pânico? De repente esquecemos tudo o que ouvimos, tudo o que vimos, e o ser humano que há em nós desespera, com medo. Alguns paralisam. Outros voltam-se mesmo contra Deus. Foi o que aconteceu na nossa história. Um povo cansado de ser escravizado sentiu-se entre a espada e a parede novamente e, por momentos, perdeu a sua fé. Um povo habituado à escravatura e à prisão, que preferia continuar nesse lugar do que morrer no deserto.


Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do Senhor, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver. Êxodo 14:13

Sabes, tu não vais morrer no deserto. O calor aperta, a dor parece insuportável, mas Deus jamais te abandonou. Quando é Ele que te tira do Egipto, quando é Ele que te guia pelo deserto, não precisas temer. Ele tem um plano para te livrar. 


Talvez estejas a viver um tempo assim, difícil. De repente viste-te rodeado pelo inimigo e o teu coração vacilou. Por momentos perdeste a esperança no futuro e a fé Naquele que te tirou da terra de escravidão... Mas se entraste neste blog hoje à procura de respostas, então eu quero-te lembrar que Deus ainda não deu a última palavra. Como Moisés disse aquele povo hoje te digo: não temas, fica quieto e vê o livramento do Senhor sobre a tua vida. Aos egípcios que hoje vês, nunca mais verás, em nome de Jesus. 

Tenho de confessar que não era isto que tinha planeado escrever, não desta forma, mas o Espírito Santo sabe para quem fala. Tinha planeado escrever sobre quão ingratos eram os israelitas. E é verdade que às vezes somos assim, mas pelo caminho Deus lembrou-me de como muitas vezes a dor nos cega.

Tenho de dizer que nunca duvidei de uma palavra de Deus sobre a minha vida e nunca me voltei contra Ele, mesmo em tempos difíceis. Não vou mentir e dizer que já o fiz só para parecer mais humana ou mais humilde. Mas sei o que é estar escravizada e sair do Egipto. Sei o que é a dor. Sei o que é ouvir um não de Deus. Ou um "ainda não". E posso dizer que muitas vezes chorei pedindo-lhe que me ajudasse a suportar (porque muitas vezes pensei que não conseguia). E muitas vezes pedi que Ele parasse com o meu sofrimento. E muitas vezes perguntei porque é que precisava de ser assim. E muitas vezes não entendi. Muitas coisas ainda não entendo. Mas eu simplesmente não consigo deixar de confiar Nele, porque Jesus é o meu libertador, o meu remidor, o meu salvador. Como duvidar Dele? 

De alguma forma sobrenatural a medida de fé que me foi dada nunca me permitiu (graças a Deus!) chegar a esse lugar em que se perde a confiança Nele e admito que não compreendo bem as pessoas que dizem que O amam e que, à mínima dificuldade dão um passo atrás, mas, e friso bem o mas, o meu papel não é julgar ninguém, nem apontar o dedo. Eu não sou melhor do que ninguém. Sabe Deus que ainda tenho muito a melhorar... O papel deste blog é, sim, exortar com amor, fortalecer, e trazer direção, sempre com um único objetivo, o de nos levar cada vez para mais perto do Pai. 

Então, permitam-me dizer isto com todo o amor. Não dês uma de israelita no deserto. Se Deus te prometeu uma terra que mana leite e mel, achas que Ele te deixaria morrer à primeira dificuldade? A única coisa que nos impede de entrar na terra prometida somos nós mesmos, com a nossa incredulidade e a nossa ingratidão (afinal vou falar nisso, mas noutro mood). Mesmo que não entendas, mesmo que tenhas medo, mesmo que paralises, volta-te para Deus e pede a ajuda Dele. Não murmures. Não digas que sem Deus a tua vida era melhor. Não digas que ser escravo era melhor. Não penses isso sequer. Deus fez-te livre e entregou-te a coisa mais preciosa - a vida eterna. No mundo teremos aflições. Haverá desertos. Virão exércitos contra nós. Mas Jesus venceu o mundo! E Ele mesmo disse-nos "tenham bom ânimo".

Não duvides de Deus. Podes fazer perguntas. Podes chorar no colo Dele. Podes gritar. Pode clamar. Podes tudo, só não duvides, nem reclames do que Ele está a fazer. Cansa-te, mas lembra-te que Ele é o teu descanso. 

O Senhor pelejará por vós, e vós vos calareis. Êxodo 14:13,14

Haja o que houver, nunca te esqueças, o Senhor peleja por ti. Digo-vos o mesmo que Deus me disse estes dias: aquietai-vos e sabei que eu sou Deus (Sl 46:10).

Então disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem. E tu, levanta a tua vara, e estende a tua mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco. Êxodo 14:15,16

Já repararam que Deus diz "Porque clamas a mim"?... Em lado nenhum lemos que Moisés clamou, então porque Deus diria isto? Claro que pode ser um erro de tradução e isto ser uma referência ao clamor do povo, mas deixou-me curiosa.
Será que Moisés orou em algum momento e a Bíblia não refere? Fiquei a pensar nisto. Talvez Moisés tenha feito aquilo que eu costumo fazer. Deu uma força brutal aquela gente toda, mas logo a seguir foi a correr para o colo de Deus a pedir socorro, não-me-deixes-ficar-mal-que-eu-já-lhes-disse-que-íamos-ganhar-isto. Ou também é possível que o próprio Moisés estivesse com medo. Afinal, ele era humano. E sim, é verdade que ele fortaleceu o povo e profetizou a vitória, mas quantos de nós às vezes damos força ao mundo quando somos nós próprios que dela precisamos?

Talvez sejas um pouco como Moisés. Se calhar as pessoas contam contigo, procuram o teu conselho, a tua força, o teu abraço, a tua oração. Talvez muitos se socorram de ti no meio da guerra em busca de conforto e de uma palavra de ânimo, de fé e de esperança e tu tens sempre algo para dar. Mas às vezes tu também precisas. Às vezes tu dás os abraços que querias receber. Às vezes estás a dar força a tantos por um lado e por outro estás a clamar por socorro a Deus.

Podia dizer-te muita coisa hoje, mas a resposta de Deus a Moisés foi só uma: porque clamas a mim? Diz aos filhos de Israel que marchem e tu, levanta a tua vara e estende a tua mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco.

Dito assim parece tão duro e seco, não? Poderíamos pensar "então mas Deus não vê que Moisés está com medo e que está a pedir ajudar?". Também nós muitas vezes sentimos isso. "Será que Deus não vê?", "será que Ele não me entende?". Claro que vê. E claro que entende. Mas Deus é Deus e Ele sabe sempre o que precisamos. E às vezes precisamos de um abraço e de uma mão nas costas, mas outras vezes o que nós precisamos é de um empurrão, de um abre-olhos, de um abanão, como lhe quiserem chamar. Foi isso que Deus fez com Moisés e é isso que Ele quer fazer comigo e contigo que me estás a ler.

Eu sei que às vezes é só o que apetece, mas não é momento de pedir socorro e lamber feridas. É tempo de marchar! O que Deus fez a Moisés é o que em inglês chamamos de wake up call. Não consigo encontrar a palavra certa em português, mas foi um despertamento, uma chamada de atenção e é isso que Ele está a fazer connosco. Há um tempo para todas as coisas. Para esperar, para clamar, para ouvir, mas neste momento a ordem é só uma: marchar.

Estamos em guerra. Há uma guerra ativa no mundo espiritual, que se repercute no físico, pela nossa alma. Os tempos são maus e a terra prometida aguarda-nos. O povo de Deus, melhor, o exército de Deus, está a ser chamado a marchar para passar pelo meio do mar a seco. Então, e porque foi esta a ordem que eu recebi, repito, marcha! Não pares agora, não é tempo de parar, não é tempo de chorar, não é tempo de desistir, é tempo de marchar! De trabalhar, de ir, de arregaçar as mangas e cumprir as ordens do Mestre. Vai e fala Dele, onde estiveres, conta a boa nova, porque Jesus morreu na cruz e ressuscitou por todos nós, todos, para que hoje possamos relacionar-nos de novo com Deus e para que um dia possamos viver com Ele na eternidade.  

E tu Moisés, tu sabes quem és. A ti mesmo, a ti que Deus tem chamado, tu que sabes que és escolhido, separado para a obra, tu que mesmo não acreditando nas tuas capacidades, sabes que Deus te chamou para libertar os cativos, mas tens vacilado, com medo de avançar, com medo de errar, tu levanta a tua vara e estende a mão sobre o mar, e divide-o! 
A vara é símbolo autoridade, de unção, de fé, de coragem, de identidade, de proteção e ela já está nas tuas mãos. Deus entregou-ta, então usa-a! Ora, consagra-te e faz o que Deus já te mandou. Mares abrem-se, milagres acontecem, divisores de água surgem quando tu levantas a tua vara. Então é tempo de a usares. 

Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, (...) e o mar tornou-se em seco, e as águas foram partidas. (...) e o Senhor derrubou os egípcios no meio do mar, (...)

Mas os filhos de Israel foram pelo meio do mar seco; e as águas foram-lhes como muro à sua mão direita e à sua esquerda.
Assim o Senhor salvou Israel naquele dia da mão dos egípcios; e Israel viu os egípcios mortos na praia do mar. E viu Israel a grande mão que o Senhor mostrara aos egípcios; e temeu o povo ao Senhor, e creu no Senhor e em Moisés, seu servo. Êxodo 14:21-31

O tempo urge, os egípcios estão mesmo atrás de nós e é urgente avançar. O fim está próximo, Jesus está a voltar. Não sabemos quando, mas Ele mesmo nos disse que atentássemos para os sinais. 

Moisés tipifica Jesus na Bíblia e Israel tipifica a Igreja, a Noiva que Cristo vem buscar. Um dia o povo saiu do Egipto rumo à Terra Prometida liderado por Moisés e porque murmuraram, a maioria ficou pelo caminho e não entrou. Hoje, Jesus é quem nos lidera, mas o nosso destino é uma pátria celestial, a eternidade, o céu, se preferirem. Permaneçamos fiéis e firmes até ao fim, marchemos como lemos neste episódio. Assim como o Israel viu a mão do Senhor e temeu e creu, que assim seja hoje com a Igreja e com aqueles que ainda não O conhecem.


Marcha!


Para seguir o pro(fé)ta no Facebook é aqui


No comments:

Post a Comment

Obrigada pelo teu comentário. Deus te abençoe.